LIGUE-SE A NÓS

O QUE PROCURA ?

INTERNACIONAL

VOLODYMYR ZELENSKY: ‘ESTAMOS PREPARADOS PARA UMA PAZ JUSTA E EQUITATIVA’

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, garantiu esta sexta-feira que o seu país está preparado para “uma paz justa e equitativa” e negou a ideia que a Rússia está disposta a negociar o fim da guerra na Ucrânia.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, garantiu esta sexta-feira que o seu país está preparado para “uma paz justa e equitativa” e negou a ideia que a Rússia está disposta a negociar o fim da guerra na Ucrânia.

Afórmula para alcançar a paz é o respeito pela Carta das Nações Unidas, pela integridade territorial da Ucrânia e seu povo, bem como uma punição para todos os culpados da Rússia pelo terrorismo e uma compensação total pelos danos causados, sublinhou o chefe de Estado ucraniano, no seu habitual discurso noturno diário dirigido à nação.

Para Zelensky, a atual “teimosia absolutamente sem sentido dos donos da Rússia é o melhor indicador de que tudo o que alguns líderes estrangeiros dizem sobre a sua alegada vontade de negociar é igualmente falso”.

“Quando alguém pensa em negociações, não procura uma forma de enganar todos ao seu redor, para enviar dezenas ou centenas de milhares de pessoas para o matadouro, mobilizadas ou na forma de alguns mercenários”, realçou.

Para o presidente da Ucrânia, é “importante” que o mundo perceba a retórica russa “como uma mentira” e “preste atenção apenas ao que o Estado terrorista realmente faz”.

Num ponto da situação da frente de combate, Zelensky referiu que os combates “mais ferozes” estão concentrados na região do Donbass.

“O Exército russo já gastou [no Donbass] tantas vidas do seu povo e tanta munição quanta provavelmente não gastou nas duas guerras na Chechénia juntas”, sublinhou.

No entanto, o número real de perdas da Rússia “está escondido da sociedade russa”, garantiu ainda.

“Eles até esconderam a sua mobilização e agora estão simplesmente a mentir ao seu povo, ao dizer que a mobilização foi concluída. A verdade é que nas regiões da Rússia e no nosso território ocupado ainda estão a reunir pessoas para enviá-las para a morte”, vincou.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas — mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,7 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa – justificada pelo presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia – foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 6.430 civis mortos e 9.865 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.

Quer comentar ?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

INTERNACIONAL

A diplomacia russa admitiu hoje que a Rússia está em conflito aberto com os Estados Unidos e que o risco de um conflito nuclear...

MAGAZINE

Mais de 60 países que ainda criminalizam os atos sexuais entre pessoas do mesmo sexo, apesar dos avanços legislativos alcançados nas últimas décadas, afirmou...

INTERNACIONAL

O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo avisou hoje que o Reino Unido pode elevar “para um novo nível” a guerra na Ucrânia se enviar...

INTERNACIONAL

Cerca de 190 milhões de crianças em 10 países africanos vivem com os riscos, especialmente de saúde, da falta de acesso a água potável...

RÁDIO REGIONAL



DESPORTO DIRETO


RÁDIO REGIONAL: SD | HD





RÁDIO REGIONAL VILA REAL




RÁDIO REGIONAL CHAVES




RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA




RÁDIO REGIONAL MIRANDELA



LINHA CANCRO


WEBRADIO 100% PORTUGAL




WEBRADIO 100% POP-ROCK




WEBRADIO 100% OLDIES




WEBRADIO 100% LOVE SONGS




WEBRADIO 100% DANCE



MUSICBOX


PAGAMENTO PONTUAL