JORNALONLINE
REGIÕES

MONTALEGRE: JUSTIÇA ANULA VENDA DE TERRENO À LUSORECURSOS

A comunidade local de Rebordelo, em Montalegre, venceu uma importante batalha judicial contra a empresa mineira Lusorecursos, depois de o Tribunal da Relação de Guimarães ter confirmado a anulação da venda de um terreno baldio à companhia. A decisão, a que a agência Lusa teve acesso esta segunda-feira, obriga a empresa a restituir a propriedade aos seus legítimos donos: os compartes da aldeia.

Os juízes desembargadores julgaram “totalmente improcedentes” os recursos apresentados pela Lusorecursos e pelo casal de agricultores que vendeu o terreno, confirmando na íntegra a sentença de janeiro do Tribunal de Vila Real. A Relação considerou que manter a ocupação do terreno pela empresa, sem contrapartidas para a comunidade, criaria “uma situação de grave desequilíbrio”.

A empresa é agora obrigada a retirar todas as suas máquinas, materiais, vedações e escritórios do terreno e a “repor o terreno no estado em que se encontrava”. O tribunal ordenou também o cancelamento do registo de propriedade feito pela Lusorecursos. O casal que efetuou a venda foi ainda condenado por litigância de má-fé.

Esta decisão representa um significativo revés para o polémico projeto de exploração de lítio em Montalegre, que tem enfrentado forte oposição de populares e ambientalistas. Contactada pela Lusa, fonte da Lusorecursos afirmou que a empresa atuou de “boa-fé” e que vai agora analisar a possibilidade de um novo recurso para instâncias superiores.


Versão Rádio:


Redação

Subscreva Gratuitamente o JornalOnline no Google News.

VEJA AINDA:

VALPAÇOS: INCÊNDIO MOBILIZA MAIS DE 400 OPERACIONAIS (ERVÕES)

Jornal Online

DOURO: COMBOIO HISTÓRICO ASSINALA 25 ANOS DE DISTINÇÃO DA UNESCO

Jornal Online

MONTALEGRE: SERRA DO LAROUCO RECEBE OS MELHORES PILOTOS DE PARAPENTE

Jornal Online

MIRANDELA: TRABALHADOR EM ESTADO GRAVE APÓS QUEDA DE TELHADO

Jornal Online

VALPAÇOS: INCÊNDIO MOBILIZA MAIS DE 160 OPERACIONAIS (ERVÕES)

Jornal Online

VILA REAL: HOMEM DETIDO POR POSSE DE ARMAS PROIBIDAS

Jornal Online

Deixe um comentário