Ligue-se a nós

DESPORTO

TAÇA DE PORTUGAL: FC PORTO IGUALA RECORDE DE 84 TROFÉUS DO BENFICA

O FC Porto arrebatou hoje o 84.º troféu futebolístico do seu palmarés, ao superiorizar-se ao Sporting de Braga (2-0) e conquistar a Taça de Portugal pela 19.ª vez, voltando a partilhar o recorde nacional de títulos com o Benfica.

Online há

em

O FC Porto arrebatou hoje o 84.º troféu futebolístico do seu palmarés, ao superiorizar-se ao Sporting de Braga (2-0) e conquistar a Taça de Portugal pela 19.ª vez, voltando a partilhar o recorde nacional de títulos com o Benfica.

No Estádio Nacional, em Oeiras, um autogolo de André Horta (53 minutos) e um tento de Otávio (81) decidiram a final da 83.ª edição da prova, que os ‘dragões’ já tinham vencido por duas ocasiões nas últimas três épocas, ambas sob orientação de Sérgio Conceição.

O FC Porto encerrou a época com três troféus, na sequência da 23.ª Supertaça Cândido de Oliveira e de uma inédita Taça da Liga, e chegou às 84 conquistas do Benfica, que se isolara temporariamente há uma semana, ao alcançar o 38.º cetro de campeão nacional.

Nesta contagem ‘cega’, que põe no mesmo patamar uma prova internacional e uma taça interna, a luta é a dois, já que o Sporting, que até tinha juntado a revalidação da Taça da Liga à vitória na Supertaça em 2021/22, está num distante terceiro posto, com 54 êxitos.

O FC Porto colocou-se no final da última época a dois troféus do Benfica, ao arrebatar o seu 30.º campeonato, com um recorde de 91 pontos, e a 18.ª Taça de Portugal, com um triunfo na final sobre o Tondela, então recém-despromovido à II Liga, por 3-1, no Jamor.

A nona ‘dobradinha’ do clube materializou-se em maio de 2022 e daria origem ao sétimo ‘triplete’ dois meses depois, na abertura da nova temporada, com nova vitória da equipa comandada por Sérgio Conceição diante dos ‘beirões’ na Supertaça, por 3-0, em Aveiro.

Os ‘dragões’ viriam mesmo a alcançar o Benfica no ‘ranking’ absoluto de conquistas em janeiro de 2023, ao derrotar o então bicampeão em título Sporting, por 2-0, em Leiria, na final da 16.ª edição da Taça da Liga, passando a deter em simultâneo os quatro troféus nacionais até ao final de maio, quando o Benfica travou um ‘jejum’ de mais de três anos.

Nas provas nacionais, o FC Porto soma ainda quatro triunfos no extinto Campeonato de Portugal, prova antecessora da Taça de Portugal, que se realizou de 1921/22 a 1937/38.

Os ‘azuis e brancos’ são o clube português mais galardoado no futebol internacional, ao ostentarem sete cetros – Taça dos Campeões Europeus (1986/87), Liga dos Campeões (2003/04), Taça UEFA (2002/03), Liga Europa (2010/11), Taça Intercontinental (1987 e 2004) e Supertaça Europeia (1987/88) -, contra dois dos ‘encarnados’ e um dos ‘leões’.

FC Porto e Benfica estão agora empatados na liderança do somatório global de troféus, que os ‘dragões’ já tinham comandado anteriormente, chegando a ter quatro de avanço sobre as ‘águias’ (74-69) após a conquista da Supertaça Cândido de Oliveira, em 2013.

O clube da Luz reassumiria a dianteira (81-74) com um parcial de 12-0 nos quatro anos posteriores, que se saldaram na concretização de um inédito ‘tetracampeonato’, ladeado por outras três edições da Supertaça, três da Taça da Liga e duas da Taça de Portugal.

O FC Porto voltou a festejar em 2017/18, evitando logo na primeira das seis temporadas sob orientação de Sérgio Conceição o ‘penta’ ao Benfica, que reagiu com a ‘reconquista’ da I Liga em 2018/19, numa época em os ‘dragões’ se ficaram pelo triunfo na Supertaça.

As ‘águias’ também venceram essa decisão tradicionalmente disputada entre o campeão nacional e o vencedor da Taça de Portugal no verão de 2019, antes de partirem para um largo período em ‘branco’, no qual o FC Porto comemorou duas ‘dobradinhas’ (2019/20 e 2021/22) e juntou outro êxito na prova ‘rainha’, dois na Supertaça e um na Taça da Liga.

1 COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

DESPORTO

LIGA EUROPA: SPORTING INICIA HOJE CAMINHADA FRENTE AO STURM NA ÁUSTRIA

O Sporting inicia hoje a participação na Liga Europa de futebol, em Graz, Áustria, diante do Sturm, para o Grupo D, no qual tentará ficar no primeiro posto, o único que dá acesso direto aos oitavos de final.

Online há

em

O Sporting inicia hoje a participação na Liga Europa de futebol, em Graz, Áustria, diante do Sturm, para o Grupo D, no qual tentará ficar no primeiro posto, o único que dá acesso direto aos oitavos de final.

No Stadion Graz Liebenau, a partir 21:00 (20:00 em Lisboa), os ‘leões’ vão ter pela frente um opoente que nunca passou a fase das ‘poules’ desta prova, e que, juntamente com os polacos do Raków Czestochowa, são aqueles com menos argumentos para almejar seguir em frente.

A Atalanta, de Itália, é o grande adversário dos ‘verdes e brancos’ no grupo, em que o segundo colocado assegura presença no play-off de acesso aos ‘oitavos’.

Contra clubes da Áustria, o Sporting soma sete vitórias contra seis derrotas e dois empates, com o histórico em solo austríaco a não ser favorável (dois empates e cinco derrotas), sendo que, em Graz, os ‘leões’, que são segundos na I Liga, em igualdade pontual com o líder Boavista, vão encontrar um conjunto que também vive uma boa fase, já que é segundo classificado no campeonato.

A equipa orientada por Christian Ilzer não conta com nomes conhecidos e terminou a última Bundesliga austríaca no segundo posto, apenas atrás do decacampeão Salzburgo, adversário do Benfica na Liga dos Campeões, e, já esta época, foi eliminada da ‘Champions’ pelo PSV Eindhoven, dos Países Baixos.

Nos outros grupos, a Roma, treinada por José Mourinho, defronta na estreia os moldavos do Sheriff Tiraspol, enquanto o Liverpool, seis vezes campeão europeu, desloca-se à Áustria para jogar com o LASK Linz.

Os neerlandeses do Ajax e os franceses do Marselha, antigos campeões europeus, enfrentam-se na ‘poule’ B, que tem o estreante nas competições europeias Brighton, de Inglaterra, oponente do campeão grego AEK Atenas.

LER MAIS

DESPORTO

LIGA DOS CAMPEÕES: SC BRAGA DERROTADO PELO NÁPOLES COM AUTOGOLO DE NIAKATÉ

O Sporting de Braga saiu hoje derrotado da receção ao Nápoles, por 2-1, no primeiro jogo do Grupo C da Liga dos Campeões de futebol, fase a que regressou 11 anos depois.

Online há

em

O Sporting de Braga saiu hoje derrotado da receção ao Nápoles, por 2-1, no primeiro jogo do Grupo C da Liga dos Campeões de futebol, fase a que regressou 11 anos depois.

De regresso à fase de grupos, os bracarenses foram derrotados em casa pelo tento de Giovanni Di Lorenzo, aos 45+1 minutos, e um autogolo de Niakaté, aos 88, já depois de Bruma ter empatado, aos 84.

O Sporting de Braga começa a campanha sem pontuar e no fundo do Grupo C, no qual o Real Madrid venceu na receção ao estreante Union Berlim (1-0).

LER MAIS
RÁDIO REGIONAL


DESPORTO DIRETO


RÁDIO REGIONAL: SD | HD





RÁDIO REGIONAL VILA REAL




RÁDIO REGIONAL CHAVES




RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA




RÁDIO REGIONAL MIRANDELA



MUSICBOX


WEBRADIO 100% PORTUGAL




WEBRADIO 100% POP-ROCK




WEBRADIO 100% OLDIES




WEBRADIO 100% LOVE SONGS




WEBRADIO 100% DANCE




WEBRADIO 100% BRASIL




WEBRADIO 100% INSPIRATION


PAGAMENTO PONTUAL


KEYWORDS

MAIS LIDAS