Ligue-se a nós

NOTÍCIAS

METEOROLOGIA: SEXTA-FEIRA 13 DE FEVEREIRO DE 2026

Veja aqui a informação meteorológica completa para os distritos da região norte de Portugal. A informação disponibilizada é da responsabilidade do IPMA, Weather.com, Meteored e AccuWeather.

Online há

em

Veja aqui a informação meteorológica completa para os distritos da região norte de Portugal. A informação disponibilizada é da responsabilidade do IPMA, Weather.com, Meteored e AccuWeather.


Distrito de Bragança

Para hoje, 13 de fevereiro, em Bragança, o céu estará parcialmente nublado a encoberto, com previsão de chuva moderada. Existe uma probabilidade de 90% de precipitação, com um acumulado de cerca de 12 mm ao longo do dia. O vento soprará de oeste de forma muito forte, com velocidades que variarão entre 35 e 77 km/h. Nas terras altas, as rajadas poderão atingir os 100 km/h. A humidade relativa do ar deverá situar-se entre 63% e 87%.

Temperaturas

  • Hoje (13 Fev): Mínima: 4ºC / Máxima: 9ºC
  • Amanhã (14 Fev): Mínima: 3ºC / Máxima: 9ºC

Alertas e Avisos

Bragança encontra-se sob Aviso Amarelo para Vento, emitido pelo IPMA. Este aviso é válido das 03:00 às 21:00 UTC (correspondendo ao mesmo período em Portugal Continental) de 13 de fevereiro. São esperadas rajadas de vento até 80 km/h, podendo atingir os 100 km/h nas terras altas.


Distrito de Vila Real

Hoje, em Vila Real, o dia será marcado por um tempo instável. Prevê-se precipitação, por vezes forte e persistente, com aguaceiros que poderão ser intensos, especialmente nas serras, e que localmente poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada. O céu estará geralmente nublado a parcialmente nublado, com períodos de chuvas intensas, acumulando até 10.9 mm. O vento soprará forte de oeste, com velocidades médias a rondar os 20 km/h e rajadas que podem atingir entre 72 km/h e 80 km/h, chegando mesmo aos 100 km/h nas terras altas. A humidade relativa do ar será elevada devido à precipitação.

Para as próximas 24 horas, ou seja, amanhã, 14 de fevereiro, espera-se uma melhoria gradual do tempo, com períodos de nuvens e sol e possibilidade de chuvas e chuviscos ocasionais. O vento diminuirá a sua intensidade, soprando moderado de noroeste.

Temperaturas

  • Hoje: Mínima: 5ºC / Máxima: 9ºC
  • Amanhã: Mínima: 2ºC / Máxima: 12ºC

Alertas e Avisos

Estão em vigor os seguintes avisos meteorológicos para o distrito de Vila Real emitidos pelo IPMA:

  • Vento (Amarelo): Rajadas até 80 km/h, podendo atingir 100 km/h nas terras altas, válido desde as 03:00 UTC de hoje, 13 de fevereiro, até às 03:00 UTC de amanhã, 14 de fevereiro.
  • Precipitação (Amarelo): Precipitação persistente e por vezes forte até às 06:00 UTC de hoje, 13 de fevereiro. Aguaceiros, por vezes fortes em especial nas serras, podendo ser de granizo e acompanhados de trovoada, entre as 06:00 UTC e as 18:00 UTC de hoje, 13 de fevereiro.

Distrito do Porto

Para hoje, 13 de fevereiro de 2026, no Porto, espera-se um céu geralmente muito nublado, com a nebulosidade a diminuir gradualmente a partir da tarde. Haverá períodos de chuva, por vezes forte, que passarão a regime de aguaceiros a partir do início da manhã. Estes aguaceiros poderão ser fortes, de granizo e acompanhados de trovoada. O vento soprará moderado (20 a 30 km/h) de oeste/sudoeste, rodando para noroeste a partir da manhã e soprando por vezes forte (até 45 km/h), com rajadas que podem atingir os 80 km/h. A humidade relativa do ar estará em torno de 85%.

Temperaturas

  • Hoje (13 Fev): Mínima: 8ºC / Máxima: 13ºC
  • Amanhã (14 Fev): Mínima: 8ºC / Máxima: 14ºC

Alertas e Avisos

Estão em vigor vários avisos meteorológicos para o Porto, emitidos pelo IPMA:

  • Agitação Marítima:
    • Aviso Amarelo: Entre as 06:00 UTC e as 15:00 UTC de hoje, 13 de fevereiro, com ondas de noroeste de 4 a 5 metros.
    • Aviso Laranja: Entre as 15:00 UTC de hoje, 13 de fevereiro, e as 06:00 UTC de amanhã, 14 de fevereiro, com ondas de noroeste de 5 a 6 metros de altura significativa, podendo atingir 11 metros de altura máxima.
    • Aviso Amarelo: Entre as 06:00 UTC e as 12:00 UTC de amanhã, 14 de fevereiro, com ondas de noroeste de 4 a 5 metros.
  • Precipitação:
    • Aviso Amarelo: Entre as 00:21 UTC e as 06:00 UTC de hoje, 13 de fevereiro, devido a precipitação persistente e por vezes forte.
    • Aviso Amarelo: Entre as 06:00 UTC e as 18:00 UTC de hoje, 13 de fevereiro, devido a aguaceiros, por vezes fortes, especialmente nas serras, podendo ser de granizo e acompanhados de trovoada.
  • Vento:
    • Aviso Amarelo: Entre as 03:00 UTC de hoje, 13 de fevereiro, e as 03:00 UTC de amanhã, 14 de fevereiro, com rajadas até 80 km/h, sendo até 100 km/h nas terras altas.

Estes avisos estão associados a um sistema frontal que trará períodos de chuva, por vezes forte, e vento com rajadas.


Distrito de Braga

Para hoje, 13 de fevereiro de 2026, em Braga, espera-se um céu maioritariamente nublado a parcialmente nublado, com períodos de abertas. Haverá precipitação fraca a moderada durante o dia, com aguaceiros que poderão ser fortes, por vezes de granizo e acompanhados de trovoada, especialmente nas serras, até ao final da tarde. A probabilidade de chuva durante o dia é de cerca de 45%, diminuindo para 15% à noite, quando o céu deverá ficar mais limpo com nuvens periódicas. O vento soprará de noroeste, por vezes forte, com rajadas que poderão atingir os 80 km/h e até 100 km/h nas terras altas. A humidade relativa do ar manter-se-á elevada, a rondar os 84-89%.

Nas próximas 24 horas (para sábado, 14 de fevereiro), o céu estará maioritariamente nublado a parcialmente nublado, com pouca probabilidade de chuva durante o dia, que aumenta para chuva fraca durante a noite. O vento será moderado de norte, com rajadas que podem atingir os 46 km/h.

Temperaturas

  • Hoje: Mínima: 7ºC / Máxima: 12ºC
  • Amanhã: Mínima: 6ºC / Máxima: 13ºC

Alertas e Avisos

O distrito de Braga encontra-se sob os seguintes avisos meteorológicos emitidos pelo IPMA:

  • Precipitação – Amarelo: Aguaceiros, por vezes fortes em especial nas serras, podendo ser de granizo e acompanhados de trovoada, válido entre as 06:00 UTC e as 18:00 UTC de hoje, 13 de fevereiro.
  • Vento – Amarelo: Rajadas até 80 km/h, sendo até 100 km/h nas terras altas, válido entre as 03:00 UTC de hoje, 13 de fevereiro, e as 03:00 UTC de amanhã, 14 de fevereiro.
  • Agitação Marítima – Amarelo: Ondas de noroeste com 4 a 5 metros, válido entre as 06:00 UTC de hoje, 13 de fevereiro, e as 12:00 UTC de amanhã, 14 de fevereiro.

Distrito de Viana do Castelo

Hoje, sexta-feira, em Viana do Castelo, o céu apresenta-se nublado, com uma probabilidade de chuva atual de cerca de 40%. Durante o dia, são esperados períodos de chuva fraca, tornando-se parcialmente nublado à noite. A probabilidade de precipitação diurna é de 45%, diminuindo para 35-40% durante a noite. Prevê-se precipitação persistente e por vezes forte até às 06:00 UTC (hora local 06:00), seguida de aguaceiros, por vezes fortes, especialmente nas serras, podendo ser acompanhados de granizo e trovoada, até às 18:00 UTC (hora local 18:00). O vento soprará com intensidade, com rajadas que podem atingir os 80 km/h, e até 100 km/h nas terras altas. A humidade relativa do ar rondará os 83%.

Temperaturas

  • Hoje: Mínima: 9ºC / Máxima: 12ºC
  • Amanhã: Mínima: 9ºC / Máxima: 12ºC

Alertas e Avisos

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu os seguintes avisos para Viana do Castelo:

  • Precipitação: Aviso Amarelo, válido desde as 00:21 UTC (hora local 00:21) de hoje até às 06:00 UTC (hora local 06:00) para precipitação persistente e por vezes forte. Posteriormente, um novo Aviso Amarelo para precipitação está em vigor das 06:00 UTC (hora local 06:00) até às 18:00 UTC (hora local 18:00) de hoje, devido a aguaceiros, por vezes fortes em especial nas serras, que podem ser de granizo e acompanhados de trovoada.
  • Vento: Aviso Amarelo, em vigor desde as 03:00 UTC (hora local 03:00) de hoje até às 03:00 UTC (hora local 03:00) de sábado, dia 14 de fevereiro, com rajadas que podem atingir os 80 km/h, sendo até 100 km/h nas terras altas.
  • Agitação Marítima: Aviso Amarelo, válido das 06:00 UTC (hora local 06:00) de hoje até às 12:00 UTC (hora local 12:00) de sábado, dia 14 de fevereiro, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

Redação

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *