Ligue-se a nós

INTERNACIONAL

OPERADORA DE TELECOMUNICAÇÕES DE CABO VERDE ALVO DE CIBERATAQUE

A operadora estatal de telecomunicações cabo-verdiana, CV Telecom, foi alvo de um ciberataque na quinta-feira, que afetou as comunicações móveis em todo o país, avançou hoje a empresa, anunciado que está a investigar o caso juntamente com as autoridades policiais.

Online há

em

A operadora estatal de telecomunicações cabo-verdiana, CV Telecom, foi alvo de um ciberataque na quinta-feira, que afetou as comunicações móveis em todo o país, avançou hoje a empresa, anunciado que está a investigar o caso juntamente com as autoridades policiais.

“A Cabo Verde Telecom foi alvo de uma disrupção na sua rede, iniciada na madrugada de 19 de outubro de 2023, resultante de um ciberataque deliberado e malicioso”, relatou, em comunicado, a empresa, adiantando que “intercetou de imediato” o problema na rede e agiu de forma a identificar e conter os efeitos e repor os serviços.

“Esta situação gerou perturbações nos seguintes serviços: VOIP, atendimento a clientes, televisão e voz móvel. De entre esses serviços, já se restabeleceu a normalidade nos serviços de VOIP e voz móvel”, prosseguiu.

Segundo a empresa, a gravidade do “ato criminoso” implica um “trabalho minucioso” de recuperação, envolvendo os seus técnicos e fornecedores externos.

“O processo de recuperação e consequente estabilização dos serviços afetados irá acontecer progressivamente”, perspetivou a empresa, prometendo repor a normalidade dos serviços “no menor tempo possível” e lamentou “profundamente” os transtornos causados aos clientes.

“Até ao momento, não temos quaisquer indícios de que os dados de clientes tenham sido acedidos e/ou comprometidos”, tranquilizou a operadora, prometendo uma “investigação aprofundada” ao ato, juntamente com as autoridades competentes.

Em julho, a Cabo Verde Telecom realizou a fusão das três empresas do grupo, criando uma marca única, denominada de “Alou”.

A maioria do capital do grupo é detida pelo Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) em 57,9%, contando ainda com a estatal Aeroportos e Segurança Aérea (20%), a Sonangol Cabo Verde (5%), o Estado cabo-verdiano (3,4%) e outros acionistas privados nacionais (13,7%).

Em 26 de novembro de 2020, a Rede Tecnológica Privativa do Estado (RTPE) foi vítima de um ciberataque em larga escala com bloqueio de dados e pedido de resgate (designado ‘ransownware’), que obrigou à suspensão temporária de alguns serviços públicos.

Na altura, o Governo de Cabo Verde investiu mais de 1,8 milhões de euros para reforçar a segurança das redes informáticas do país.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

RÁDIO REGIONAL
RÁDIO ONLINE
DESPORTO DIRETO
SINTONIZADOR RÁDIO REGIONAL

Nacional Digital
Nacional Digital
Nacional DigitalNacional Digital
Nacional Digital HDNacional Digital HD
Vila Real 94.5 FMVila Real 94.5 FM
Chaves 100.2 FMChaves 100.2 FM
Bragança 91.5 FMBragança 91.5 FM
Mirandela 100.2 FMMirandela 100.2 FM

SINTONIZADOR RÁDIO 100%

Rádio 100% Portugal
Rádio 100% Portugal
Rádio 100% PortugalRádio 100% Portugal
Rádio 100% PopularRádio 100% Popular
Rádio 100% BrasilRádio 100% Brasil
Rádio 100% Love SongsRádio 100% Love Songs
Rádio 100% OldiesRádio 100% Oldies
Rádio 100% DanceRádio 100% Dance
Rádio 100% RockRádio 100% Rock
Rádio 100% InspirationRádio 100% Inspiration
Rádio 100% ClássicaRádio 100% Clássica
Rádio 100% LatinaRádio 100% Latina

AVEIRO BRAGA BRAGANÇA CIÊNCIA CORONAVÍRUS COVID-19 CRIME CRISE DESPORTO ECONOMIA EDUCAÇÃO EMPRESAS ENERGIA FC PORTO FOGOS E INCÊNDIOS FUTEBOL GNR GOVERNO DE PORTUGAL GUARDA GUERRA IMPOSTOS INTERNACIONAL IPMA JUSTIÇA LISBOA METEOROLOGIA NACIONAL PANDEMIA POLÍCIA POLÍCIA JUDICIÁRIA POLÍTICA PORTO PORTUGAL PRIMEIRA LIGA REGIÃO CENTRO REGIÃO NORTE REGIÕES RÚSSIA SAÚDE SAÚDE E BEM-ESTAR SC BRAGA SEGURANÇA SEGURANÇA RODOVIÁRIA SL BENFICA SPORTING CP TECNOLOGIA TRÁS-OS-MONTES UCRANIA VILA REAL VISEU