JORNALONLINE
NACIONAL

ÉPOCA BALNEAR: 16 MORTOS ATÉ FIM DE AGOSTO; MAIORIA EM ZONAS NÃO VIGIADAS

Dezasseis pessoas morreram nas zonas balneares portuguesas entre 1 de maio e 31 de agosto, segundo o balanço da época balnear divulgado pela Autoridade Marítima Nacional (AMN). No mesmo período, foram realizados 1.007 salvamentos e 3.561 ações de primeiros socorros, com a AMN a sublinhar que a maioria das mortes ocorreu em locais sem vigilância.

Do total de 16 vítimas mortais, dez resultaram de afogamento e cinco de doença súbita, estando uma por apurar. Sete das mortes ocorreram em praias marítimas vigiadas. No entanto, a maioria dos casos mortais (nove) aconteceu em zonas sem supervisão: seis em áreas fluviais e costeiras não vigiadas, como no Cais de Gramido (Douro) ou no troço internacional do Rio Minho, duas em praias fora da época balnear e uma numa praia marítima não vigiada.

Apesar do número de mortes, a AMN destaca o papel fundamental da vigilância. Para além dos mais de mil salvamentos, os nadadores-salvadores realizaram 3.561 intervenções de primeiros socorros, na sua maioria para tratar indisposições, quedas e pequenos traumatismos.

Com a época balnear a prolongar-se oficialmente até 14 de setembro, a Autoridade Marítima sublinha que estes dados “reforçam a importância da vigilância balnear e da adoção de comportamentos seguros”. As autoridades renovam o apelo para que os banhistas frequentem praias vigiadas, respeitem a sinalização e as indicações dos nadadores-salvadores, e redobrem a vigilância sobre as crianças.


Versão Rádio:


Rádio Regional | JornalOnline

Subscreva Gratuitamente o JornalOnline no Google News.

VEJA AINDA:

DENÚNCIAS DE ASSÉDIO EM ESCOLAS DE CONDUÇÃO REVELAM FALHAS NO SISTEMA

Jornal Online

GOVERNO CRIA LINHA DE CEM MIL EUROS CONTRA TRÁFICO DE SERES HUMANOS

Jornal Online

GOVERNO ADIA INÍCIO DO ENSINO SECUNDÁRIO PARA 21 DE SETEMBRO

Jornal Online

BOAVISTA SAD SUSPENDE FUTEBOL SÉNIOR PARA A ÉPOCA DE 2026/2027

Jornal Online

MILHÃO DE CHAMADAS PARA O SNS 24 AGUARDAM MAIS DE MEIA HORA

Jornal Online

QUERCUS ACUSA GOVERNO DE ATRASAR ESCLARECIMENTOS SOBRE RENOVÁVEIS

Jornal Online

Deixe um comentário