Ligue-se a nós

DESPORTO

SPORTING DE BRAGA COM DETERMINAÇÃO E AMBIÇÃO NA LUTA PELA “CHAMPIONS”

Um Sporting de Braga “recheado de determinação e ambição” quer vencer, na quarta-feira, o Panathinaikos, em casa, e ganhar uma vantagem importante no play-off da Liga dos Campeões de futebol, disse hoje o treinador, Artur Jorge.

Online há

em

Um Sporting de Braga “recheado de determinação e ambição” quer vencer, na quarta-feira, o Panathinaikos, em casa, e ganhar uma vantagem importante no play-off da Liga dos Campeões de futebol, disse hoje o treinador, Artur Jorge.

Na terceira pré-eliminatória, os minhotos eliminaram os sérvios do Backa Topola, com um resultado agregado de 7-1 (3-0 em casa e 4-1 fora), e disputam no municipal bracarense a primeira mão do play-off diante da equipa grega, que ultrapassou o Marselha na ronda preliminar anterior no desempate por grandes penalidades (4-2), após vitória em casa por 1-0 e derrota em França por 2-1.

Artur Jorge garantiu um “estado de espírito recheado de ambição, determinação” e considerou que esta é a eliminatória “mais importante da história recente do clube”.

“Temos de ser uma equipa carregada de ambição, porque estamos a dois jogos de atingir um objetivo determinante para a consolidação e crescimento do Sporting de Braga”, disse na conferência de imprensa de antevisão da partida.

O técnico lembrou que o Panathinaikos eliminou o Dnpiro e o Marselha nas segunda e terceira pré-eliminatórias, respetivamente, e “tem vindo a crescer internamente”.

“Lutará pelo título no seu país e teremos um jogo de extrema dificuldade. Vamos ter um jogo com duas equipas com ambição de estar na fase de grupos da Liga dos Campeões”, frisou.

Artur Jorge notou ainda que jogar em casa e ter o apoio dos adeptos pode ser determinante para ganhar vantagem na eliminatória, mas defendeu que as “expectativas devem ser moderadas” em função da valia do adversário.

“Esperamos estar à altura do desafio, é um jogo em que temos que igualar aquilo em que o adversário for melhor e o que esperamos é contar com os nossos adeptos, que têm tido uma presença marcante e podem ajudar-nos a ser um elemento extra”, disse.

O Sporting de Braga leva 12 golos marcados e cinco sofridos nos quatro jogos oficiais até ao momento (dois no campeonato e dois na ‘Europa’), sendo que a crítica tem destacado algumas debilidades defensivas da equipa.

“Pode dar a sensação de algum desalinhamento, mas, em termos de equilíbrio ofensivo e defensivo, temos que olhar para a equipa como um todo na sua consistência. Amanhã [quarta-feira], o importante é ganhar o jogo, tal como o segundo [na Grécia], independentemente do maior ou menor desempenho ofensivo ou defensivo. E não quero separar esses dois momentos, a equipa tem que estar como um todo e solidária”, disse.

Apesar de admitir “não ser normal” o desempenho defensivo — “queria ter zero golos sofridos” –, o treinador reforçou a ideia de que o mais importante é o coletivo.

“O que temos trabalhado é sermos fortes coletivamente e não quase que partir a equipa em dois, para que uns tenham responsabilidade nuns momentos e outros nos seguintes. Há uma responsabilidade repartida entre todos, o momento defensivo começa no Abel [Ruiz] e nos que jogam ao seu lado, para termos uma maior coesão defensiva e não permitir oportunidades ao adversário”, disse.

Artur Jorge recusou ainda a ideia de algum relaxamento por se poder pensar que o Marselha seria mais difícil.

“No nosso caso não haverá relaxamento nenhum de certeza, tivemos o cuidado de partilhar informação sobre isso e os jogadores viram o que foram os jogos com o Marselha. Nesta altura da competição, não existem equipas fáceis, melhores ou piores, o Panathinaikos está aqui por mérito. Temos que ter uma abordagem muito séria e comprometida para sermos melhores que o adversário. Temos que olhar para este adversário como o mais difícil do mundo neste momento”, disse.

O técnico referiu que o Panathinaikos “ofensivamente é uma equipa extremamente agressiva e rápida nas suas transições”.

“Jogam habitualmente num 4x3x3, atacam muito a profundidade, mesmo não metendo muita gente na área, procuram finalizar as suas ações. Defensivamente, a sua exposição, com a forma como os seus laterais se projetam, acaba por ter algum desequilíbrio e vamos tentar tirar partido disso. Tem jogadores de grande qualidade individual que podem fazer a diferença, tal como nós”, disse.

Sporting de Braga e Panathinaikos defrontam-se a partir das 20:00 de quarta-feira, no Estádio Municipal de Braga, jogo que será arbitrado pelo alemão Felix Zwayer.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

DESPORTO

FUTEBOL: PORTUGAL DESCE AO OITAVO LUGAR NO RANKING DA FIFA

Portugal desceu do sexto para o oitavo lugar do ranking da FIFA, numa hierarquia liderada pela Argentina e na qual a Espanha, nova campeã europeia, ascendeu ao terceiro lugar, anunciou o organismo que rege o futebol mundial.

Online há

em

Portugal desceu do sexto para o oitavo lugar do ranking da FIFA, numa hierarquia liderada pela Argentina e na qual a Espanha, nova campeã europeia, ascendeu ao terceiro lugar, anunciou o organismo que rege o futebol mundial.

Afastado do Euro2024 nos quartos de final, após perder com a França no desempate por grandes penalidades, Portugal desceu duas posições e segue imediatamente atrás dos Países Baixos, que se mantiveram no sétimo lugar.

Na frente, mantém-se a campeã mundial Argentina, que no domingo venceu a Copa América, seguida da França, segunda, e da Espanha, que conquistou, também no domingo, o seu quarto título de campeã europeia e ascendeu ao pódio, subindo cinco posições no ranking.

A Inglaterra, finalista vencida no Euro2024, subiu do quinto para o quarto lugar, por troca com o Brasil, que desceu uma posição, à frente da Bélgica, sexta, depois de ter descido três lugares.

A Colômbia, que foi finalista da Copa América, subiu três posições e entrou no top 10, ocupando o nono lugar, à frente da Itália, que mantém o 10.º posto.

Entre as seleções treinadas por portugueses, os Emirados Árabes Unidos, comandados por Paulo Bento, mantiveram o 69.º, enquanto a seleção de Angola, liderada por por Pedro Gonçalves, subiu para 90.º posto.

A Guiné-Bissau, de Luís Boa Morte, ascendeu ao 114.º, e o Kuwait, orientado por Rui Bento, subiu a 136.º.

LER MAIS

DESPORTO

PRÉ-ÉPOCA: SPORTING EMPATA EM JOGO DE TREINO FRENTE AO UNION SAINT-GILLOISE

O Sporting empatou hoje 2-2 com os belgas do Union Saint-Gilloise, no primeiro jogo de preparação para a época 2024/25 do campeão português de futebol aberto ao público, no Estádio Algarve, em Faro.

Online há

em

O Sporting empatou hoje 2-2 com os belgas do Union Saint-Gilloise, no primeiro jogo de preparação para a época 2024/25 do campeão português de futebol aberto ao público, no Estádio Algarve, em Faro.

Rafael Nel, aos 45+1 minutos, deu vantagem aos comandados de Rúben Amorim, que voltariam a marcar, já na segunda parte, por Pedro Gonçalves, aos 54, antes de Sadiki e do canadiano Promise David, aos 73 e 88, empatarem para o vencedor da Taça da Bélgica e vice-campeão em 2023/24.

Os ‘leões’ sofreram hoje os primeiros golos da pré-temporada futebolística, no quarto jogo, depois da igualdade 0-0 com o Estoril Praia, da I Liga, e os triunfos, respetivamente, por 3-0 e 2-0 diante de Torreense e Portimonense, este último durante o dia de hoje.

O Sporting tem como primeiro jogo oficial da temporada o embate da Supertaça Cândido Oliveira, em 03 de agosto, em Aveiro, frente ao FC Porto, que bateu os ‘verde e brancos’ na final da última edição da Taça de Portugal.

A preparação da formação ‘leonina’ prossegue com jogos na terça-feira diante do Farense, à porta fechada, em Lagos, e do Sevilha, novamente no Estádio Algarve, antes de defrontar o Athletic Bilbau, no dia 27, no jogo do Troféu Cinco Violinos, que serve para apresentar o plantel aos adeptos, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

LER MAIS

MAIS LIDAS