Ligue-se a nós

REGIÕES

VIANA DO CASTELO: CRIANÇAS RECEBEM PRESENTES DO “PAI NATAL”

Há 10 anos que as crianças de um acampamento na freguesia de Darque, em Viana do Castelo, anseiam pela chegada de dezembro para receberem as prendas e o lanche que o Pai Natal carrega nos sacos.

Online há

em

Há 10 anos que as crianças de um acampamento na freguesia de Darque, em Viana do Castelo, anseiam pela chegada de dezembro para receberem as prendas e o lanche que o Pai Natal carrega nos sacos.

Afesta natalícia, que não se realizou presencialmente durante a pandemia de covid-19, repetiu-se hoje e “encheu de alegria” os rostos de 50 crianças com menos de 11 anos que, para chegarem à igreja evangelista do acampamento de pessoas de étnia cigana, onde foram distribuídas as prendas e servido um lanche, tiveram de vencer poças de água da chuva e lama.

Jacira Monteiro, de 11 anos, filha de Rosário, ajudava a mãe a transportar o saco de prendas para distribuir por mais quatro irmãos que aguardaram em casa por causa da chuva.

Gosta muito da festa de Natal “não só pelos presentes”, mas também pelo convívio que se vive no acampamento.

“É muito bom. As pessoas comunicam, falam umas com as outras pessoas”, afirmou.

Aluna do sexto ano de escolaridade, Jacira gosta “muito de estudar música” e, quando for grande, quer ser “cantora evangélica”.

“Não é só porque o meu pai é o pastor da igreja do acampamento, mas porque gosto muito de cantar”, referiu.

Além da prenda que hoje recebeu, gostava de ter outro presente, mas ainda não decidiu o que pedir ao Pai Natal.

Ao lado, a mãe, orgulhosa do desembaraço da filha, enalteceu a iniciativa promovida há 10 anos pelo secretariado da Mobilidade Humana da Diocese de Viana do Castelo, com o apoio da Cáritas Diocesana, Colégio do Minho e do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, entre outras instituições.

“Os miúdos ficam contentes por saberem que vão receber presentes”, referiu Rosário Monteiro.

Aos 34 anos tem cinco filhos. Jacira é a mais velha e o mais novo tem 18 meses.

“É uma casa abençoada. Com tantos filhos, dois príncipes e três princesas, é uma casa cheia de alegria”, adiantou.

Rosário nasceu em Aveiro e veio para o acampamento quando casou com o seu “príncipe encantado”, Paulo Monteiro, de 38 anos.

É pastor evangelista protestante do acampamento há oito anos. Além do serviço religioso na barraca que funciona como igreja, Paulo trabalha “com as crianças e idosos e com casais”.

“Tentamos ajudar e socorrer quem está a passar por necessidades, quem está doente. O pastor tem de acompanhar espiritualmente essas pessoas. Há certos casos em que a comunidade e a igreja se juntam para dar o que chamamos de avios, uma cesta com alimentos básicos”, contou.

O pastor garantiu que a festa de Natal para as crianças “tem um peso grande” nas suas vidas e é um momento “sempre muito ansiado”.

“Quando se aproxima o Natal, as crianças perguntam se vão receber prendas. Para muitas crianças, infelizmente, é a única prenda que vão receber”, lamentou.

A matriarca ‘dona Branca”, já internada num lar, foi a primeira a instalar-se, há mais de 50 anos, no acampamento das Alminhas, como é localmente conhecido, situado na margem esquerda do rio Lima.

Atualmente, tem cerca de 70 barracas e, mais de 50 agregados familiares, num total de mais de 150 pessoas a residirem em construções, sobretudo em madeira, “sem condições de habitabilidade”.

No terreno, com uma área 3,5 hectares, as construções, “que no inverno são frias e metem água da chuva e, no verão, são quentes”, ocupam cerca de um hectare.

“Temos a promessa de construção de blocos de apartamentos para nós. Esperamos que esse projeto venha a acontecer. Temos filhos e famílias que estão em extrema necessidade”, atirou Paulo Monteiro.

Em outubro, a Câmara de Viana do Castelo aprovou a adjudicação da empreitada de construção de 60 novas casas, por quase oito milhões de euros.

A construção da urbanização municipal do Carvalhal é financiada pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), vai beneficiar 60 agregados, “permitindo a transformação das atuais construções abarracadas do acampamento das Alminhas”.

Paulo Monteiro afirmou que a “preocupação de muitas pessoas” é saber como vão “conseguir pagar as casas que vão ser construídas, pagar água e a luz”.

“A Câmara já nos apresentou o projeto, mas ainda nos falta mais informação”, observou.

Ana Costa, voluntária do secretariado da Mobilidade Humana da Diocese de Viana do Castelo também não sabe como será a festa de Natal de 2024.

Com a construção das novas casas, a iniciativa que acompanha há 10 anos poderá vir a realizar-se em moldes diferentes, mas para esta voluntária o “importante” é “levar alegria” às crianças.

“Há senhoras que há 10 anos vinham receber as prendas e agora já trazem os filhos”,contou.

Fernanda Torre é natural da Colômbia e vive em Viana do Castelo há oito anos. Hoje, pela primeira vez, ajudou a fazer a festa de Natal das crianças do acampamento.

“Sinto uma alegria muito grande por ver a felicidade na carinha das crianças e por poder partilhar um bocadinho de nós com eles”, disse emocionada.

O coro de jovens da igreja onde Paulo Monteiro é pastor retribuiu as prendas e o lanche da festa de Natal com um espetáculo de canto religioso.

“Foi surpreendente. Fiquei muito grata”, observou Fernanda.

Publicidade

HELPO, EU CONSIGNO EU CONSIGO, IRS 2024
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

REGIÕES

PORTO: FREGUESIA DE RAMALDE PEDE MAIS POLÍCIA DEVIDO A “ONDA DE ASSALTOS”

A presidente da Junta de Freguesia de Ramalde, no Porto, defendeu hoje a necessidade de a PSP ser reforçada face à “onda de assaltos contínua” e de se reabrir uma esquadra “para garantir a segurança” dos mais de 38.000 habitantes.

Online há

em

A presidente da Junta de Freguesia de Ramalde, no Porto, defendeu hoje a necessidade de a PSP ser reforçada face à “onda de assaltos contínua” e de se reabrir uma esquadra “para garantir a segurança” dos mais de 38.000 habitantes.

Em declarações à Lusa, a presidente da junta de freguesia, Patrícia Rapazote, afirmou que, apesar de ter aumentado, o número de efetivos da PSP “não é suficiente” para garantir policiamento nas ruas.

“São necessários mais efetivos”, defendeu, dizendo que recebe frequentemente queixas de moradores e de comerciantes a propósito da “onda de assaltos contínua”.

“Roubam tudo o que encontram pelo caminho”, referiu.

Em Ramalde, que, segundo os Censos de 2021, é a segunda freguesia com mais população do concelho do Porto já chegaram a existir três esquadras da PSP (Pinheiro Manso, João de Deus e Francos), mas atualmente só existe uma, a Esquadra do Viso.

“Temos quase 39 mil habitantes, temos três estações de metro, temos quatro agrupamentos de escolas e uma zona industrial imensa. A população flutuante é imensa e quase que dobra a população residente. Neste momento, temos uma esquadra, que não tem o efetivo na totalidade, e um carro patrulha que ainda não está 24 sob 24 horas”, detalhou.

Face à “onda de assaltos”, Patrícia Rapazote salientou a necessidade de se abrirem “mais esquadras”, sobretudo na zona de Pinheiro Manso, onde vários moradores se juntaram para criar uma associação e alertar as entidades públicas, como a Câmara do Porto e o Ministério da Administração Interna, para o aumento da criminalidade.

À Lusa, a autarca afirmou que a junta tem promovido a limpeza da via pública, o reforço da iluminação e a vedação de casas devolutas, que eram sobretudo ocupadas por toxicodependentes, apesar de tais medidas não serem suficientes para assegurar a segurança da população.

“O importante é dar dignidade e sensação de segurança a todos”, observou, salientando que, através da criação da associação, os moradores passam a ter “uma voz mais ativa e representatividade”.

A par do reforço dos efetivos e esquadras da PSP, Patrícia Rapazote salientou a importância do sistema de videovigilância, que opera desde junho de 2023 na cidade, ser alargado a Ramalde.

“Era muito importante, não como uma substituição da PSP, mas como uma ferramenta útil e de auxílio aos profissionais”, observou, dizendo que o sistema poderia também ser dissuasor da criminalidade.

Na quarta-feira, em declarações à Lusa, João Pedro Mortágua, morador na zona de Pinheiro Manso desde 2009, contou que há cerca de um mês os assaltos, realizados “sobretudo por toxicodependentes”, são diários.

“Estão tão desorientados que qualquer objeto que roubem lhes dá mais cinco euros para consumirem droga”, afirmou.

Além de assaltarem carros, também roubam tampas de esgotos, grelhas de sarjetas, telhas e placas de zinco, como aconteceu a um vizinho de João.

Alegadamente, estes objetos e materiais são posteriormente vendidos a um sucateiro que existe nas proximidades daquela freguesia.

“Não há um dia em que não exista um assalto”, observou o morador, acrescentando que “o nível de degradação social, violência e insegurança é imenso”.

Em outubro de 2023, o Comando Metropolitano da PSP do Porto adiantava que a criminalidade violenta e grave naquela zona do Porto tinha aumentado comparativamente a 2022, bem como o número de detenções relacionadas com o tráfico de estupefacientes.

No entanto, a criminalidade geral participada diminuiu, tendo sido participados 358 crimes em 2022 e 323 em 2023.

LER MAIS

REGIÕES

BRAGANÇA: GNR LOCALIZA IDOSO DESAPARECIDO DO HOSPITAL

O homem de 70 anos que desapareceu do Hospital de Bragança na quarta-feira foi localizado pela GNR na Autoestrada A4 entre São Pedro e Samil, no concelho de Bragança, disse hoje à Lusa fonte da Guarda.

Online há

em

O homem de 70 anos que desapareceu do Hospital de Bragança na quarta-feira foi localizado pela GNR na Autoestrada A4 entre São Pedro e Samil, no concelho de Bragança, disse hoje à Lusa fonte da Guarda.

Segundo a GNR o septuagenário foi localizado por volta das 17h00 de hoje na A-4, e aparentava estar bem de saúde, sendo depois conduzido à unidade hospitalar de Bragança.

As autoridades concentraram as buscas com principal incidência em Bragança e no trajeto que liga esta cidade a Sendim, numa distância de cerca de 100 quilómetros.

Uma filha do idoso disse à Lusa que o pai, residente em Sendim, no concelho de Miranda do Douro, foi transportado de ambulância pelos bombeiros locais até ao hospital de Bragança, onde entrou ao início da noite de terça-feira, no serviço de urgência, com vários ferimentos no rosto e que a família não tinha notícias do familiar desde as 14:00 de quarta-feira.

Num esclarecimento solicitado pela Lusa, a Unidade Local de Saúde do Nordeste, entidade gestora do Hospital de Bragança, avançou que, ao início da tarde de quarta-feira, o doente “abandonou, por sua livre vontade, o Serviço de Urgência, munido dos seus pertences, apesar de interpelado por diversas vezes para permanecer no Serviço”, quando se mostrava “consciente, colaborante e orientado no tempo e espaço e, portanto, capaz de tomar as suas decisões autonomamente”.

Face a esta situação, a ULS Nordeste esclareceu que de imediato foram avisadas as autoridades competentes, assim como a respetiva família do doente, conforme protocolado internamente.

A ULS referiu que o homem, “ao início da noite de terça-feira, deu entrada no referido Serviço de Urgência”, vítima de uma queda na via pública e entrou “sem critérios clínicos de gravidade”.

Segundo a ULS, o doente foi prontamente atendido, avaliado e tratado, tendo sido efetuados todos os procedimentos necessários à sua estabilização e recuperação.

Por indicação clínica, o doente ficou em observações no Serviço de Urgência, acrescentou.

A família do septuagenário indicou que apresentou uma participação pelo desaparecimento do septuagenário no posto da GNR de Sendim.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
LINHA CANCRO

DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL

MAIS LIDAS