JORNALONLINE
ECONOMIA & FINANÇAS

COMÉRCIO ONLINE: UE APROVA TAXA DE TRÊS EUROS PARA ENCOMENDAS ABAIXO DE 150 EUROS

A União Europeia aprovou formalmente o fim da isenção de direitos aduaneiros para pequenas encomendas de valor inferior a 150 euros. A medida, ratificada pelo Conselho da UE, visa combater a concorrência desleal perante os vendedores europeus e responder ao crescimento exponencial do comércio eletrónico, que em 2024 registou a entrada de 4,6 mil milhões de remessas no mercado comunitário — 91% das quais provenientes da China.

Até que o novo sistema de dados aduaneiros esteja operacional (previsivelmente em 2028), os Estados-membros aplicarão uma taxa fixa provisória de três euros por cada categoria de artigo em encomendas inferiores a 150 euros. Esta nova regra, que entra em vigor a 1 de julho de 2026, estipula que o valor seja calculado por categoria de produto. Por exemplo, uma encomenda que contenha vestuário de materiais distintos (como seda e lã) será taxada em seis euros, por representar duas categorias pautais diferentes.

A reforma prevê ainda a criação de uma autoridade aduaneira comunitária para supervisionar o futuro centro de dados. Segundo o Conselho da UE, o novo regime terá um impacto positivo no orçamento da União e nas finanças públicas nacionais, uma vez que parte das receitas cobradas será retida pelos Estados-membros para cobrir custos de cobrança. Esta taxa é independente do IVA já aplicado e da eventual taxa de manuseamento que continua sob discussão no Parlamento Europeu.


Redação

Subscreva Gratuitamente o JornalOnline no Google News.

VEJA AINDA:

DOURO: COMBOIO HISTÓRICO ASSINALA 25 ANOS DE DISTINÇÃO DA UNESCO

Jornal Online

CABAZ ALIMENTAR SOBE PARA 253 EUROS E ACUMULA ALTA DE 4,82% EM 2026

Jornal Online

COTAÇÕES DO DIA: QUARTA-FEIRA 29 DE JULHO DE 2026

Jornal Online

QUERCUS ACUSA GOVERNO DE ATRASAR ESCLARECIMENTOS SOBRE RENOVÁVEIS

Jornal Online

SINDICATO DOS IMPOSTOS CRITICA GOVERNO POR RECUO NAS RENDAS ILEGAIS

Jornal Online

DOURO: CRISE NO SETOR VITIVINÍCOLA AGRAVA-SE COM CANCELAMENTOS

Jornal Online

Deixe um comentário