Ligue-se a nós

REGIÕES

AÇORES: ALÍVIO DE MEDIDAS RESTRITIVAS NOS CONCELHOS EM ALTO RISCO

O Governo Regional dos Açores decidiu aliviar as medidas aplicadas aos concelhos em alto risco de transmissão do SARS-CoV-2, tendo em conta o evoluir da vacinação contra a covid-19, anunciou hoje o diretor regional da Saúde.

Online há

em

O Governo Regional dos Açores decidiu aliviar as medidas aplicadas aos concelhos em alto risco de transmissão do SARS-CoV-2, tendo em conta o evoluir da vacinação contra a covid-19, anunciou hoje o diretor regional da Saúde.

“As medidas agora aprovadas são menos restritivas, para alguns níveis de risco, uma vez que contamos com este importante meio de proteção”, adiantou Berto Cabral, acrescentando que já foram administradas nos Açores mais de 100 mil doses de vacinas contra a covid-19 e que o processo de vacinação “tem vindo a acelerar”.

O diretor regional da Saúde, que é o responsável máximo pela Autoridade de Saúde Regional, falava, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, numa conferência de imprensa em que atualizou os níveis de risco de cada concelho e as medidas a aplicar para contenção da covid-19, entre as 00:00 de sábado, dia 22, e as 23:59 de sexta-feira, dia 28.

Há dois concelhos na ilha de São Miguel em alto risco de transmissão do novo coronavírus, Vila Franca do Campo (com 160 novos casos de covid-19 por 100 mil habitantes nos últimos sete dias) e Nordeste (com 101 novos casos por 100 mil habitantes).

O concelho da Ribeira Grande, também na ilha de São Miguel, apresentou nos últimos sete dias 339 novos casos por 100 mil habitantes, mas tendo em conta que existe “uma situação muito localizada e preocupante na vila de Rabo de Peixe” serão aplicadas medidas mais restritivas apenas nessa localidade, ficando o resto do concelho em médio risco.

Ainda na ilha de São Miguel, o concelho da Povoação fica sujeito a medidas de baixo risco e os concelhos de Ponta Delgada e Lagoa a medidas de muito baixo risco, à semelhança do que acontece nas restantes ilhas do arquipélago.

Com as alterações agora introduzidas, passam a ser permitidas visitas a utentes de lares de idosos e casas de saúde “em todos os níveis de risco”.

Também volta a ser permitido o regime presencial em todos os níveis de ensino e a abertura de creches, jardins de infância e ateliês de tempos livres nos concelhos de alto risco, exceto em situações determinadas pela Autoridade de Saúde Regional.

Os estabelecimentos de restauração em concelhos de alto risco veem o horário de funcionamento alargado até às 20:00, mas têm de respeitar uma “lotação máxima de um terço” e uma “capacidade máxima por mesa de quatro pessoas, salvo se pertencerem ao mesmo agregado familiar”.

Os cafés e outros estabelecimentos de bebidas “continuarão encerrados”, mas ginásios e piscinas voltam a poder funcionar.

A proibição de circulação na via pública passa a vigorar, neste nível de risco, apenas “entre as 21:00 e as 05:00 do dia seguinte”, salvo as exceções previstas na lei, e a atividade comercial passa a encerrar também às 21:00.

Apesar do alívio de medidas no nível de alto risco, a vila de Rabo de Peixe vai manter as medidas mais restritivas implementadas na semana passada, exceto no que diz respeito aos restaurantes, que passam a funcionar de acordo com as regras definidas para os concelhos de alto risco.

“Durante os últimos sete dias com a identificação de 97 novos casos, esta freguesia encontra-se numa situação de calamidade pública, com uma taxa de incidência de 1.094 casos por 100 mil habitantes”, justificou Berto Cabral.

Assim, vai continuar proibida a circulação na via pública, em qualquer horário, na vila de Rabo de Peixe, salvo nas exceções previstas na lei, e não serão permitidas visitas a utentes em lares de idosos e casas de saúde.

As creches e jardins de infâncias continuarão encerradas e as escolas funcionarão em regime de ensino à distância, exceto no primeiro e segundo ano e nas disciplinas sujeitas a exame nacional no 11.º e 12º anos.

Estão ainda cancelados todos “os eventos de natureza cultural ou de convívio social alargado” e suspensas as atividades desportivas de treino e competição.

Os Açores têm atualmente 239 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus que provoca a doença covid-19, dos quais 234 em São Miguel, quatro na Terceira e um em São Jorge.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados na região 5.279 casos de infeção, tendo ocorrido 4.880 recuperações e 32 mortes. Saíram do arquipélago sem terem sido dadas como curadas 79 pessoas e 49 apresentaram comprovativo de cura anterior.

A avaliação do nível de risco nos Açores tem por base um modelo alemão, de semáforos, e é calculado em função do número de novos casos de covid-19 por 100 mil habitantes num período de sete dias.

Existem cinco níveis de risco: muito baixo (menos de 25 casos por 100 mil habitantes), baixo (entre 25 e 49 casos por 100 mil habitantes), médio (entre 50 a 74 casos por 100 mil habitantes), médio alto (entre 75 e 99 casos por 100 mil habitantes) e alto (mais de 100 casos por 100 mil habitantes).

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.419.488 mortos no mundo, resultantes de mais de 164,8 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 17.014 pessoas dos 843.729 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Publicidade

HELPO, EU CONSIGNO EU CONSIGO, IRS 2024
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

REGIÕES

SINTRA: JOSÉ CASTELO-BRANCO DETIDO POR SUSPEITAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

A Guarda Nacional Republicana deteve hoje a figura do “jet-set” José Castelo-Branco por suspeitas de violência doméstica contra a mulher Betty Grafstein, informou à agência Lusa fonte da corporação.

Online há

em

A Guarda Nacional Republicana deteve hoje a figura do “jet-set” José Castelo-Branco por suspeitas de violência doméstica contra a mulher Betty Grafstein, informou à agência Lusa fonte da corporação.

Segundo a mesma fonte, José Castelo-Branco vai ser ainda hoje presente ao juiz de instrução criminal para primeiro interrogatório judicial.

Na semana passada, a Procuradoria-Geral da República (PGR) indicou que o Ministério Público (MP) abriu uma investigação sobre alegados crimes de violência doméstica contra a figura do “jet-set” Betty Grafstein por parte do marido, José Castelo-Branco.

“Confirma-se a receção da denúncia aludida. A mesma deu origem a inquérito que se encontra em investigação na Secção Integrada de Violência Doméstica de Sintra, do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) Regional de Lisboa”, referiu a PGR, na altura.

De acordo com várias notícias, a denúncia deste crime público foi enviada ao MP por profissionais médicos do Hospital da Cuf de Cascais, onde norte-americana Betty Grafstein, de 95 anos, se encontra internada há cerca de duas semanas com uma fratura no fémur e ferimentos no braço esquerdo, tendo sido a própria a contar os incidentes aos profissionais de saúde, alegando que o marido a teria empurrado.

Entretanto, José Castelo-Branco já veio desmentir qualquer agressão e dizer que as denúncias de violência doméstica contra a mulher, com quem está casado há quase 30 anos, “são ridículas”.

LER MAIS

REGIÕES

PORTO: JUDICIÁRIA DETEVE LÍDER DE REDE CRIMINOSA DE TRÁFICO DE DROGA

A Polícia judiciária (PJ) está a realizar hoje na zona do Porto uma operação em “larga escala” de combate ao tráfico de droga, que prevê a detenção de cerca de 10 suspeitos, incluindo o líder desta rede criminosa.

Online há

em

A Polícia judiciária (PJ) está a realizar hoje na zona do Porto uma operação em “larga escala” de combate ao tráfico de droga, que prevê a detenção de cerca de 10 suspeitos, incluindo o líder desta rede criminosa.

Fonte judicial explicou à agência Lusa que o alegado líder desta rede internacional de tráfico de droga é um ex-PSP, conhecido por ‘Joca’, acrescentando que a mesma seria das mais importantes a atuar neste momento no país.

Segundo a mesma fonte, o estupefaciente seria importado “em grandes quantidades” da América Latina para venda e comercialização na região norte do país, sobretudo no Grande Porto.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
LINHA CANCRO

DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL

MAIS LIDAS