JORNALONLINE
ECONOMIA & FINANÇAS

GOVERNO MANTÉM DESCONTO NO ISP NO GASÓLEO E GASOLINA

O Governo decidiu manter inalterados, este mês, os descontos no imposto sobre os produtos petrolíferos em 13,1 cêntimos por litro no gasóleo e 15,3 na gasolina e a suspensão da atualização da taxa de carbono, foi hoje anunciado.

Num comunicado hoje divulgado, o Ministério das Finanças refere que decidiu manter “inalterado o desconto no ISP em vigor”, traduzindo-se este “num desconto de 13,1 cêntimos por litro no gasóleo e de 15,3 cêntimos por litro na gasolina”.

“Adicionalmente, face à evolução dos preços dos combustíveis durante o mês de agosto, o Governo mantém inalterada a suspensão parcial da atualização da taxa de adicionamento sobre as emissões de CO2 (taxa de carbono)”, adianta a informação do ministério liderado por Fernando Medina.

Esta manutenção da suspensão da atualização da taxa de carbono interrompe o descongelamento da mesma que tinha sido iniciado em maio.

Conjugadas as várias medidas em vigor e que visam mitigar os preços dos combustíveis, o desconto vai, asism, manter-se nos 23 cêntimos por litro de gasóleo e nos 25 cêntimos por litro de gasolina.

O Ministério das Finanças assinala, contudo, que perante os objetivos ambientais da tributação sobre os combustíveis e os níveis recorde de consumo que se têm vindo a registar, “o Governo continuará a avaliar regularmente a evolução do mercado de combustíveis, no quadro de uma convergência gradual do peso dos impostos sobre os combustíveis em Portugal com a média da Zona Euro”.

Além de o consumo de combustíveis ter atingido nos primeiros sete meses deste ano o recorde da última década, com o mês de julho a registar uma subida homóloga de 10%, o Ministério das Finanças nota que a tributação dos combustíveis em Portugal “está abaixo da média ponderada da Zona Euro: 6% no gasóleo e 4% na gasolina”.

Recorde-se que entre as medidas em vigor está o desconto no ISP equivalente a uma descida da taxa do IVA dos 23% para 13%, bem como a compensação, através do imposto sobre os produtos petrolíferos, da receita adicional do IVA que resulta do aumento do preço dos combustíveis.

Em vigor, durante o mês de setembro, vai ainda manter-se a redução de seis cêntimos por litro na tributação do gasóleo agrícola e a obrigatoriedade de as faturas indicarem o valor do desconto na carga fiscal (ISP+IVA).

Subscreva Gratuitamente o JornalOnline no Google News.

VEJA AINDA:

TRÁS-OS-MONTES: MINISTRO ANUNCIA APOIOS A AFETADOS PELOS INCÊNDIOS

Jornal Online

GOVERNO CRIA LINHA DE CEM MIL EUROS CONTRA TRÁFICO DE SERES HUMANOS

Jornal Online

MIGUEL ALMEIDA CONSIDERA MODELO DA LIVEMODE INSUSTENTÁVEL

Jornal Online

ATAQUES DE LOBOS INTENSIFICAM-SE EM TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO

Jornal Online

GOVERNO CRIA PRESTAÇÃO SOCIAL ÚNICA COM VALOR DE 268,6 EUROS

Jornal Online

DOURO: COMBOIO HISTÓRICO ASSINALA 25 ANOS DE DISTINÇÃO DA UNESCO

Jornal Online

Deixe um comentário