JORNALONLINE
REGIÕES

VINHAIS CRIA CENTRO INTERPRETATIVO E VIVEIRO PARA PROMOVER CASTANHA

O município de Vinhais vai avançar com a criação do Centro Interpretativo da Castanha Longal e a construção de um viveiro municipal para promover a variedade característica do concelho.

O anúncio foi feito pelo autarca Luís Fernandes, que detalhou que o novo centro será instalado na Casa do Povo, num investimento de cerca de 70 mil euros. O espaço será dotado de material interativo, exposições e um mural dedicado ao fruto, funcionando como um polo de divulgação e preservação da castanha.

A par do centro, a autarquia está a desenvolver um viveiro nos terrenos junto ao seminário para fornecer enxertia da variedade longal aos produtores locais. A iniciativa surge como resposta à relevância económica da castanha, que gera cerca de 20 milhões de euros em Vinhais num ano de boa produção.

Luís Fernandes espera que ambas as infraestruturas estejam concluídas até outubro, a tempo da Feira da Castanha. O projeto visa incentivar a produção e reforçar a atratividade da região, consolidando Vinhais como um centro nevrálgico do setor agroflorestal na Terra Fria Transmontana.


Redação

Subscreva Gratuitamente o JornalOnline no Google News.

VEJA AINDA:

GD CHAVES GOLEADO EM CASA NO ARRANQUE DA ÉPOCA

Jornal Online

BRAGANÇA: MUNICÍPIO REFORÇA COMBATE A INCÊNDIOS COM MÁQUINA DE RASTO

Jornal Online

MOGADOURO: AUTARQUIA CONTRA A CENTRAL FOTOVOLTAICA DE CEREIRO

Jornal Online

MÉDICA SÓNIA GARCIA DA ULS NORDESTE DISTINGUIDA COM PRÉMIO CIENTÍFICO

Jornal Online

DOURO: VITICULTORES EXIGEM MEDIDAS URGENTES PARA ESCOAMENTO DE UVAS

Jornal Online

INCÊNDIOS: MAIS FOGOS E ÁREA ARDIDA ATÉ JULHO DE 2026

Jornal Online

Deixe um comentário