JORNALONLINE
EFEMÉRIDES

05 DE JULHO: VENEZUELA PROCLAMA A INDEPENDÊNCIA DO IMPÉRIO ESPANHOL (1811)

O Congresso de Caracas ratifica a Declaração de Independência da Venezuela, tornando-a a primeira colónia espanhola na América do Sul a romper formalmente os laços com a coroa de Madrid.


A 5 de Julho de 1811, a Venezuela escreveu uma das páginas mais determinantes da história política da América Latina. Reunidos na Capela de Santa Rosa de Lima, em Caracas, os representantes das sete províncias que compunham a Confederação Americana da Venezuela assinaram a Acta de Declaração de Independência. Este documento formalizou a separação definitiva do Reino de Espanha, rejeitando a autoridade do Rei Fernando VII, que se encontrava sob pressão das forças napoleónicas na Europa.

O processo foi liderado por figuras centrais como Francisco de Miranda e Simón Bolívar, este último ainda numa fase ascendente da sua trajectória militar e política. A declaração baseou-se nos princípios do Iluminismo, nos ideais da Revolução Francesa e no modelo da independência dos Estados Unidos. O texto proclamava a soberania popular, a abolição da monarquia e o estabelecimento de uma república confederada que garantisse os direitos naturais dos cidadãos.

Contudo, a independência proclamada a 5 de Julho não significou o fim imediato do conflito. Pelo contrário, desencadeou uma guerra sangrenta e prolongada que duraria mais de uma década. A reacção realista foi feroz, e a Primeira República Venezuelana colapsaria pouco tempo depois. No entanto, o acto jurídico e político realizado neste dia serviu de catalisador para os movimentos emancipadores em todo o continente sul-americano, solidificando a Venezuela como o berço da liberdade hispano-americana e estabelecendo um precedente que outros países vizinhos seguiriam rapidamente.


Redação

Subscreva Gratuitamente o JornalOnline no Google News.

VEJA AINDA:

CHAVES: FESTA DOS POVOS TRAZ DOIS MIL ANOS DE HISTÓRIA EM AGOSTO

Jornal Online

VINHAIS: MINA DE VOLFRÂMIO LEVA BRUXELAS A EXIGIR MAIS RIGOR

Jornal Online

ALAVÉS DESPEDE NIKOLA MARAS POR “DIMINUIÇÃO VOLUNTÁRIA DO RENDIMENTO”

Jornal Online

MUNDIAL 2030: ARGENTINA PEDE DUPLICAÇÃO DE JOGOS NA AMÉRICA DO SUL

Jornal Online

MONTENEGRO NA PRAIA APÓS DIZER QUE NÃO TIRARIA FÉRIAS DE VERÃO

Jornal Online

FENÓMENO DOS “OKUPAS” EM HOTÉIS ALERTA AUTORIDADES ESPANHOLAS

Jornal Online

Deixe um comentário