JORNALONLINE
NACIONAL

ELETRICIDADE NO MERCADO REGULADO SOBE 2,7% A PARTIR DE OUTUBRO

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos confirmou um agravamento de 2,7% na tarifa da eletricidade para os consumidores do mercado regulado a partir de outubro. A decisão reflete o aumento dos preços no mercado grossista de energia, justificado pela subida do gás natural e pela menor produção renovável.


Versão Rádio:


A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou um aumento da tarifa da eletricidade no mercado regulado, que ditará uma subida de 2,7% na fatura dos consumidores a partir de outubro. Em termos práticos, para um agregado familiar composto por quatro pessoas, esta atualização tarifária poderá representar um acréscimo de cerca de 2,7 euros mensais.

A ERSE justificou esta revisão em alta com o aumento verificado nos custos de aquisição por parte do Comercializador de Último Recurso. Verificou-se um desvio face à previsão implícita nos preços que se encontram em vigor até ao final de setembro de 2026. Este desvio é um reflexo direto da tendência acentuada de subida dos preços da energia elétrica no mercado grossista.

O regulador sublinhou que a magnitude desta escalada era de difícil antecipação aquando da fixação inicial das tarifas para 2026. A instabilidade internacional e as tensões geopolíticas impulsionaram fortemente o preço do gás natural, o que encareceu a produção de eletricidade. O impacto tornou-se ainda mais percetível durante o terceiro trimestre, período em que a produção de energia através de fontes renováveis tem um menor peso no abastecimento do país, exigindo uma forte dependência da produção térmica convencional.


Redação

Subscreva Gratuitamente o JornalOnline no Google News.

VEJA AINDA:

PORTUGAL É O PAÍS ONDE MENOS SE RECRUTA COM BASE NAS COMPETÊNCIAS

Jornal Online

BRAGANÇA: ESTUDANTES VISITAM AVEIRO NOS 50 ANOS DO PODER LOCAL

Jornal Online

PROPOSTA DO ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2027 FOI ENTREGUE NO PARLAMENTO

Jornal Online

PORTUGAL SOBE AO QUINTO LUGAR DO RANKING MUNDIAL DA FIFA

Jornal Online

BRAGANÇA: MUNICÍPIO ABRE APOIOS PARA ASSOCIATIVISMO LOCAL

Jornal Online

SABROSA: CONCURSO PARA ATRIBUIR 22 HABITAÇÕES EM RENDA APOIADA

Jornal Online

Deixe um comentário