JORNALONLINE
REGIÕES

PORTO: BOLSEIROS DO I3S AGENDAM CONCENTRAÇÃO CONTRA A PRECARIEDADE

Os bolseiro do I3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, agendaram hoje uma concentração em abril para reclamar o fim da precariedade, revelou à Lusa a vice-presidente da Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC).

Segundo Inês Maia, do plenário que reuniu hoje no Porto 30 bolseiros do I3S resultou a nova iniciativa, “ainda sem data marcada, mas projetada para a segunda semana de abril” e que servirá para “ampliar as reivindicações dos boleiros através da presença de “investigadores, nas suas diferentes fases da carreira”.

“Hoje foi muito discutido o estatuto do bolseiro, a situação precária em que vivem e que lhes provoca uma grande instabilidade e insegurança por não saberem o que vão fazer quando as suas bolsas terminarem bem como a necessidade de haver contratos de trabalho e a integração na carreira”, sintetizou a responsável da ABIC.

“Foi a pensar na revogação do estatuto do bolseiro de investigação e na exigência de contratos de trabalho que esta concentração foi marcada”, disse.

Inês Maia explicou que a concentração decorrerá no “âmbito da campanha pela revogação do estatuto de bolseiro de investigação lançada pela ABIC, e que resultou numa carta que já foi entregue ao Governo e onde está muito claro o que defendem”, admitindo, contudo, que desse encontro “possa sair outro documento que reforce o que a carta já apresentou”.

Questionada sobre os números da precariedade no setor no Porto, a dirigente da ABIC respondeu “desconhecer” essa dimensão, explicando-o pelo facto de haver “muito pouca informação a respeito de trabalhadores com bolsa”.

Subscreva Gratuitamente o JornalOnline no Google News.

VEJA AINDA:

HABITAÇÃO: MAIORIA DOS PORTUGUESES CONTRA OS DESPEJOS

Jornal Online

HABITAÇÃO: PAGAR CASA JÁ SUPERA RENDIMENTOS EM LISBOA E NO PORTO

Jornal Online

PSP INTERVÉM E DESMONTA “ACAMPADA” EM LISBOA E PORTO

Jornal Online

BULLYING: GNR REGISTA 78 CASOS NAS ESCOLAS EM 2026

Jornal Online

VILA REAL: CONDICIONAMENTOS NO TÚNEL DO MARÃO NA A4

Jornal Online

1 comentário

Deixe um comentário