Ligue-se a nós

REGIÕES

ESPOSENDE: LANÇADA A PRIMEIRA PEDRA DO POLITÉCNICO DO CÁVADO E AVE

As ministras da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e do Ensino Superior, Elvira Fortunato, lançaram hoje a primeira pedra do Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Alimentar do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, salientando o investimento municipal no equipamento.

Online há

em

As ministras da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e do Ensino Superior, Elvira Fortunato, lançaram hoje a primeira pedra do Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Alimentar do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, salientando o investimento municipal no equipamento.

“Trata-se de um investimento, se nós considerarmos compra de terrenos, o edifício, equipamentos, de cerca de cinco milhões de euros, que representa um enorme esforço financeiro por parte do município”, disse, na cerimónia de apresentação, Ana Abrunhosa.

Segundo a ministra da Coesão Territorial, que falava hoje em Esposende (distrito de Braga), o projeto só foi possível “porque o município se substituiu ao Estado”, também através de um “um protcolo de cooperação com o Instituto Politécnico do Cávado e Ave”.

De acordo com uma nota do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), o edifício hoje lançado constituir-se-á “como o polo do IPCA [Instituto Politécnico do Cávado e Ave] em Esposende, albergando CTeSP [Cursos Técnicos Superiores Profissionais] na área da Hotelaria e Turismo e promovendo parcerias com empresas do setor”.

“Em Esposende, o IPCA desenvolverá igualmente uma Escola de Verão visando a internacionalização daquele Politécnico através de oferta de cursos, em particular, para estudantes internacionais”, refere o ministério liderado por Elvira Fortunato, que também esteve presente no lançamento.

A ministra do Ensino Superior pediu atenção “ao contexto sociodemográfico” onde se inserem as instituições, referindo, mais à frente, que “as dinâmicas demográficas podem constituir uma alavanca para repensar o modo como as instituições pensam a sua oferta formativa, formulam as suas políticas de investigação, concebem os modos de relacionamento com a comunidade, ou estruturam as suas estratégias de internacionalização”.

Já o presidente da câmara de Esposende, Benjamim Pereira (PSD), considerou o dia de hoje “verdadeiro histórico” para o município, relembrando que “não foi fácil” o caminho até hoje, relembrando o “concurso deserto” para a construção do polo e impugnações ao resultado do mesmo.

“Não foi fácil nem é fácil ter de iniciar as aulas em instalações provisórias, com custos elevadíssimos de adaptação do espaço face às especificidades dos cursos em questão, custos que ainda se mantêm”, apontou o autarca.

Já a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, assinalou que o investimento no Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Alimentar (LISA) vai permitir “aumentar a oferta formativa com enorme impacto no tecido económico e social, os cursos técnico, profissionais, bem como a criação da escola de Verão”.

“Com este espaço, serão criadas as condições no território, com proximidade ao rio e ao mar, onde o distrito de Braga encontra a sua frente atlântica, com uma forte projeção internacional, que naturalmente, com este equipamento, queremos potenciar”, afirmou.

A inauguração do polo do IPCA em Esposende está prevista para daqui a um ano.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

RÁDIO REGIONAL
RÁDIO ONLINE
DESPORTO DIRETO
SINTONIZADOR RÁDIO REGIONAL

Nacional Digital
Nacional Digital
Nacional DigitalNacional Digital
Nacional Digital HDNacional Digital HD
Vila Real 94.5 FMVila Real 94.5 FM
Chaves 100.2 FMChaves 100.2 FM
Bragança 91.5 FMBragança 91.5 FM
Mirandela 100.2 FMMirandela 100.2 FM

SINTONIZADOR RÁDIO 100%

Rádio 100% Portugal
Rádio 100% Portugal
Rádio 100% PortugalRádio 100% Portugal
Rádio 100% PopularRádio 100% Popular
Rádio 100% BrasilRádio 100% Brasil
Rádio 100% Love SongsRádio 100% Love Songs
Rádio 100% OldiesRádio 100% Oldies
Rádio 100% DanceRádio 100% Dance
Rádio 100% RockRádio 100% Rock
Rádio 100% InspirationRádio 100% Inspiration
Rádio 100% ClássicaRádio 100% Clássica
Rádio 100% LatinaRádio 100% Latina

AVEIRO BRAGA BRAGANÇA CIÊNCIA CORONAVÍRUS COVID-19 CRIME CRISE DESPORTO ECONOMIA EDUCAÇÃO EMPRESAS ENERGIA FC PORTO FOGOS E INCÊNDIOS FUTEBOL GNR GOVERNO DE PORTUGAL GUARDA GUERRA IMPOSTOS INTERNACIONAL IPMA JUSTIÇA LISBOA METEOROLOGIA NACIONAL PANDEMIA POLÍCIA POLÍCIA JUDICIÁRIA POLÍTICA PORTO PORTUGAL PRIMEIRA LIGA REGIÃO CENTRO REGIÃO NORTE REGIÕES RÚSSIA SAÚDE SAÚDE E BEM-ESTAR SC BRAGA SEGURANÇA SEGURANÇA RODOVIÁRIA SL BENFICA SPORTING CP TECNOLOGIA TRÁS-OS-MONTES UCRANIA VILA REAL VISEU