JORNALONLINE
ECONOMIA & FINANÇAS

AUTORIDADE TRIBUTÁRIA RECUPERA MAIS DE 500 MILHÕES DE EUROS EM IMPOSTOS

A Autoridade Tributária e Aduaneira concluiu uma das maiores campanhas extraordinárias de saneamento e recuperação de créditos fiscais da última década, conseguindo arrecadar mais de quinhentos milhões de euros em impostos em falta no decurso do primeiro quadrimestre do presente ano civil.

A operação massiva de cobrança coerciva e regularização voluntária incidiu maioritariamente sobre grandes devedores empresariais e contribuintes particulares com elevados patrimónios líquidos que acumulavam processos de litígio fiscal pendentes nos tribunais administrativos.

O sucesso financeiro da campanha decorreu da ativação em larga escala de novas ferramentas digitais de cruzamento automatizado de dados patrimoniais e bancários, permitindo aos serviços de inspeção do Ministério das Finanças detetar com elevada precisão e rapidez ativos financeiros ocultos.

Os serviços centrais emitiram milhares de ordens automáticas de penhora de rendimentos, depósitos bancários e bens imóveis, forçando a esmagadora maioria dos contribuintes faltosos a aderir a planos de pagamento faseados ou à liquidação integral imediata das dívidas registadas.

Paralelamente ao esforço de cobrança, o saneamento da carteira de créditos permitiu à Autoridade Tributária e Aduaneira proceder à eliminação definitiva e ao arquivo administrativo de cerca de um vírgula dois mil milhões de euros em dívidas antigas consideradas incobráveis.

O balanço fiscal aponta para uma otimização estrutural na gestão de processos pendentes, reduzindo os níveis de litigiosidade nos tribunais do Estado e reforçando a eficácia dos mecanismos de controlo aduaneiro.


Redação

Subscreva Gratuitamente o JornalOnline no Google News.

VEJA AINDA:

COMBUSTÍVEIS: GASÓLEO SOBE QUATRO CÊNTIMOS E GASOLINA DESCE SEIS

Jornal Online

GNR DETEVE 173 SUSPEITOS DE INCÊNDIO FLORESTAL DESDE O INÍCIO DE 2026

Jornal Online

QUERCUS CRITICA FALTA DE DIÁLOGO NA REESTRUTURAÇÃO DA APA E DO ICNF

Jornal Online

PETRÓLEO SUPERA 100 DÓLARES COM TENSÃO GEOPOLÍTICA – CRISE

Jornal Online

LISTA DE ESPERA PARA CIRURGIA NO SNS SUPERA OS 278 MIL UTENTES

Jornal Online

BENFICA LIDERA AVALIAÇÃO DAS SOCIEDADES DESPORTIVAS DA LIGA PORTUGUESA

Jornal Online

Deixe um comentário