LIGUE-SE A NÓS

O QUE PROCURA ?

INTERNACIONAL

DEGELO NA GRONELÂNDIA E ANTÁRTIDA PROVOCOU AUMENTO DO NÍVEL DO MAR

Um relatório hoje divulgado pela Agência Espacial Europeia (ESA) revela que a perda de gelo polar na Gronelândia e na Antártida quintuplicou desde a década de 90 e é responsável por um quarto do aumento do nível do mar.

Um relatório hoje divulgado pela Agência Espacial Europeia (ESA) revela que a perda de gelo polar na Gronelândia e na Antártida quintuplicou desde a década de 90 e é responsável por um quarto do aumento do nível do mar.

Segundo o relatório, a ilha da Gronelândia (região autónoma dinamarquesa) e a Antártida perderam 7,56 biliões de toneladas de gelo entre 1992 e 2020, tendo o degelo atingido o pico em 2019 com a perda de 612 mil milhões de toneladas de gelo, em parte impulsionada por uma onda de calor no Ártico.

Desde 1992 o degelo polar causou um aumento de 2,1 centímetros no nível médio global do mar.

A continuar a perda de gelo polar a este ritmo, o nível médio global do mar poderá subir 14,8 a 27,2 centímetros até ao fim do século, de acordo com as previsões do Painel Intergovernamental das Nações Unidas para as Alterações Climáticas.

O relatório hoje divulgado pela ESA, o mais recente do IMBIE – Ice Sheet Mass Balance Intercomparison Exercise, que faz o balanço da massa da camada de gelo, congrega dados de satélites como o CryoSat, da ESA, e a constelação Sentinel-1, do programa de observação da Terra da União Europeia, o Copernicus.

O IMBIE é financiado pela ESA e pela congénere norte-americana NASA.

Um outro relatório, do Serviço de Monitorização das Alterações Climáticas do Copernicus, concluiu que a Gronelândia teve em 2022 condições climáticas extremas, incluindo calor e chuvas excecionais em setembro, uma época do ano em que a neve é mais comum, tendo registado nesse mês temperaturas 8°C acima da média, um recorde desde pelo menos 1979.

A região foi afetada por três ondas de calor diferentes que provocaram um degelo recorde.

Segundo o mesmo relatório, o gelo no oceano antártico atingiu em fevereiro de 2022 a sua “menor extensão mínima” em 44 anos de registos de satélite.

Quer comentar ?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

INTERNACIONAL

O oceano Ártico poderá ficar sem gelo no verão a partir de 2030, dez anos antes do previsto anteriormente, segundo uma investigação hoje publicada...

NACIONAL

Portugal é dos países da União Europeia (UE) que mais diminuiu as emissões de gases com efeito de estufa mas foi incapaz de lidar...

NACIONAL

A economia portuguesa é a que mais recursos naturais consome na orla mediterrânica, acima da média europeia e muito mais do que Espanha, indicam...

NACIONAL

A associação ambientalista Zero apelou hoje à ação dos cidadãos em cinco áreas chave e prioritárias, designadamente nas alterações climáticas e poluição do ar,...

RÁDIO REGIONAL


HELPO


DESPORTO DIRETO


RÁDIO REGIONAL: SD | HD





RÁDIO REGIONAL VILA REAL




RÁDIO REGIONAL CHAVES




RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA




RÁDIO REGIONAL MIRANDELA



MUSICBOX


WEBRADIO 100% PORTUGAL




WEBRADIO 100% POP-ROCK




WEBRADIO 100% OLDIES




WEBRADIO 100% LOVE SONGS




WEBRADIO 100% DANCE




WEBRADIO 100% BRASIL




WEBRADIO 100% INSPIRATION


PAGAMENTO PONTUAL