Ligue-se a nós

DESPORTO

LIGA DAS NAÇÕES: HISTÓRICO DE RESULTADOS É FAVORÁVEL A PORTUGAL

A seleção portuguesa de futebol venceu os últimos três encontros com a República Checa, o derradeiro já no Grupo A2 da Liga das Nações, sendo que jogará sábado pela primeira vez como visitada, em Praga.

Online há

em

A seleção portuguesa de futebol venceu os últimos três encontros com a República Checa, o derradeiro já no Grupo A2 da Liga das Nações, sendo que jogará sábado pela primeira vez como visitada, em Praga.

Depois do fim da Checoslováquia, que se dividiu em República Checa e Eslováquia, em 1992, Portugal caiu no primeiro embate com os checos, por 1-0, nos quartos de final do Europeu de 1996, disputado em Inglaterra, mas depois respondeu com duas vitórias, também em fases finais do campeonato da Europa.

Os comandados do brasileiro Luiz Felipe Scolari triunfaram por 3-1 na segunda jornada da fase de grupos do Euro2008, na Suíça, e, quatro anos depois, o conjunto liderado por Paulo Bento ganhou por 1-0 nos ‘quartos’, na Polónia.

Depois destes três encontros em fases finais de Europeus, as duas formações só se voltaram a encontrar na atual edição da Liga das Nações e Portugal somou o terceiro triunfo consecutivo, ao vencer em Alvalade por 2-0, em 21 de junho.

Em encontro da terceira jornada da fase de grupos, e após um empate em Espanha (1-1) e uma goleada à Suíça (4-0), o ‘onze’ de Fernando Santos venceu os checos sem problemas, com dois golos de ‘rajada’ ainda na primeira parte.

João Cancelo inaugurou o marcador, aos 33 minutos, e Gonçalo Guedes fechou o resultado, aos 38, sendo que nenhum dos dois jogadores poderá jogar no sábado em Praga, o primeiro devido a castigo (dois amarelos) e o segundo porque não foi convocado.

Portugal alinhou com Diogo Costa na baliza, uma defesa com João Cancelo, Pepe, Danilo Pereira e Raphaël Guerreiro, um meio-campo com Rúben Neves, William Carvalho e Bernardo Silva e um ataque com Gonçalo Guedes, Diogo Jota e Cristiano Ronaldo.

Foi o quarto jogo com os checos, num duelo que começou da pior forma para a formação das ‘quinas’, em 1996, num célebre encontro decidido por um ‘chapéu’ do ex-benfiquista Karol Poborsky.

Na primeira aparição da ‘geração de ouro’ do futebol luso – os campeões mundiais de juniores de 1989 e 1991 – numa fase final, Portugal ultrapassou a fase de grupos, perante Croácia, Dinamarca e Turquia, e encontrou a República Checa nos ‘quartos’.

Em Birmingham, em 23 de junho de 1996, os comandados de António Oliveira não conseguiram, porém, evitar a eliminação e a culpa principal foi de Poborsky, que, aos 53 minutos, fez um magnífico ‘chapéu’ a Vítor Baía, afastando Portugal.

Portugal ‘tombou’ dessa vez, face a um conjunto que acabaria por perder a final com a Alemanha (1-2, com um ‘golo de ouro’ de Oliver Bierhoff), mas ‘respondeu, e em dose dupla, batendo os checos nos Europeus de 2008 e 2012.

Em 2008, o encontro aconteceu na segunda jornada da fase de grupos, em Genebra, em 11 de junho, e Portugal assegurou desde logo o apuramento para os ‘quartos’, ao vencer a República Checa por 3-1, depois de já ter superado a Turquia por 2-0.

Deco deu vantagem à seleção das ‘quinas’, logo aos oito minutos, Libor Sionko restabeleceu a igualdade, aos 17, mas, na segunda parte, o ‘onze’ de Scolari chegou ao triunfo, com golos de Cristiano Ronaldo, aos 63, e Ricardo Quaresma, aos 90+1.

A seleção das ‘quinas’ ficou-se pelos ‘quartos’, ao perder com a Alemanha por 3-2, enquanto os checos não ultrapassaram a fase de grupos, já que foi a Turquia que acompanhou Portugal no apuramento, como segunda do Grupo A.

No Europeu seguinte, em 2012, as duas seleções voltaram a encontrar-se, mas desta vez num embate a eliminar, nos quartos de final, em Varsóvia, na Polónia.

Após superar o Grupo B, com Alemanha (0-1), Dinamarca (3-2) e Países Baixos (2-1), a formação das ‘quinas’ derrotou os checos por 1-0, em 21 de junho, graças a um tento de Cristiano Ronaldo, apontado já perto do final do encontro, aos 79 minutos.

Antes destes três jogos, Portugal mediu forças em 10 ocasiões com a Checoslováquia – a República Checa é herdeira dos seus resultados -, somando três vitórias, quatro empates e três derrotas, com sete golos marcados e 11 sofridos.

O quinto encontro entre Portugal e a República Checa, da quinta jornada do Grupo A2 da Liga das Nações 2022/23, está marcado para sábado, na Fortuna Arena, em Lisboa, a partir das 19:45 (em Lisboa), com arbitragem do sérvio Srdjan Jovanovic.

Publicidade

HELPO, EU CONSIGNO EU CONSIGO, IRS 2024
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

DESPORTO

BENFICA VENCE SPORTING E CONQUISTA TAÇA DA LIGA FEMININA PELA QUARTA VEZ

O Benfica conquistou hoje a Taça da Liga feminina de futebol pela quarta vez, depois de vencer na final o Sporting por 1-0, num jogo decidido com um golo de Chandra Davidson.

Online há

em

O Benfica conquistou hoje a Taça da Liga feminina de futebol pela quarta vez, depois de vencer na final o Sporting por 1-0, num jogo decidido com um golo de Chandra Davidson.

No Estádio do Restelo, a avançada canadiana marcou o único golo da partida aos 83 minutos, um minuto depois de ter entrado em campo, garantindo a conquista do troféu para as ‘encarnadas’.

O Benfica venceu quatro das cinco edições da Taça da Liga feminina, juntando o título hoje conseguido aos obtidos em 2019/20, 2020/21 e 2022/23, enquanto em 2021/22 foi o Sporting de Braga que triunfou, numa final frente às ‘encarnadas’.

Já as ‘leoas’ disputaram a final da Taça da Liga pela segunda vez, mas continuam sem nenhuma vitória na competição.

LER MAIS

DESPORTO

JOSÉ MOURINHO CONSIDERA PORTUGAL UM DOS FAVORITOS A VENCER O EURO2024

O treinador de futebol José Mourinho englobou, hoje, Portugal no lote das três seleções favoritas a vencer o Campeonato da Europa, que se disputa este ano, na Alemanha.

Online há

em

O treinador de futebol José Mourinho englobou, hoje, Portugal no lote das três seleções favoritas a vencer o Campeonato da Europa, que se disputa este ano, na Alemanha.

“Para mim, Portugal, França e Inglaterra são as três seleções mais fortes. Podem haver surpresas, mas, olhando para a qualidade dos jogadores, têm tudo para ganhar”, disse o técnico.

O treinador, de 61 anos, que está sem clube desde que deixou o comando dos italianos da Roma, em janeiro, confessou ter tido um convite para orientar a seleção e não descartou essa possibilidade.

“Tive a possibilidade de treinar a seleção, e foi uma possibilidade muito real. Mas, agora, estamos no Euro com um treinador que tem feito um ótimo trabalho, com uma geração ótima de jogadores e quero que tudo corra muito bem, que é ganhar. Ganhando, ele vai continuar e vão até ao próximo Mundial. Se tiver de acontecer, algum dia vai acontecer”, disse José Mourinho.

O treinador, que hoje esteve nas comemorações dos 40 anos da equipa do Rio Ave, orientada pelo seu pai Félix Mourinho, ter chegado, pela primeira vez, à final da Taça de Portugal, acedeu a comentar o alegado interesse de clubes ingleses no técnico do Sporting, Rúben Amorim.

“Gosto dele como pessoa e treinador. Acho que tem condições para treinar em qualquer liga e clube. Mas está numa liga boa e num grande clube. A decisão é dele e dos clubes que o queiram. Aquilo que fica claro é que gosto da pessoa e do treinador”, afirmou.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
LINHA CANCRO

DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL

MAIS LIDAS