LIGUE-SE A NÓS

O QUE PROCURA ?

REGIÕES

FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO: AUTARQUIA ANUNCIA ABERTURA DO CENTRO INTERPRETATIVO DA BATALHA DE SALGADELA

A Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo prevê abrir em julho, no dia do Feriado Municipal, o Centro Interpretativo da Batalha de Salgadela, travada a 07 de julho de 1664, disse hoje o presidente do município.

blank

A Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo prevê abrir em julho, no dia do Feriado Municipal, o Centro Interpretativo da Batalha de Salgadela, travada a 07 de julho de 1664, disse hoje o presidente do município.

“Neste momento, estamos a ultimar os últimos conteúdos para serem instalados no Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo, por forma a que se possa abrir aquele equipamento, que vai ser uma alavanca muito importante para atração de turismo, no dia 7 de julho, que é o dia do feriado municipal e, por sua vez, o dia em que se realizou a Batalha de Castelo Rodrigo, a Batalha da Salgadela”, disse Carlos Condesso à agência Lusa.

Segundo o autarca, o projeto encontra-se na fase final de instalação dos conteúdos multimédia e o município está a resolver com o empreiteiro os problemas de infiltrações que o edifício apresenta.

“Se tudo correr bem, e se os conteúdos estiverem todos concluídos até à data do dia 7 de julho, a intenção da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo é abrir este Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo”, adiantou.

Carlos Condesso lembrou que o equipamento “está em obra há vários anos” e tem demorado a concretizar-se, sendo a sua abertura uma prioridade para o município.

O autarca reconheceu que o espaço é “uma mais-valia” para o concelho e para todo o território, pois será “mais um atrativo de visita”.

“E, se nós somos ricos em património e em História, este Centro Interpretativo vem dar um contributo, também àquilo que são os equipamentos que conseguem atrair visitantes a este território”, assumiu.

O autarca lembrou que este equipamento cultural vem juntar-se à Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo (considerada recentemente pela Organização Mundial do Turismo como sendo uma das melhores aldeias turísticas do Mundo), ao Museu Judaico, às potencialidades do rio Douro, à Reserva Natural da Faia Brava, ao Parque Natural do Douro Internacional e aos miradouros da Serra da Marofa e da Sapinha, entre outros.

Acrescentou que o novo Centro Interpretativo “torna-se importante” para a região, “porque vem complementar toda uma rede de Centros Interpretativos que já estão em funcionamento” e o Museu do Côa (Vila Nova de Foz Côa).

O projeto “aposta muito” nas novas tecnologias e terá um circuito “muito apelativo” e “muito intuitivo”.

“Os visitantes vão ter áudio guias em várias línguas. Está dotado de tecnologia moderna, para explicar a todos os visitantes o que foi a Batalha de Castelo Rodrigo, sem ser necessário andar um funcionário a acompanhar quem o visita”, explicou.

A intervenção no edifício foi candidatada ao programa Centro 2020 pelo valor de 690 mil euros e obteve uma comparticipação de 586 mil euros, enquanto os conteúdos, adjudicados por 202 mil euros, foram candidatados ao Turismo de Portugal e obtiveram uma comparticipação no valor de 141 mil euros.

A Batalha de Salgadela ocorreu em 7 de julho de 1664, quando as tropas portuguesas, sob o comando de Pedro Jacques de Magalhães, derrotaram os inimigos espanhóis, que procuravam a todo o custo reassumir o domínio de Portugal.

O combate ocorreu próximo da localidade de Mata de Lobos, “existindo no local o Padrão de Pedro Jacques de Magalhães a relatar tal evento”.

“Figueira de Castelo Rodrigo festeja o seu feriado a 7 de julho, dia em que se assinala a Batalha da Salgadela, uma das mais importantes batalhas das Guerras da Restauração”, informa a autarquia na sua página da internet.

Quer comentar ?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

REGIÕES

O presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta reclamou esta segunda-feira a construção da barragem da Ferrarias, um empreendimento considerado de extrema...

REGIÕES

Um agente da PSP foi condenado a uma pena única de seis anos de prisão pela prática de dois crimes de incêndios, explosões e...

REGIÕES

O hospital de Chaves é desde este mês de novembro uma unidade de referenciação para doentes suspeitos de acidente vascular cerebral (AVC), garantindo uma...

REGIÕES

O Tribunal de Leiria condenou hoje pelo crime de peculato uma funcionária pública, que se apropriou de taxas moderadoras, a dois anos e três...

RÁDIO REGIONAL

blank


DESPORTO DIRETO


LINHA CANCRO

RÁDIO REGIONAL


EMISSÃO NACIONAL



ABRIR PLAYER



ABRIR PLAYER




EMISSÃO REGIONAL



ABRIR PLAYER



ABRIR PLAYER



ABRIR PLAYER



ABRIR PLAYER




WEBRÁDIOS TEMÁTICAS



ABRIR PLAYER



ABRIR PLAYER



ABRIR PLAYER



ABRIR PLAYER



ABRIR PLAYER