JORNALONLINE
NACIONAL

TRABALHADORES DO FISCO MANTÊM GREVE PORQUE PROTESTO NÃO É CONTRA QUESTÕES FINANCEIRAS

O Sindicato dos Trabalhadores do Impostos (STI) vai manter a greve marcada para 01 a 05 de dezembro, já que esta foi convocada para contestar a falta de regulamentação da legislação das carreiras e não por questões financeiras.

“Está em causa a regulamentação do novo regime das Carreiras Especiais da Autoridade Tributária e Aduaneira (…), a abertura do concurso para transição das carreiras subsistentes, a abertura de todos os procedimentos concursais anunciados em 2019, a conclusão dos concursos e mobilidades pendentes há mais de dois anos e o reforço dos quadros das carreiras especiais com a abertura de concurso externo”, refere o STI numa nota enviada aos sócios.

Em causa estão questões que não dependem de aprovação do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), refere a mesma nota, acentuando que o Governo se mantém em funções “e tem as competências e legitimidade para o fazer, pois mantém todos os seus poderes, nomeadamente o legislativo”.

O STI lembra ainda que esta greve é também um protesto “contra a crescente degradação do funcionamento AT [Autoridade Tributária e Aduaneira]”, bem como a “deficiente gestão de Recursos Humanos” ou ainda a robotização das funções inspetivas.

Na origem da greve está também a “falta de condições para prestar um bom e eficaz serviço no apoio ao cumprimento, no controlo da fronteira externa da União Europeia e na prevenção, investigação e combate à fraude e evasão fiscais e aduaneiras”.

Várias estruturas sindicais tinham agendado greves para o mês de novembro, mas o chumbo na proposta do OE2022 levou a que algumas decidissem desconvocá-las.

Subscreva Gratuitamente o JornalOnline no Google News.

VEJA AINDA:

ALIJÓ: LOJA DO CIDADÃO PASSA A INTEGRAR AUTORIDADE TRIBUTÁRIA

Jornal Online

COMBUSTÍVEIS: GASÓLEO DESCE 5,5 CÊNTIMOS E GASOLINA SOBE 1,5 CÊNTIMOS

Jornal Online

CGTP EXIGE RETIRADA DE SUBSÍDIO SOCIAL DE DESEMPREGO DA PSU

Jornal Online

FISCO INICIA LIQUIDAÇÃO DE IMPOSTOS SOBRE NEGÓCIO DAS BARRAGENS DA EDP

Jornal Online

BARRAGENS: QUERCUS EXIGE PAGAMENTO DE IMI E DENUNCIA DISCRIMINAÇÃO FISCAL

Jornal Online

BARRAGENS: FINANÇAS INVOCA SIGILO SOBRE 335 MILHÕES DE IMPOSTOS DA EDP

Jornal Online

Deixe um comentário