JORNALONLINE
NACIONAL

CRISE NA HABITAÇÃO “PRENDE” JOVENS A CASA DOS PAIS ATÉ QUASE AOS 30 ANOS

Os jovens portugueses saem da casa dos pais, em média, aos 28,9 anos de idade, sendo os sétimos que mais tarde o fazem em toda a União Europeia. Os dados, divulgados esta terça-feira pelo Eurostat, confirmam o forte impacto da crise da habitação na emancipação da juventude em Portugal, que se torna independente quase três anos mais tarde do que a média europeia (26,2 anos).

No ‘ranking’ da emancipação tardia, Portugal surge atrás de países como a Croácia (líder, com 31,3 anos), a Eslováquia e vizinhos mediterrânicos como a Grécia, Itália e Espanha. No extremo oposto, estão os países nórdicos, com os jovens na Finlândia, Dinamarca e Suécia a saírem de casa por volta dos 21 anos.

“Numa altura em que os custos da habitação estão constantemente em debate público, os dados mostram que os jovens são um pouco mais afetados”, observa o Eurostat. Em Portugal, 8,4% dos jovens entre os 15 e os 29 anos vivem em agregados familiares com uma taxa de sobrecarga dos custos da habitação, ou seja, que gastam mais de 40% do seu rendimento disponível na casa.

A situação é particularmente grave em centros urbanos como Lisboa e Porto, onde a falta de oferta, a especulação imobiliária e a pressão do turismo têm feito disparar os preços. O Governo português tem implementado medidas de apoio e a própria Comissão Europeia reconhece os desafios, preparando um plano de resposta para a habitação a preços acessíveis.


Versão Rádio:


Rádio Regional | JornalOnline

Subscreva Gratuitamente o JornalOnline no Google News.

VEJA AINDA:

COMBUSTÍVEIS: GASÓLEO SOBE QUATRO CÊNTIMOS E GASOLINA DESCE SEIS

Jornal Online

GNR DETEVE 173 SUSPEITOS DE INCÊNDIO FLORESTAL DESDE O INÍCIO DE 2026

Jornal Online

RANGEL CONSIDERA AMEAÇAS HÍBRIDAS DA RÚSSIA EXTREMAMENTE INQUIETANTES

Jornal Online

QUERCUS CRITICA FALTA DE DIÁLOGO NA REESTRUTURAÇÃO DA APA E DO ICNF

Jornal Online

GD CHAVES REFORÇA DEFESA COM O INTERNACIONAL MEXICANO NÉSTOR ARAUJO

Jornal Online

CHAVES: ESPANHA NÃO AUTORIZA PROVAS DO “RALI DA ÁGUA”

Jornal Online

Deixe um comentário