Ligue-se a nós

DESPORTO

SPORTING X ATALANTA: ANÁLISE DE JOSÉ AUGUSTO SANTOS

Assistimos a 2 jogos de 45 minutos, jogado por 2 equipas diferentes e atitudes antagónicas. De dominado a dominador o Sporting com uma excelente 2ª parte poderia ter no mínimo  empatado, bastava ter sido mais eficaz nas oportunidades que criou.

Online há

em

Assistimos a 2 jogos de 45 minutos, jogado por 2 equipas diferentes e atitudes antagónicas. De dominado a dominador o Sporting com uma excelente 2ª parte poderia ter no mínimo  empatado, bastava ter sido mais eficaz nas oportunidades que criou.

Duas equipas a utilizarem o mesmo sistema 1-3-4-3 com dinâmicas diferentes em especial na organização defensiva e na reação à perda da bola. A Atalanta pressionava alto logo à saída de bola por Ádan e condicionou muito, a forma como o Sporting gosta de iniciar a primeira fase de construção. Na sua organização defensiva o Sporting baixava o bloco e dava muito espaço para uma equipa que tem muita qualidade na posse com os jogadores em constante movimento e a aproximarem-se sempre para uma solução de passe. Não é fácil contrariar este tipo de dinâmica quando os jogadores contrários, tem tanta qualidade na receção e passe e na forma como se movimentam. As 8 épocas de Gasperini à frente, permitiu solidificar esta interessante ideia de jogo, em ataque organizado ou ataque rápido e nos espaços a ocupar na transição defensiva.

Ofensivamente o Sporting até poderia ter algum espaço para as transições, se conseguisse ultrapassar a pressão dos avançados da Atalanta, mas a ligação ao ataque quase sempre só por Pedro Gonçalves e só com a solução Gyokeres, que foi muito bem marcado. Os italianos estavam avisados da qualidade do avançado sueco, controlaram a profundidade e com dois jogadores sempre muito próximos não o deixaram brilhar, com Paulinho a ter dificuldades para se libertar da marcação e pressão dos jogadores contrários e com Fresneda pouco interventivo e Nuno Santos com decisões precipitadas fez com que a equipa leonina não tivesse oportunidades para marcar, porque também Morita e Hjulmand nunca se conseguiram impor no corredor central.

Foi com justiça que a Atalanta chegou ao intervalo em vantagem.

Ruben Amorim com a leitura perfeita das dificuldades daa equipa leonina, alterou jogadores e a atitude global da equipa, não abdicando da sua estrutura tática. A experiência de Coates foi importante para orientar, organizar e transmitir serenidade e confiança aos seus colegas. O talento de Marcus Edwards e Catamo foram decisivos para o Sporting agitar o jogo, se tornar numa equipa rápida, móvel, imprevisível, dominadora e a criar oportunidades para marcar. No inicio da 2ª parte, Gonçalo Inácio de cabeça podia ter marcado e a acontecer o golo daria tempo ao Sporting para dar a volta ao resultado. Um Sporting transfigurado, pressionante e a correr muito, tão do agrado do seu treinador, com Geny Catamo , Edwards, Gyokeres, Pedro Gonçalves a não tirar o pé do acelerador, foi com naturalidade que reduziu e poderia ter empatado em 2 lances em que a mobilidade de Edwards e Catamo foi impossível de parar pelos italianos.

Atalanta é uma equipa melhor do que as individualidades e depois desta vitória favorita a vencer este grupo. O Sporting pode igualar e superiorizar-se à equipa italiana, mas terá de ter a atitude competitiva e concentração da 2ª parte, ser mais forte e rápido nos duelos e eficaz nas oportunidades que cria.

Gyokeres, Geny Catano, merecia o golo naquele remate ao poste, e Edwards foram os melhores no Sporting. Ruggeri e Lokman na Atalanta, fizeram um excelente jogo.

Fresneda é um jogador de grande futuro, teve dificuldades porque também encontrou pela frente um dos melhores da Atalanta, Lokman.

Penalti bem assinalado. Boa a intervenção do VAR num lance que sem recurso às imagens dificilmente daria penalti. Erro grave de Hernández Hernández foi poupar Toloi ao 2º amarelo e respetivo cartão vermelho.


José Augusto Santos, Comentador Desportivo e Treinador de Futebol Nível IV UEFA Pro.

Publicidade

HELPO, EU CONSIGNO EU CONSIGO, IRS 2024
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

DESPORTO

BENFICA VENCE SPORTING E CONQUISTA TAÇA DA LIGA FEMININA PELA QUARTA VEZ

O Benfica conquistou hoje a Taça da Liga feminina de futebol pela quarta vez, depois de vencer na final o Sporting por 1-0, num jogo decidido com um golo de Chandra Davidson.

Online há

em

O Benfica conquistou hoje a Taça da Liga feminina de futebol pela quarta vez, depois de vencer na final o Sporting por 1-0, num jogo decidido com um golo de Chandra Davidson.

No Estádio do Restelo, a avançada canadiana marcou o único golo da partida aos 83 minutos, um minuto depois de ter entrado em campo, garantindo a conquista do troféu para as ‘encarnadas’.

O Benfica venceu quatro das cinco edições da Taça da Liga feminina, juntando o título hoje conseguido aos obtidos em 2019/20, 2020/21 e 2022/23, enquanto em 2021/22 foi o Sporting de Braga que triunfou, numa final frente às ‘encarnadas’.

Já as ‘leoas’ disputaram a final da Taça da Liga pela segunda vez, mas continuam sem nenhuma vitória na competição.

LER MAIS

DESPORTO

JOSÉ MOURINHO CONSIDERA PORTUGAL UM DOS FAVORITOS A VENCER O EURO2024

O treinador de futebol José Mourinho englobou, hoje, Portugal no lote das três seleções favoritas a vencer o Campeonato da Europa, que se disputa este ano, na Alemanha.

Online há

em

O treinador de futebol José Mourinho englobou, hoje, Portugal no lote das três seleções favoritas a vencer o Campeonato da Europa, que se disputa este ano, na Alemanha.

“Para mim, Portugal, França e Inglaterra são as três seleções mais fortes. Podem haver surpresas, mas, olhando para a qualidade dos jogadores, têm tudo para ganhar”, disse o técnico.

O treinador, de 61 anos, que está sem clube desde que deixou o comando dos italianos da Roma, em janeiro, confessou ter tido um convite para orientar a seleção e não descartou essa possibilidade.

“Tive a possibilidade de treinar a seleção, e foi uma possibilidade muito real. Mas, agora, estamos no Euro com um treinador que tem feito um ótimo trabalho, com uma geração ótima de jogadores e quero que tudo corra muito bem, que é ganhar. Ganhando, ele vai continuar e vão até ao próximo Mundial. Se tiver de acontecer, algum dia vai acontecer”, disse José Mourinho.

O treinador, que hoje esteve nas comemorações dos 40 anos da equipa do Rio Ave, orientada pelo seu pai Félix Mourinho, ter chegado, pela primeira vez, à final da Taça de Portugal, acedeu a comentar o alegado interesse de clubes ingleses no técnico do Sporting, Rúben Amorim.

“Gosto dele como pessoa e treinador. Acho que tem condições para treinar em qualquer liga e clube. Mas está numa liga boa e num grande clube. A decisão é dele e dos clubes que o queiram. Aquilo que fica claro é que gosto da pessoa e do treinador”, afirmou.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
LINHA CANCRO

DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL

MAIS LIDAS