O mais antigo certame dedicado ao fumeiro está de volta em Vinhais. Foi o próprio Presidente da Câmara Municipal de anunciou o regresso da Feira do Fumeiro ao modelo presencial depois de dois anos em formato digital online devido às restrições impostas pelo Covid-19.
A 43ª edição da Feira do Fumeiro de Vinhais vai decorrer entre 9 e 12 de Fevereiro de 2023 e conta com a presença dos produtores do concelho que produz o mais genuíno fumeiro transmontano que conta com a chancela da Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bísara.
Nesta edução esperam-se 500 expositores, entre os quais 70 produtores certificados, há ainda espaços gourmet, artesanato transmontano, espaços de restauração, workshops de culinária e eventos culturais da região.
Luís Fernandes acusa o efeito da inflação nos produtores e lamenta não ter sido ouvido na redução do IVA do fumeiro tradicional, mas acredita que os portugueses voltarão a visitar Vinhais em força para saborearem e adquirirem o mais genuíno fumeiro de Portugal.
Iguarias como salpicão, chouriça de carne (transmontana) e alheira serão os centro das atenções em Vinhais, a Capital do Fumeiro entre 9 e 12 de Fevereiro.
O evento que custará mais de 260 mil euros aos cofres a autarquia e vai decorrer no local habitual, no pavilhão multiusos de Vinhais.
