JORNALONLINE
DESTAQUE

BRAGANÇA: RISCO MÁXIMO DE INCÊNDIO EM DEZASSETE CONCELHOS

Dezassete concelhos dos distritos de Bragança, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro apresentam hoje perigo máximo de incêndio rural, informou o IPMA. A situação meteorológica deverá agravar o risco no próximo sábado, abrangendo mais regiões do território nacional.


Dezassete concelhos situados nos distritos de Bragança, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro encontram-se hoje sob perigo máximo de incêndio rural. A informação, avançada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), identifica as zonas de Bragança, Macedo de Cavaleiros, Vimioso, Mogadouro e Miranda do Douro como áreas críticas a norte.

Na região centro e sul, o nível máximo de alerta estende-se a Belmonte, Tomar, Vila Nova da Barquinha, Constância, Abrantes, Sardoal, Mação, Gavião e Nisa. No Algarve, os municípios de Loulé, São Brás de Alportel e Tavira completam a lista de territórios com o índice de risco mais elevado de acordo com os critérios meteorológicos em vigor.

Para além destes casos, o instituto colocou mais de 60 concelhos em perigo muito elevado. Estes abrangem distritos como Vila Real, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria e Beja, prevendo-se que o perigo de incêndio se intensifique este sábado, com um alargamento geográfico das zonas em alerta. O cálculo do risco baseia-se em cinco níveis, de reduzido a máximo, avaliados através de dados sobre a temperatura, humidade, vento e precipitação registada.

Quanto ao estado do tempo para esta sexta-feira, o IPMA antevê céu pouco nublado ou limpo, com períodos de nebulosidade matinal no litoral oeste. As temperaturas máximas deverão atingir os 33 graus Celsius em distritos como Castelo Branco, Évora, Beja e Faro, enquanto as mínimas mais baixas situam-se em Bragança, com 13 graus.


Redação

VEJA AINDA:

CHAVES: PSP DETÉM QUATRO MULHERES POR FURTOS EM LOJAS

Jornal Online

DOURO: VITICULTORES CONVOCADOS PARA PLENÁRIO EM PESO DA RÉGUA

Jornal Online

VILA REAL: FNAJ ATRIBUI SELO DE MUNICÍPIO AMIGO DA JUVENTUDE

Jornal Online

GOVERNO ASSEGURA AUTONOMIA DOS MUNICÍPIOS NAS ENERGIAS RENOVÁVEIS

Jornal Online

MUNDIAL 2026: CROÁCIA AINDA PROTESTA A DERROTA FRENTE A PORTUGAL

Jornal Online

MIRANDELA: SEGUNDA EDIÇÃO DA DESCIDA DO RIO TUA EM BOTES

Jornal Online

Deixe um comentário