REGIÕES
LISBOA: UM FALSO POLÍCIA APANHADO EM FISCALIZAÇÃO AUTOMÓVEL
Não é ficção, é a realidade de um homem de 52 anos que foi detido em Lisboa por se fazer passar por polícia, usando um uniforme completo e um carro modificado com luzes, sirene e um falso radar.
Um homem de 52 anos, que se fazia passar por agente da autoridade, foi detido no passado sábado pela Divisão de Trânsito da PSP de Lisboa. O suspeito conduzia um veículo equipado com luzes azuis (strobs) e uma câmara no retrovisor, simulando um radar de uma viatura policial descaracterizada, e estava ele próprio fardado como um polícia.
A detenção ocorreu durante uma fiscalização automóvel de rotina. Após a abordagem, os verdadeiros polícias verificaram suspeitas de fraude e conduziram o suspeito à esquadra da PSP na Ponte 25 de Abril.
No decorrer das diligências, verificou-se que o suspeito trajava uma indumentária em tudo semelhante ao fardamento da PSP, incluindo um polo azul, colete policial tático com insígnias, calças táticas e botas de padrão militar. Era ainda portador de um rádio walkie-talkie, uma carteira de identificação similar à da polícia e um crachá metálico com o Brasão Nacional.
Uma busca minuciosa ao veículo revelou um arsenal de equipamento policial. Foi encontrado um avisador luminoso (pirilampo), um sistema de rádio com microfone e auricular embutido no tablier, e uma coluna com microfone para emitir som para o exterior do veículo. No zona do motor, estava ainda instalado uma sirene sonora de emergência.
As autoridades encontraram ainda uma mala tática que continha uma barra de ferro, lanternas, cones de sinalização, abraçadeiras de serrilha e vários velcros com a inscrição “Fiscalização”.
Ao ser questionado sobre a posse de todo este material de uso exclusivo das forças de segurança, o suspeito não terá apresentado uma explicação credível. O suspeito foi detido por alegada prática de crimes contra a autoridade pública, usurpação de funções e falsificação. O veículo e todos os demais os artigos foram apreendidos.




