JORNALONLINE
EFEMÉRIDES

29 DE SETEMBRO: TROPAS NAZIS INICIAM FUZILAMENTO EM MASSA EM BABI YAR (1941)

A vinte e nove de setembro de mil novecentos e quarenta e um, forças de ocupação alemãs deram início à execução em massa de dezenas de milhares de judeus na ravina de Babi Yar, nos arredores de Kiev, naquele que se tornou um dos mais mortíferos episódios de fuzilamento durante a Segunda Guerra Mundial.


A vinte e nove de setembro de mil novecentos e quarenta e um, as forças armadas do Terceiro Reich e destacamentos de segurança deram cumprimento a uma diretiva de extermínio contra a comunidade judaica de Kiev. Após a tomada da capital ucraniana, cartazes oficiais ordenaram que toda a população judaica comparecesse num cruzamento designado, com documentos e bens pessoais, sob o pretexto de reinstalação noutra região.

Milhares de civis, maioritariamente mulheres, crianças e idosos, dirigiram-se ao ponto fixado e foram conduzidos até à ravina de Babi Yar, situada nos limites urbanos. No local, foram forçados a despir-se, a entregar todos os valores e a avançar em pequenos grupos em direção ao desfiladeiro, onde fuzileiros das unidades do Sonderkommando 4a, apoiados por forças policiais alemãs, disparavam consecutivamente com armas automáticas.

O procedimento prolongou-se até ao dia seguinte, com os corpos a caírem em camadas sobrepostas no fundo da ravina, posteriormente cobertos com terra e detonados para ocultar as evidências físicas. Registos oficiais alemães contabilizaram trinta e três mil setecentos e setenta e um assassinatos nas primeiras quarenta e oito horas. O local permaneceu ativo durante toda a ocupação militar alemã até finais de mil novecentos e quarenta e três, servindo de vala comum para prisioneiros de guerra soviéticos, doentes e opositores políticos. Babi Yar permanece como um dos marcos fundamentais da documentação forense e jurídica do Holocausto.


Redação

Subscreva Gratuitamente o JornalOnline no Google News.

VEJA AINDA:

13 DE OUTUBRO: O “MILAGRE DO SOL” NA COVA DA IRIA EM FÁTIMA

Jornal Online

COIMBRA ACOLHE ELITE MUNDIAL FEMININA DE POLO AQUÁTICO

Jornal Online

CONSUMO DE COMBUSTÍVEIS SOBE APESAR DE PREÇOS RECORDE

Jornal Online

18 DE SETEMBRO: PRIMEIRA EDIÇÃO DO NEW-YORK DAILY TIMES (1851)

Jornal Online

CERÂMICA E TÊXTIL PEDEM REGRESSO DO “APOIAR GÁS”

Jornal Online

16 DE SETEMBRO: A QUARTA-FEIRA NEGRA DE INGLATERRA (1992)

Jornal Online

Deixe um comentário