Num dos clássicos da 7.ª jornada da liga portuguesa, realizado este sábado, o Sporting visitou a cidade berço e com uma exibição de qualidade goleou o Vitória SC por 4-0. Triunfo que lhe permite reforçar a liderança do campeonato.
Após a goleada caseira diante do Tondela, Rúben Amorim apostou na continuidade e apenas fez uma alteração ao onze. Lançando Nuno Santos no lugar do jovem Tiago Tomas.
Numa entrada a todo o gás, os leões ficaram perto de inaugurar o marcador logo no primeiro minuto. João Mário trabalhou bem e tentou a sorte, tendo enviado o esférico à barra da baliza de Bruno Varela. Sem tirar o pé do acelerador, o Sporting voltou a desperdiçar uma grande oportunidade minutos mais tarde.
Nuno Mendes cortou a bola a meio campo e a mesma ficou nos pés de Pedro Gonçalves que ao ver Sporar em boa posição, serviu o esloveno que acabou por rematar ao lado. Porém, pouco depois, Pedro Gonçalves recuperou o esférico e depois de combinar com Sporar, aproveitou espaço que tinha e assistiu Nuno Santos para o 1-0. A receção do antigo jogador do Rio Ave não foi a melhor, mas mesmo assim conseguiu fazer o terceiro golo na liga.
Em vantagem, o Sporting baixou o ritmo e o Vitória aproveitou, tendo ficado muito perto de repor o empate aos 20 minutos. Na sequência de uma falta sobre Ricardo Quaresma, o experiente internacional português bateu o livre e Bruno Duarte obrigou Adán a defesa apertada.
Sem o andamento demonstrado no início do jogo, o Sporting geria as ocorrências e conseguiu aumentar a vantagem aos 42 minutos. Contra-ataque conduzido por João Mário e após um cruzamento atrasado de Pedro Porro, Pedro Gonçalves disparou para o 2-0. Golo que ainda contou com um desvio decisivo de Suliman que, assim, tirou a bola do raio de ação de Bruno Varela.
Depois do intervalo, o Vitória regressou ao relvado do D. Afonso Henriques determinado em dar a volta ao texto e até conseguiu chegar ao golo por Andre André. No entanto, o capitão da formação vimaranense estava em fora-de-jogo no momento do cruzamento de Quaresma e o tento foi anulado.
Não reduziu a equipa de João Henriques, aumentou o conjunto de Rúben Amorim. Nova falha de Suliman, que permitiu a Pedro Gonçalves ficar isolado perante Bruno Varela e fazer o 3-0 para o Sporting. Naquele que foi o sétimo golo da conta pessoal de “Pote” na liga portuguesa, tantos quantos marcou na época anterior ao serviço do Famalicão.
Na frente e sem necessidade de aumentar o ritmo, os leões aproveitavam os erros da defesa do Vitória para criar perigo e foi desta maneira que aos 73 minutos chegaram ao 4-0. Matheus Nunes aproveitou a passadeira vermelha oferecida pelos vimaranenses a meio-campo e assistiu Jovane Cabral que, depois de tirar um jogador do caminho, rematou para o quarto golo leonino.
Nova goleada do Sporting que, desta forma, continua na liderança isolada da liga portuguesa, mas agora com 19 pontos. Mais quatro do que o Benfica.
Diogo Miguel Nunes
VEJA AQUI A FLASH INTERVIEW DE EMANUEL FERRO:
VEJA AQUI O RESUMO DO JOGO:
