JORNALONLINE
NACIONAL

APA CONSIDERA ABUSIVA PROIBIÇÃO DE CHAPÉUS-DE-SOL EM PRAIAS CONCESSIONADAS

O presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Lacasta, afirmou esta tarde que a imposição de restrições ao uso de chapéus-de-sol próprios por parte dos veraneantes em áreas frente a concessões é abusiva e carece de fundamento legal. Em declarações feitas hoje, o responsável máximo da APA garantiu que a agência irá publicar, ainda durante esta semana, uma nota de esclarecimento detalhada para pôr fim às dúvidas e aos conflitos que têm surgido em várias praias do país.

A polémica instalou-se após relatos de utentes que foram impedidos de se instalarem com o seu próprio equipamento de sombra em zonas adjacentes ou frontais às áreas exploradas por concessionários. Lacasta sublinhou que a praia é um domínio público marítimo e que as concessões conferem o direito à exploração de serviços, mas não a exclusividade do espaço de areal em detrimento do uso comum dos cidadãos.

A APA pretende, com a nova diretiva, harmonizar os direitos dos concessionários com as liberdades dos banhistas, assegurando que o acesso e a permanência na praia permanecem democráticos. O presidente da agência reforçou que as regras devem ser claras para evitar situações de tensão entre nadadores-salvadores, concessionários e o público em geral, garantindo que o espaço público não pode ser privatizado de forma indevida sob o pretexto da prestação de serviços de aluguer de toldos e espreguiçadeiras.


Redação

Subscreva Gratuitamente o JornalOnline no Google News.

VEJA AINDA:

GNR DETEVE 173 SUSPEITOS DE INCÊNDIO FLORESTAL DESDE O INÍCIO DE 2026

Jornal Online

QUERCUS CRITICA FALTA DE DIÁLOGO NA REESTRUTURAÇÃO DA APA E DO ICNF

Jornal Online

LISTA DE ESPERA PARA CIRURGIA NO SNS SUPERA OS 278 MIL UTENTES

Jornal Online

PRIMEIRA LIGA: GONÇALO PACIÊNCIA ELEITO MELHOR JOGADOR DE AGOSTO

Jornal Online

ANTROP ALERTA PARA RISCO NO TRANSPORTE PÚBLICO COM FIM DO APOIO AO GASÓLEO

Jornal Online

PS VAI ABSTER-SE NA MOÇÃO DE CENSURA DO CHEGA AO GOVERNO

Jornal Online

Deixe um comentário