JORNALONLINE
CIÊNCIA & TECNOLOGIA

SONDA ESPACIAL CHEGOU À CAMADA EXTERIOR DO SOL – NASA

Pela primeira vez uma sonda espacial “tocou” no Sol ao voar através da camada mais externa da atmosfera da estrela, a coroa, anunciou esta terça-feira a agência espacial norte-americana NASA, que em 2018 lançou a sonda Parker Solar.

“Ao voar tão próximo do Sol, a Parker Solar Probe detetou condições na coroa que antes não podíamos”, afirmou, citado em comunicado, o astrofísico da NASA Nour Raouafi, acrescentando que foi possível ver a sonda a circular “através de estruturas coronais que podem ser observadas durante um eclipse solar total”.

A NASA realça que pela primeira vez uma sonda espacial entrou numa região onde os campos magnéticos são suficientemente fortes para dominar o movimento das partículas energéticas.

A agência espacial norte-americana lançou em 2018 a Parker Solar Probe para estudar mais de perto o Sol.

A primeira passagem pela coroa, que durou apenas algumas horas, é uma das muitas previstas durante a missão.

Da camada mais externa da atmosfera da estrela, que é mais quente do que superfície, “saem” partículas energéticas, sobretudo eletrões e protões, que podem afetar as comunicações e satélites.

Subscreva Gratuitamente o JornalOnline no Google News.

VEJA AINDA:

HOSPITAL DE AVEIRO REALIZA PIONEIRA MASTECTOMIA ENDOSCÓPICA

Jornal Online

PORTUGAL PREPARA-SE PARA ECLIPSE LUNAR PARCIAL A 28 DE AGOSTO

Jornal Online

ECLIPSE SOLAR DE 12 DE AGOSTO MOBILIZOU MILHÕES EM TODO O PAÍS (VÍDEO)

Jornal Online

BRAGANÇA: ECLIPSE TOTAL COLOCA RIO DE ONOR E GUADRAMIL NA HISTÓRIA

Jornal Online

BRAGANÇA: ECLIPSE TOTAL DO SOL TERÁ GERADO “RETORNO ECONÓMICO”

Jornal Online

MÉDICA SÓNIA GARCIA DA ULS NORDESTE DISTINGUIDA COM PRÉMIO CIENTÍFICO

Jornal Online

Deixe um comentário