Ligue-se a nós

MAGAZINE

DIA DE PORTUGAL: PORQUE SE COMEMORA O DIA 10 DE JUNHO ?

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas celebra a data de 10 de Junho de 1580, data da morte de Camões, sendo também este o dia dedicado ao Anjo Custódio de Portugal. Este é também o dia da Língua Portuguesa, do cidadão nacional e das Forças Armadas.

Online há

em

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas celebra a data de 10 de Junho de 1580, data da morte de Camões, sendo também este o dia dedicado ao Anjo Custódio de Portugal. Este é também o dia da Língua Portuguesa, do cidadão nacional e das Forças Armadas.

Durante o Estado Novo, de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, era celebrado como o Dia da Raça: a raça portuguesa ou as portuguesas e os portugueses.

Na fotografia, Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República de Portugal, nas comemorações do 10 de Junho.


ORIGENS DO 10 DE JUNHO:

Na sequência dos trabalhos legislativos após a Proclamação da República Portuguesa de 5 de Outubro de 1910, foi publicado um decreto em 12 de Outubro estipulando os feriados nacionais. Alguns feriados foram eliminados, particularmente os religiosos, de modo a diminuir a influência social da igreja católica e laicizar o Estado.

Neste decreto ficaram consignados os feriados de 1 de Janeiro, Dia da Fraternidade Universal; 31 de Janeiro, que evocava a revolução falhada no Porto, e portanto foi consagrado aos mártires da República; 5 de Outubro, Dia dos heróis da República; 1 de Dezembro, o Dia da Autonomia (Restauração da Independência) e o Dia da Bandeira; e 25 de Dezembro, que passou a ser considerado o Dia da Família, laicizando a festa religiosa do Natal.

O decreto de 12 de Junho dava ainda a possibilidade de os concelhos escolherem um dia do ano que representasse as suas festas tradicionais e municipais.

Com a entrada em vigor da Constituição de 1933, todas estas leis ficaram sem efeito.


O DIA DE CAMÕES:

Luís Vaz de Camões representava o génio da pátria na sua dimensão mais esplendorosa, significado que os republicanos atribuíam ao 10 de Junho, apesar de nos primeiros anos da república ser um feriado exclusivamente municipal. Com o 10 de Junho, os republicanos de Lisboa tentaram invocar a glória das comemorações camonianas de 1880, uma das primeiras manifestações das massas republicanas em plena monarquia.

Na fotografia, a estátua a Luís Vaz de Camões.


O DIA DA RAÇA E DIA DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS:

O 10 de Junho começou a ser particularmente exaltado com o Estado Novo, o regime instituído em Portugal em 1933 sob a direcção de António de Oliveira Salazar. Foi a partir desta época que o dia de Camões passou a ser festejado a nível nacional. A generalização dessas comemorações deveu-se bastante à cobertura dos meios de comunicação social.

Durante o Estado Novo, o 10 de Junho continuou sendo o Dia de Camões. O regime apropriou-se de determinados heróis da república, não no sentido laico que os republicanos pretendiam, mas num sentido nacionalista e de comemoração colectiva histórica e propagandística.

Até ao 25 de Abril de 1974, o 10 de Junho era conhecido como o Dia de Camões, de Portugal e da Raça, este último epíteto criado por Salazar na inauguração do Estádio Nacional do Jamor em 1944. A partir de 1963, o 10 de Junho tornou-se numa homenagem às Forças Armadas Portuguesas, numa exaltação da guerra e do poder colonial. Com uma filosofia diferente, a Terceira República converteu-o no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em 1978. Desde o ano 2013 a comunidade autónoma da Extremadura espanhola festeja também este dia.


O DIA DO SANTO ANJO DA GUARDA DE PORTUGAL:

A pedido do rei D. Manuel I de Portugal, o Papa Júlio II instituiu em 1504 a festa do «Anjo Custódio do Reino» cujo culto já seria antigo em Portugal. O pedido terá sido feito ao papa Leão X e este autorizou a sua realização no terceiro Domingo de Julho. A sua devoção quase desapareceu depois do séc. XVII, mas seria restaurada mais tarde, em 1952, quando mandada inserir no Calendário Litúrgico português pelo Papa Pio XII, para comemorar o Dia de Portugal no 10 de Junho.

Terá surgido pela primeira vez na Batalha de Ourique, e a sua devoção deu uma tal vitória às forças de D. Afonso Henriques sobre os invasores muçulmanos que lhe deu a oportunidade de autoproclamar-se rei de Portugal.

Nas suas Memórias, a Irmã Lúcia contou ainda que, entre abril e outubro de 1916, nas aparições de Fátima, teria já aparecido um anjo aos três pastorinhos, por três vezes, duas na Loca do Cabeço, no lugar dos Valinhos, e outra junto ao poço do quintal de sua casa, chamado o Poço do Arneiro, no lugar de Aljustrel, em Fátima, convidando-os à oração e penitência, e afirmando ser o “Anjo da Paz, o Anjo de Portugal”.

Na fotografia, Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República de Portugal, nas comemorações do 10 de Junho.

Fonte: WIKIPÉDIA

Publicidade

HELPO, EU CONSIGNO EU CONSIGO, IRS 2024
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

MAGAZINE

GUIA B2B PARA MAXIMIZAR PARCERIAS COM EMPRESAS DE TRABALHO TEMPORÁRIO

De acordo com os dados da APESPERH (Associação Portuguesa das Empresas do Setor Privado de Emprego e de Recursos Humanos), atualmente, existem em Portugal mais de 100 mil trabalhadores temporários.

Online há

em

De acordo com os dados da APESPERH (Associação Portuguesa das Empresas do Setor Privado de Emprego e de Recursos Humanos), atualmente, existem em Portugal mais de 100 mil trabalhadores temporários.

Este número acaba não só por mostrar a consolidação do trabalho temporário enquanto importante modelo laboral, como também na mitigação do estigma em relação a este tipo de contrato por parte da comunidade que se acaba por consubstanciar em melhor legislação e numa maior e melhor compreensão das vantagens do trabalho temporário traz para as empresas.

Se a sua empresa está a precisar de mão-de-obra extra durante um limitado período de tempo, mas ainda não sabe que vantagens lhe traz uma parceria com uma empresa de trabalho temporário, siga este guia B2B.

O que são parcerias B2B com Empresas de Trabalho Temporário?

Para que, em termos de mão-de-obra, as necessidades da sua empresa sejam satisfeitas com o máximo proveito para si e proteção para o trabalhador contratado, é importante que o recurso a trabalho temporário seja feito através da intermediação de uma empresa de recursos humanos especializada nesta modalidade laboral.

Além de um processo de seleção profundo e ajustado às necessidades específicas da sua empresa, uma parceria estratégica B2B com uma empresa de trabalho temporário vai permitir a criação de oportunidades de crescimento às partes envolvidas, nomeadamente em termos de vendas, concretização de prazos, aumento da produtividade e reconhecimento da parte do mercado.
Tudo isto, em troca de uma compensação financeira residual em comparação com os gastos que uma organização iria ter se tivesse a seu cargo todo processo relacionado com o recrutamento, formação e processamento salarial.

Quando considerar o recurso a Trabalho Temporário?

Por norma, os melhores momentos para a sua empresa recorrer a uma empresa de trabalho temporário estão relacionados com:

  • Aumento do volume de trabalho;
  • Prazos de entrega curtos;
  • Substituição de trabalhadores (inadequação à função, licença de maternidade, doença prolongada, processos disciplinares, etc.);
  • Aumento da produtividade (o recurso a trabalho extraordinário têm custos financeiros acrescidos para a empresa e provoca um cansaço excessivo sobre os trabalhadores);
  • Lançamento de um novo produto, serviço ou entrada num novo ramo de atividade.
  • Aumento do número de clientes (negócios de restauração que operam de forma sazonal, por exemplo).

Vantagens do Trabalho Temporário para as Empresas

Como já afirmamos anteriormente, o recrutamento temporário para empresas oferece-lhe um vasto leque de vantagens que vão permitir ao seu negócio crescer e ganhar uma maior agilidade no mercado.

Por exemplo, caso a sua empresa estabeleça uma parceria com a Work Supply, esta agência de trabalho temporário com uma ampla experiência em Portugal irá tomar em mãos todo o processo de recrutamento e seleção dos trabalhadores necessários sem que isso tenha custos acrescidos ou exija grandes burocracias.

Isto é apenas a “ponta do iceberg”, já que ao procurar e selecionar os trabalhadores que a sua empresa necessita com rapidez e qualidade, o seu negócio poderá atender a mais encomendas ou maior fluxo de clientes permitindo-lhe, consequentemente, aumentar as vendas, cimentar a sua posição no mercado e obter uma vantagem competitiva sobre os seus concorrentes diretos.

Assim, entre as vantagens do estabelecimento de uma parceria com uma empresa de trabalho temporário como a Work Supply, encontramos:

  • Um menor custo e tempo no recrutamento e seleção de novos trabalhadores;
  • Acesso a trabalhadores mais qualificados;
  • Menor burocracia envolvida em todo o processo, já que a Work Supply tratará de todo o processo de contratação, processamento de salários e substituição de trabalhadores que se revelam inadequados para a função;
  • Usufrui de uma rápida solução para uma necessidade sazonal e/ou pontual;
  • Oferta de um grande número de trabalhadores num curto espaço de tempo;
  • Ausência de preocupação com os necessário exames médicos, já que é a Work Supply quem se encarrega disso;
  • Garantia de que a produção não será interrompida durante períodos de maior volume de encomendas.

Custo dos Serviços Temporários

Os custos dos serviços de contratação temporária de trabalhadores variam em função da remuneração horária bruta (taxa horária) que a sua empresa irá pagar ao trabalhador temporário.

Depois de a empresa comunicar este valor à agência, esta, como empregadora do trabalhador temporário, irá aplicar um coeficiente de faturação sobre o salário bruto que, por norma, varia entre 1,71 e 2,5 e está dependente de fatores como a posição que o trabalhador vai ocupar, a duração do contrato de trabalho ou o grau de especialização.

LER MAIS

MAGAZINE

DICAS DE ESTILO: CONJUNTOS FEMININOS PARA O DIA-A-DIA

“O que vestimos é a forma como nos apresentamos ao mundo, especialmente hoje, quando os contatos humanos são tão rápidos. Moda é linguagem instantânea”, Miuccia Prada.

Online há

em

“O que vestimos é a forma como nos apresentamos ao mundo, especialmente hoje, quando os contatos humanos são tão rápidos. Moda é linguagem instantânea”, Miuccia Prada.

Como bem diz a designer-chefe da icônica casa Prada, a roupa que vestimos no dia-a-dia comunica o que somos e o que vimos de forma instantânea, mas há algo mais que se esconde debaixo de uma guarda-roupa feminino: o desejo de conforto e estilo.

Para ajudá-la a conseguir o look que deseja e fazer do seu dia-a-dia um passeio de bom gosto, tome notas destes conjuntos femininos que prometem revolucionar a forma como se apresenta ao mundo.

Dicas de estilo: conjuntos femininos para o dia-a-dia

Livres, leves, exigentes e cheias de criatividade, assim são as mulheres do séc. XXI, mulheres que esperam, acima de tudo, sentirem-se bem na sua pele ao longo de todo o dia, independentemente de este ser passado na faculdade, no escritório ou em viagem.

Conforto e estilo são, assim, as palavras-chave destas dicas de Moda feminina que temos para si e que vamos passar a apresentar.

Começamos com as riscas, uma das principais tendências em matéria de conjuntos femininos elegantes.

Riscas

Mais grossas ou mais finas, mais ou menos curvas, as riscas vieram para ficar e arrasar.

Por exemplo, na Black Peach, marca de moda feminina 100% portuguesa, vai encontrar um fabuloso conjunto de calças e casacos que a auxiliará a compor um look elegante, moderno e, simultaneamente, confortável.

Além do estilo inconfundível e do toque de arrojo dado pelo seu decote em bico, este conjunto apresenta uma tremenda funcionalidade, já que as calças oferecem-lhe bolsos na parte da frente e na parte de trás.

Numa mescla entre o formal e o casual, pode ainda encontrar, nesta marca de roupa online, uma variação deste conjunto em que o casaco é substituído por um entusiasmante colete, também ele com um design onde as riscas são donas e senhoras do estilo.

Uma última palavra para um outro conjunto, desta feita às riscas coloridas perfuradas, que lhe confere um look leve e estival.

Estampados florais

Com o aproximar do verão e o sol a começar a brilhar com mais intensidade, é altura de dar cor ao seu guarda-roupa com um conjunto feminino casual com estampados florais, marca d’água da estação.

Dos mais esvoaçantes aos mais comedidos, os conjuntos camisa e saia são versáteis e inigualavelmente práticos para quem sai do trabalho em direção a um sunset de final-de-semana.

Colete e calções

Os conjuntos saia-casaco não saíram de moda, mas estão a ser paulatinamente substituídos por conjuntos colete-calções que à sofisticação e elegância exigidas na vida profissional, somam um lado arisco que promete fazer furor em qualquer festa.

Linho

Além de ser um dos tecidos mais amados em Portugal, o linho traz para os conjuntos femininos uma versatilidade a toda a prova, já que à frescura e sofisticação, junta a possibilidade de criação de looks diurnos e noturnos com toda a elegância de que uma mulher empoderada necessita.

Saias largas e compridas

Nenhum guarda-roupa de primavera-verão está completo sem um conjunto t-shirt e saia larga e comprida.
Jovem e confortável, este conjunto casa perfeitamente com umas All-Star para compor um moderno e confortável look para os festivais de verão que se avizinham.

Recortes assimétricos.

O chamado cut-out está na moda e quem beneficia são os conjuntos femininos que, assim, passam a contar com saias e blusas mais leves e curtas, decotes profundos e fendas que preparam qualquer mulher para seduzir e seduzir-se.

YK2

Os anos 90 estão de volta e com eles uma moda que mistura o retrô com o futurista para dar às mulheres conjuntos pop onde as cores vivas, os estampados e os tamanhos reduzidos são palavras de ordem.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
LINHA CANCRO

DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL

MAIS LIDAS