JORNALONLINE
NACIONAL

ALTA VELOCIDADE: ESTADO JÁ GASTOU OITO MILHÕES EM “ESTUDOS”

A Infraestruturas de Portugal (IP) já gastou oito milhões de euros em 33 estudos sobre os vários projetos de alta velocidade ferroviária desde 2021, avança o jornal “Negócios” na sua edição desta quarta-feira. Os contratos, a maioria por ajuste direto, destinam-se a preparar as futuras linhas Lisboa-Porto, Porto-Vigo e Lisboa-Madrid.

O investimento em estudos tem vindo a acelerar significativamente. Se em 2021 foram gastos cerca de 508 mil euros, o valor subiu para 2,9 milhões em 2023. Só este ano, até à data, já foram celebrados oito contratos no valor total de 2,4 milhões de euros.

Os contratos variam em valor e natureza. O mais avultado, de 498 mil euros, destinou-se a prospeções geotécnicas no troço Soure-Carregado da linha Lisboa-Porto. Os de menor valor, na ordem dos 17 mil euros, correspondem a serviços de consultoria jurídica e a estudos de impacto do projeto na região Norte.

Os estudos mais recentes, segundo a mesma fonte, focam-se na atualização dos estudos de impacto ambiental para o troço Barreiro-Évora, integrado na ligação Lisboa-Madrid, e nos estudos para a terceira travessia do Tejo, peças-chave de todo o projeto.


Versão Rádio:


Rádio Regional | JornalOnline

Subscreva Gratuitamente o JornalOnline no Google News.

VEJA AINDA:

GNR LANÇA OPERAÇÃO NACIONAL DE FISCALIZAÇÃO DA VELOCIDADE DE 4 A 10 DE AGOSTO

Jornal Online

DENÚNCIAS DE ASSÉDIO EM ESCOLAS DE CONDUÇÃO REVELAM FALHAS NO SISTEMA

Jornal Online

GOVERNO CRIA LINHA DE CEM MIL EUROS CONTRA TRÁFICO DE SERES HUMANOS

Jornal Online

MIGUEL ALMEIDA CONSIDERA MODELO DA LIVEMODE INSUSTENTÁVEL

Jornal Online

GOVERNO ADIA INÍCIO DO ENSINO SECUNDÁRIO PARA 21 DE SETEMBRO

Jornal Online

BOAVISTA SAD SUSPENDE FUTEBOL SÉNIOR PARA A ÉPOCA DE 2026/2027

Jornal Online

Deixe um comentário