Ligue-se a nós

ECONOMIA & FINANÇAS

EMPRESÁRIOS E REGULADORES DEBATERAM O FUTURO DO BIOMETANO EM PORTUGAL

Ontem, dia 25 de março, a Goldenergy e a Axpo organizaram no CCB, em Lisboa, a conferência subordinada ao tema “Qualificar Portugal para uma Economia do Biometano”.

Online há

em

Na fotografia, Ignacio Soneira (AXPO)

Ontem, dia 25 de março, a Goldenergy e a Axpo organizaram no CCB, em Lisboa, a conferência subordinada ao tema “Qualificar Portugal para uma Economia do Biometano”.

O evento, que teve a sessão de encerramento presidida pelo Secretário de Estado da Energia, Jean Barroca, e cuja abertura ficou a cargo de Miguel Checa, Diretor-Geral da Goldenergy, e de Ignacio Soneira, Diretor-Geral da Axpo Ibéria, contou com a participação de especialistas dos setores da energia, indústria, gestão de resíduos, agropecuária e legislação. Estes profissionais trocaram opiniões sobre as medidas que Portugal ainda necessita de implementar para desenvolver uma economia assente em fontes energéticas alternativas, como o Biometano.

O encontro, promovido pela Axpo e pela Goldenergy, proporcionou um debate acerca dos desafios e das oportunidades do Biometano em território português, num painel que integrou Ricardo Aguiar, da Direção-Geral de Energia e Geologia; Jorge Lúcio, Presidente da Associação Portuguesa das Empresas de Gás (APEG); e Gabriel Sousa, CEO da Floene.

Num segundo painel, Cláudia Pereira da Costa, da CAP; Nuno Soares, Presidente da Tratolixo; e Paulo Almeida, em representação da indústria cerâmica (vice-presidente da APICER), discutiram as vantagens do Biometano, tanto para os consumidores finais – com especial destaque para a indústria – como para os fornecedores de matéria-prima para a produção de Biometano, nomeadamente os resíduos urbanos e o setor agropecuário.

A conferência incluiu, ainda, um terceiro painel de discussão cujo tema central foi a estratégia nacional para o Biometano: legislação, financiamento e garantias de origem. Participaram neste debate Pedro Verdelho, Presidente da ERSE; Alexandre Fernandes, Presidente da ENSE; Ana Cristina Carrola, vogal do Conselho Diretivo da APA; e Lisa Pinto Ferreira, advogada especialista no setor energético.


Vítor Fernandes

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *