DESPORTO
SPORTING X ATALANTA: ANÁLISE DE JOSÉ AUGUSTO SANTOS
Assistimos a 2 jogos de 45 minutos, jogado por 2 equipas diferentes e atitudes antagónicas. De dominado a dominador o Sporting com uma excelente 2ª parte poderia ter no mínimo empatado, bastava ter sido mais eficaz nas oportunidades que criou.

Assistimos a 2 jogos de 45 minutos, jogado por 2 equipas diferentes e atitudes antagónicas. De dominado a dominador o Sporting com uma excelente 2ª parte poderia ter no mínimo empatado, bastava ter sido mais eficaz nas oportunidades que criou.
Duas equipas a utilizarem o mesmo sistema 1-3-4-3 com dinâmicas diferentes em especial na organização defensiva e na reação à perda da bola. A Atalanta pressionava alto logo à saída de bola por Ádan e condicionou muito, a forma como o Sporting gosta de iniciar a primeira fase de construção. Na sua organização defensiva o Sporting baixava o bloco e dava muito espaço para uma equipa que tem muita qualidade na posse com os jogadores em constante movimento e a aproximarem-se sempre para uma solução de passe. Não é fácil contrariar este tipo de dinâmica quando os jogadores contrários, tem tanta qualidade na receção e passe e na forma como se movimentam. As 8 épocas de Gasperini à frente, permitiu solidificar esta interessante ideia de jogo, em ataque organizado ou ataque rápido e nos espaços a ocupar na transição defensiva.
Ofensivamente o Sporting até poderia ter algum espaço para as transições, se conseguisse ultrapassar a pressão dos avançados da Atalanta, mas a ligação ao ataque quase sempre só por Pedro Gonçalves e só com a solução Gyokeres, que foi muito bem marcado. Os italianos estavam avisados da qualidade do avançado sueco, controlaram a profundidade e com dois jogadores sempre muito próximos não o deixaram brilhar, com Paulinho a ter dificuldades para se libertar da marcação e pressão dos jogadores contrários e com Fresneda pouco interventivo e Nuno Santos com decisões precipitadas fez com que a equipa leonina não tivesse oportunidades para marcar, porque também Morita e Hjulmand nunca se conseguiram impor no corredor central.
Foi com justiça que a Atalanta chegou ao intervalo em vantagem.
Ruben Amorim com a leitura perfeita das dificuldades daa equipa leonina, alterou jogadores e a atitude global da equipa, não abdicando da sua estrutura tática. A experiência de Coates foi importante para orientar, organizar e transmitir serenidade e confiança aos seus colegas. O talento de Marcus Edwards e Catamo foram decisivos para o Sporting agitar o jogo, se tornar numa equipa rápida, móvel, imprevisível, dominadora e a criar oportunidades para marcar. No inicio da 2ª parte, Gonçalo Inácio de cabeça podia ter marcado e a acontecer o golo daria tempo ao Sporting para dar a volta ao resultado. Um Sporting transfigurado, pressionante e a correr muito, tão do agrado do seu treinador, com Geny Catamo , Edwards, Gyokeres, Pedro Gonçalves a não tirar o pé do acelerador, foi com naturalidade que reduziu e poderia ter empatado em 2 lances em que a mobilidade de Edwards e Catamo foi impossível de parar pelos italianos.
Atalanta é uma equipa melhor do que as individualidades e depois desta vitória favorita a vencer este grupo. O Sporting pode igualar e superiorizar-se à equipa italiana, mas terá de ter a atitude competitiva e concentração da 2ª parte, ser mais forte e rápido nos duelos e eficaz nas oportunidades que cria.
Gyokeres, Geny Catano, merecia o golo naquele remate ao poste, e Edwards foram os melhores no Sporting. Ruggeri e Lokman na Atalanta, fizeram um excelente jogo.
Fresneda é um jogador de grande futuro, teve dificuldades porque também encontrou pela frente um dos melhores da Atalanta, Lokman.
Penalti bem assinalado. Boa a intervenção do VAR num lance que sem recurso às imagens dificilmente daria penalti. Erro grave de Hernández Hernández foi poupar Toloi ao 2º amarelo e respetivo cartão vermelho.
José Augusto Santos, Comentador Desportivo e Treinador de Futebol Nível IV UEFA Pro.
