Ligue-se a nós

DESPORTO

BOAVISTA FC NA LISTAGEM DOS MAIORES DEVEDORES DE IMPOSTOS – INVESTIGAÇÃO

O Boavista Futebol Clube – Clube e SAD – arriscam ora insolvência ora exclusão das Competições Profissionais da Liga. Uma rigorosa investigação jornalística da Rádio Regional tem revelado o lado mais sombrio do emblema da Pantera. O cerco aperta, e depois da festa regressamos à realidade que promete cenas dos próximos capítulos.

Online há

em

Na fotografia Gérard Lopez (acionista maioritário do BFC) e Fary Fye (novo Presidente da Direcção).

O Boavista Futebol Clube – Clube e SAD – arriscam ora insolvência ora exclusão das Competições Profissionais da Liga. Uma rigorosa investigação jornalística da Rádio Regional tem revelado o lado mais sombrio do emblema da Pantera. O cerco aperta, e depois da festa regressamos à realidade que promete cenas dos próximos capítulos.


A INVESTIGAÇÃO – PUBLICAÇÕES ANTERIORES:

BOAVISTA EM INCUMPRIMENTO ARRISCA INSOLVÊNCIA E EXCLUSÃO DA LIGA 

BOAVISTA FC: DEPOIS DO “CONTROLO SALARIAL” UM NOVO PEDIDO DE INSOLVÊNCIA


DA “MANUTENÇÃO” À REALIDADE:

A “propaganda” fez o seu trabalho e um VAR “atento” devolveu a manutenção às Panteras no último segundo, mas a verdade é que com ou sem “verificação de salários” o Boavista FC – Clube e SAD – são devedores à Autoridade Tributária e à Segurança Social, tal como a investigação da Rádio Regional revelou.

O Boavista FC (Clube) que dia 29-04-2024 se apresentou a Processo Especial de Revitalização (PER) tem na sua longa lista de credores credores a Autoridade Tributária, Segurança Social, Empresas Municipais, Associação de Andebol do Porto, Parvaloren (BPN), Somague, GoldEnergy, EDP Serviço Universal, Águas do Porto e várias empresas/fornecedores e ex-funcionários.

Sobre o PER fonte da Segurança Social adiantou à Rádio Regional no passado dia 16 de maio “nesta fase processual e até homologação [do plano de revitalização] o devedor mantém-se em incumprimento“, ou seja, à data de hoje [16 de maio] o BFC continua formalmente em incumprimento.

A Segurança Social é credora do BFC. Sobre a regularização de dívidas prometida por Fary “Sem prejuízo de outras diligências processuais e executivas, pode o devedor a qualquer momento promover o pagamento voluntário das quantias em dívida, não podemos afirmar que não estejam em curso diligências nesse sentido, mas neste dia [16] a entidade em causa [BFC] não tem formalmente a sua situação regularizada” garantiu fonte da Segurança Social.

No passado dia 9 de maio o tribunal nomeou a Administradora Judicial Provisória, Maria Clarisse da Silva Barros, com todo “direito de acesso à sede e às instalações empresariais da empresa e de proceder a quaisquer inspeções e a exames, designadamente dos elementos da sua contabilidade. A empresa [BFC] fica obrigada a fornecer-lhe todas as informações necessárias ao desempenho das suas funções” pode ler-se no despacho assinado por Juiz de Direito a que a Rádio Regional teve acesso.

EM SUMA, O BFC (CLUBE) JÁ NÃO DEPENDE DE SI, MAS DAQUILO QUE OS CREDORES VENHAM A DECIDIR, ENTRE OS QUAIS EX-TRABALHADORES, AUTORIDADE TRIBUTÁRIA E A SEGURANÇA SOCIAL.

O Boavista FC (SAD) que também já passou por um PER em 2018 foi recentemente alvo de nove pedidos de insolvência por parte de credores (o último a 16 de maio) entre os quais trabalhadores (inclui atletas e/ou treinadores). A Rádio Regional pediu esclarecimentos ao BFC (Clube e SAD) “vamos cumprir com todas as exigências do Licenciamento de Competições Profissionais da Liga Portugal” assegurou o clube no passado dia 16 de maio.

A investigação da Rádio Regional apurou que até 16 de maio o BFC, Clube e SAD, não cumpriam com alguns dos Critérios Financeiros exigíveis aos clubes no Manual de Licenciamento das Competições Profissionais 2024/2025, nomeadamente a inexistência de dívidas ao Estado (Segurança Social e/ou Autoridade Tributária), um Critério Financeiro que não tem uma relação direta com a “Verificação de Salários de Março e Abril”.


O (IN)CUMPRIMENTO DOS CRITÉRIOS DA LIGA:

O Manual de Licenciamento das Competições Profissionais 2024/2025 define um conjunto de “critérios” exigíveis aos clubes que cumprindo outros critérios desportivos possam inscrever-se nas Competições Profissionais. Mereceu a nossa atenção jornalística a investigação ao cumprimento dos Critérios Financeiros que se dividem por duas fases:

  • Documentação exigida na FASE 1 deve ser entregue até 31 de março de 2024.
  • Documentação exigida na FASE 2 deve ser entregue até 15 de maio de 2024.

Em ambas as fases, os clubes estão obrigados a fazer prova da inexistência de dívidas a funcionários (inclui atletas e treinadores), a outras Sociedades Desportivas e ao Estado (Autoridade Tributária e/ou Segurança Social).

Os clubes estão ainda obrigados à exibição das respetivas “Certidões comprovativas da regularidade da situação contributiva da CANDIDATA, quer perante a Autoridade Tributária, quer perante a Segurança Social” tal como se pode ler na página 31 a 38 do respetivo Manual de Licenciamento.

Parece inequívoco que o regulamento determina que até dia 15 de maio o BFC deveria fazer prova, entre outras obrigações, da inexistência de dívidas à Segurança Social e Autoridade Tributária.

A INVESTIGAÇÃO DA RÁDIO REGIONAL APUROU QUE PELO MENOS DIA 21 DE MAIO (ONTEM) AINDA SE MANTINHAM MAIS DE 5 MILHÕES DE EUROS EM DÍVIDA À AUTORIDADE TRIBUTÁRIA, COLOCANDO O BOAVISTA NA LISTA DOS MAIORES DEVEDORES DE IMPOSTOS DE PORTUGAL.

A Rádio Regional questionou a Autoridade Tributária sobre a inclusão de contribuintes na Listagem de Devedores “A decisão de inclusão de todos os contribuintes que figurem nas presentes listas de devedores foi precedida das medidas cautelares necessárias à garantia do rigor da informação prestada, em que avultaram a certificação das dívidas e a audição prévia sobre os pressupostos dessa inclusão.” esclareceu.

O titular dos dados pode exercer os seus direitos de acesso, retificação (nomeadamente do seu posicionamento nas listas), eliminação ou limitação do tratamento, se entender que a sua inclusão foi indevida, designadamente por inexistência das dívidas, declaração de prescrição ou prestação de garantia em virtude de processo de reclamação graciosa, impugnação judicial e oposição à execução fiscal, além de pagamento a prestações legalmente autorizado, para o que poderá requerer e obter a todo o tempo a imediata eliminação do seu nome das referidas listas.” esclareceu a Autoridade Tributária, remetendo para informação disponibilizada no Portal das Finanças.


E AGORA ?

Os clubes estão ainda obrigados à exibição das respetivas “Certidões comprovativas da regularidade da situação contributiva da CANDIDATA, quer perante a Autoridade Tributária, quer perante a Segurança Social” até ao dia 15 de maio, tal como se pode ler da página 31 à 38 do respetivo Manual de Licenciamento.

Até 03 de junho poderão os clubes suprir eventuais deficiências relativas à documentação exigida nos prazos estipulados.

A Liga pronuncia-se até 28 de junho sobre os clubes admitidos nas Competições Profissionais, podendo os visados recorrer para o Tribunal Arbitral do Desporto em caso de diferendo.

Porém os especialistas em Direito Desportivo dividem-se quanto à “supressão” de eventuais deficiências mas todos concordam, o BFC está agora com um pé fora da Primeira Liga.

Os advogados com quem a Rádio Regional falou consideram por unanimidade que até 3 de junho os clubes podem suprir deficiências relativas à documentação exigida em sede de inscrição dos “clubes candidatos” até 15 de maio, porém, divergem quanto aos limites das deficiências nomeadamente “no que toca à prova de inexistência de dívidas ao estado [Autoridade Tributária e Segurança Social] as certidões devem estar dentro prazo de validade e emitidas com data igual ou anterior a 15 de maio (…) ainda que tais certidões venham a ser juntas no prazo excecional até 3 de junho” esclarecem.

Confrontado com estes novos factos, o Boavista recusou-se a qualquer comentário e/ou esclarecimento.


Vítor Fernandes

Publicidade

HELPO, EU CONSIGNO EU CONSIGO, IRS 2024
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

DESPORTO

EURO 2024: PORTUGAL PARTIU PARA A ALEMANHA COM APOIO DOS ADEPTOS

A seleção portuguesa de futebol partiu hoje rumo à Alemanha, onde vai disputar o Euro2024, que arranca na sexta-feira e decorre até 14 de julho, perante o carinho das dezenas de adeptos que a aguardavam.

Online há

em

A seleção portuguesa de futebol partiu hoje rumo à Alemanha, onde vai disputar o Euro2024, que arranca na sexta-feira e decorre até 14 de julho, perante o carinho das dezenas de adeptos que a aguardavam.

Os 26 comandados do selecionador Roberto Martínez cumpriram uma viagem rápida desde a Cidade do Futebol, em Oeiras, onde haviam realizado uma sessão de trabalho pela manhã, até ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, de onde partiram rumo ao aeroporto de Munster, na Alemanha.

A comitiva nacional chegou ao aeroporto lisboeta pouco depois das 14:00, num percurso de breves minutos durante o qual alguns jogadores concederam autógrafos e fotografias aos adeptos que aguardavam a sua passagem.

Os jogadores Cristiano Ronaldo, António Silva, João Neves, João Palhinha, Bernardo Silva, Rafael Leão, Pepe, Rúben Dias e Diogo Jota travaram a sua marcha por breves instantes para conviver com o público nacional e retribuir o carinho recebido, juntando-se em seguida ao restante grupo para seguir viagem.

Chegada à Alemanha, a seleção portuguesa vai depois seguir rumo a Marienfeld, local onde está instalado o ‘quartel-general’ luso durante o torneio, estando previsto que chegue ao hotel pelas 20:30 locais (19:30 em Lisboa).

No Euro2024, Portugal vai disputar o Grupo F, juntamente com República Checa (18 de junho, em Leipzig), Turquia (22, em Dortmund) e Geórgia (26, em Gelsenkirchen).

LER MAIS

DESPORTO

BOAVISTA FC: JUSTIÇA E TRANSPARÊNCIA “A LIGA NÃO PODE IGNORAR” – CONSTANTIN PANAGOPOULOS

O Boavista FC (Clube e SAD) continuam envoltos num futuro incerto. Se por um lado o Clube está a contas com um PER em que mais uma vez os credores decidem o futuro do Bessa, por outro lado a SAD com vários pedidos de insolvência, dividas ao Estado, funcionários, atletas, e um PER alegadamente em incumprimento não consegue criar condições que possibilitem a permanência da Pantera nas competições profissionais. Clube, SAD e mais recentemente uma “moribunda” SGPS, todos, sem exceções, devedores à Autoridade Tributária. Constantin Panagopoulos, investidor do Portimonense SAD reage e pede justiça e transparência num cenário de incumprimentos que “A Liga não pode ignorar“.

Online há

em

O Boavista FC (Clube e SAD) continuam envoltos num futuro incerto. Se por um lado o Clube está a contas com um PER em que mais uma vez os credores decidem o futuro do Bessa, por outro lado a SAD com vários pedidos de insolvência, dívidas ao Estado, funcionários, atletas, e um PER alegadamente em incumprimento não consegue criar condições que possibilitem a permanência da Pantera nas competições profissionais. Clube, SAD e mais recentemente uma “moribunda” SGPS, todos, sem exceções, devedores à Autoridade Tributária.

Constantin Panagopoulos, investidor do Portimonense SAD reage e pede justiça e transparência num cenário de incumprimentos que “A Liga não pode ignorar“.


A INVESTIGAÇÃO JORNALÍSTICA – VEJA AINDA:

BOAVISTA FC: JAIME PACHECO E OUTROS TRABALHADORES PENHORAM A “PANTERA”

BOAVISTA FC NA LISTAGEM DOS MAIORES DEVEDORES DE IMPOSTOS

BOAVISTA FC: DEPOIS DO “CONTROLO SALARIAL” UM NOVO PEDIDO DE INSOLVÊNCIA

BOAVISTA EM INCUMPRIMENTO ARRISCA INSOLVÊNCIA E EXCLUSÃO DA LIGA


O CENÁRIO É “NEGRO” DA COR DA PANTERA

Quando em abril a Rádio Regional iniciou uma investigação jornalística ao universo boavisteiro por fortes indícios de incumprimento dos Critérios Financeiros exigíveis à inscrição de clubes nas provas profissionais, verificamos uma realidade que ultrapassou todas as suspeitas.

É um mar de dívidas ao qual nada nem ninguém parece escapar. De PER em PER o Clube tem dívidas que ascendem a 96 milhões. A SAD segue pelo mesmo diapasão com mais de 50 milhões de euros em dívidas de PER em PER em 2018 e 2020, ambos em situação de incumprimento.

Só à Autoridade Tributária as dívidas da SAD ascendiam a 17 milhões a que somam 6 milhões à Segurança Social.

Feitas as contas, o Estado (por via da AT e SS) reclama da SAD e do Clube mais de 25 milhões entre impostos e contribuições. A Rádio Regional sabe que, pelo menos formalmente, o Boavista SAD e Clube, ambos, continuam devedores à Autoridade Tributária, constando na presente data na Lista de Devedores à Autoridade Tributária no escalão mais elevado (devedores acima de 5 milhões de euros).

A Somague é credora de 53 milhões ainda da reconstrução do Estádio do Bessa sobre o qual tem garantias hipotecárias.

Uma longa lista de funcionários e atletas reclamam ao Clube e SAD boavisteira créditos já reconhecidos pelos tribunais. Até Jaime Pacheco, o respeitável “mister” que conquistou o único título de Campeão Nacional pelo Boavista reclama agora mais de 680 mil euros, resultado, mais uma vez de um PER incumprido.

Outros funcionários e atletas reclamam da SAD créditos de centenas de milhares de euros e motivou pelo menos 8 pedidos de insolvência de pessoa coletiva em mais de 30 funcionários/atletas em situação de incumprimento salarial.

Bancos Montepio Geral, Novo Banco, BPI, 321 Crédito, BCP  e Parvalorem são também, credores do Bessa em vários milhões de euros. Fornecedores de energia tais como EDP Serviço Universal e GoldEnergy exigem aproximadamente 100 mil euros.

Operadoras de telecomunicações tal como a NOS e a MEO exigem aproximadamente 10 mil euros de créditos. Tal como a propria Federação Portuguesa de Futebol e Liga de Futebol profissão são credores do BFC (SAD e Clube).

Outros clubes, tais como  Beira-Mar, FC Stoke City e FC Paços de Ferreira figuram na listagem de 196 credores do PER em alegado incumprimento.

Os incumprimentos levaram a FIFA a impedir o Boavista de inscrever jogadores.

Nem a limpeza escapa ao incumprimento de 1.405 euros.


O “INVESTIDOR” QUE NÃO É CONSENSUAL

A Rádio Regional ouviu vários associados do BFC onde as opiniões sobre Gérard Lopez não parecem ser consensuais. Em 2021 Gérard Lopez comprou o Boavista FC (SAD) por via da sociedade “Jogo Bonito SARL” foi entretanto alvo de uma investigação da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que considerou o negócio como “opaco”.

A Rádio Regional confrontou a Liga de clubes perante estes factos, e sobre quais as iniciativas que tomou em prol da transparência, ao qual não respondeu.

Associados apontam o dedo a Gérard Lopez e perguntam “onde ele esteve estes dois anos ? (…) deixou o Boavista à sua sorte dois anos“. Coincidência ou não os anos em que alegados desentendimentos entre Vítor Murta e Gera (também assim conhecido) as contas degradam-se consideravelmente apesar dos dados recorde de público no Estádio.

O investidor que agora controla dos destinos da “Pantera” parece não ter deixado saudades em França tendo sido afastado do Lille (clube francês) alegadamente por dívidas entre 130 e 200 milhões a investidores.


CREDORES CONTESTAM PAGAMENTOS “ILEGAIS”

Com as contas penhoradas em consequência dos vários processos executivos ao BFC SAD os credores confrontam-se agora com pagamentos a dinheiro de montantes superiores ao permitido por lei e à margem das contas bancárias do BFC.

A lei 92/2017 estabelece os limites de pagamentos em numerário que variam entre 1.000 e 3.00 euros. O caso de sujeitos passivos de IRS ou IRC o limite de pagamento a dinheiro é de 1.000 euros.

Credores do BFC que pediram anonimato, fizeram chegar várias fotografias e outros registos à Rádio Regional, onde são confrontados com pagamentos feitos a dinheiro vivo numa sala com “maços de notas” contra assinatura de uma declaração onde não consta a forma de pagamento.

Fotografia captada por credores do BFC SAD aquando do pagamento de uma quantia superior a 1500 euros a dinheiro contra assinatura de uma declaração sem referência ao “método de pagamento”.


PORTIMONENSE REAGE

Constantin Panagopoulos investidor do Portimonense SAD reagiu à situação do Boavista “O estado português, federação portuguesa e liga portuguesa não podem ignorar os incumprimentos. Não podem prejudicar quem cumpre e assobiar para o lado com quem não paga. Nunca será um exemplo e um exemplo para o futuro”.

O emblema algarvio exige igualdade, justiça e transparência no futebol em Portugal “O futebol é uma das maiores indústrias do mundo, e Portugal está no topo 5 mas falta transparência e justiça em Portugal (…) Não queremos favorecimentos, queremos, apenas, igualdade , transparência e justiça para bem do futebol português da industria futebol e economia portuguesa.”

“Nós somos cumpridores, mas entramos todos os anos em desvantagem, perante clubes incumpridores não apenas na falta de pagamento aos jogadores , funcionários , segurança social , AT e credores e PER. Não alimentamos sonhos desmedidos aos nossos jogadores. O nosso modelo é sustentável, recrutar jovens para potencia-los e darem retorno desporto e também económico.”

Sobre o cumprimento dos Critérios Financeiros exigíveis à inscrição de clubes nas provas profissionais: “Somos das primeiras equipas a cumprir todos os pressupostos e entregar 10 dias antes do prazo de entrega . Não precisamos de joguinhos, até conseguir cumprir os mesmos pressupostos. Chega á data de apresentar os pressupostos e nós apresentamos antes.”

“Não adianta tapar o sol com peneiras , não adianta levar no colinho os incumpridores cada ano mais endividados e uma verdadeira bola de neve. Não adianta enganar os apaixonados pelo futebol com falsas promessas. Não adianta tentar fazer empréstimos fictícios com pessoas físicas, agentes, empresas dando garantias que não existem, ou adiantamentos possíveis ”impossíveis “ adiantamentos onde se tem contas bloqueadas, penhoras e manobras para pagamentos ilegalmente a enganar a Segurança Social , AT , credores , a Liga e até mesmo a própria contabilidade. O futebol precisa de justiça, seriedade e boa imagem.” remata Constantin Panagopoulos.

A Rádio Regional contactou o Boavista a fim de exercer o contraditório, ao qual se recusou a qualquer esclarecimento.


Vítor Fernandes

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
LINHA CANCRO

DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL

MAIS LIDAS