JORNALONLINE
NACIONAL

TEMPESTADES: SATÉLITES REVELAM IMAGENS DA DEVASTAÇÃO EM PORTUGAL

O programa europeu de observação espacial Copernicus divulgou imagens captadas pelos satélites Sentinel-2 que documentam a extensão dos danos causados pelas tempestades Kristin e Leonardo em Portugal, no início de 2026. Os registos orbitais permitiram identificar com precisão as áreas inundadas e a erosão costeira, revelando-se cruciais para o apoio às operações de emergência num período marcado por falhas nas comunicações e energia.

As imagens evidenciam o impacto da tempestade Kristin na costa, com destaque para Peniche, onde é visível uma vasta mancha de sedimentos suspensos no mar, resultado da erosão das praias e do escoamento das águas pluviais. Já a depressão Leonardo, que atingiu solos saturados, agravou as cheias na bacia do Tejo. O Serviço de Gestão de Emergências do Copernicus mapeou mais de 64 mil hectares inundados apenas na zona de Salvaterra de Magos.

Além de Portugal, o sistema monitorizou fenómenos globais extremos. Nas Ilhas Canárias, a precipitação recorde transformou a paisagem árida de Lanzarote e Fuerteventura num cenário verdejante. Em contraste, Moçambique enfrenta cheias catastróficas, com 290 mil hectares submersos na província de Gaza e cerca de 392 mil deslocados, segundo dados confirmados pelos satélites europeus.


Redação

Subscreva Gratuitamente o JornalOnline no Google News.

VEJA AINDA:

COMBUSTÍVEIS: GASÓLEO SOBE QUATRO CÊNTIMOS E GASOLINA DESCE SEIS

Jornal Online

GNR DETEVE 173 SUSPEITOS DE INCÊNDIO FLORESTAL DESDE O INÍCIO DE 2026

Jornal Online

METEOROLOGIA: SEXTA-FEIRA 11 DE SETEMBRO DE 2026

Jornal Online

QUERCUS CRITICA FALTA DE DIÁLOGO NA REESTRUTURAÇÃO DA APA E DO ICNF

Jornal Online

GD CHAVES REFORÇA DEFESA COM O INTERNACIONAL MEXICANO NÉSTOR ARAUJO

Jornal Online

CHAVES: ESPANHA NÃO AUTORIZA PROVAS DO “RALI DA ÁGUA”

Jornal Online

Deixe um comentário