JORNALONLINE
NACIONAL

SNS: MAIS DE 1,5 MILHÕES DE UTENTES SEM MÉDICO DE FAMÍLIA

O número de utentes sem médico de família em Portugal subiu para 1.563.710 no final de dezembro, segundo dados do Portal da Transparência do SNS. Este aumento acompanha o crescimento do número total de inscritos nos Cuidados de Saúde Primários, que ultrapassa agora os 10,7 milhões.

O diretor executivo do SNS, Álvaro Almeida, admitiu hoje no Parlamento uma incapacidade estrutural do sistema. Segundo o responsável, mesmo que o Estado contratasse todos os especialistas em Medicina Geral e Familiar existentes no país, “não seria possível dar médico de família a todos os utentes”.

O mesmo cenário aplica-se à Ginecologia/Obstetrícia, onde o défice de horas médicas impede a abertura de todas as urgências. Para mitigar as carências, o Governo autorizou a contratação de até 1.111 médicos aposentados este ano, garantindo Álvaro Almeida que o saldo de entrada e saída de clínicos “tem sido positivo”.


Redação

Subscreva Gratuitamente o JornalOnline no Google News.

VEJA AINDA:

MILHÃO DE CHAMADAS PARA O SNS 24 AGUARDAM MAIS DE MEIA HORA

Jornal Online

QUERCUS ACUSA GOVERNO DE ATRASAR ESCLARECIMENTOS SOBRE RENOVÁVEIS

Jornal Online

MAIORIA DOS ALUNOS DO NONO ANO CHUMBA À PROVA DE MATEMÁTICA

Jornal Online

ASAE FISCALIZA OPERADORES EM ESTAÇÕES E TERMINAIS NA “OPERAÇÃO GARE”

Jornal Online

INVESTIGADOR ALERTA PARA AUMENTO DE INCÊNDIOS DE SEXTA GERAÇÃO

Jornal Online

MACEDO DE CAVALEIROS: BEBÉ NASCE EM AMBULÂNCIA NA A4

Jornal Online

Deixe um comentário