Ligue-se a nós

DESPORTO

PORTO X BARCELONA: A ANÁLISE DE JOSÉ AUGUSTO SANTOS

FC Porto faz um bom jogo, consegue ser dominador em especial na 2ª parte, mas continua a revelar muitas dificuldades de eficácia na finalização e na definição do último passe. O Barcelona, por intermédio de Ferran Torres, aproveitou um erro clamoroso de Romário Baró, a juntar à hesitação de Fábio Cardoso, para marcar o golo que lhe garantiu a vitória.

Online há

em

FC Porto faz um bom jogo, consegue ser dominador em especial na 2ª parte, mas continua a revelar muitas dificuldades de eficácia na finalização e na definição do último passe. O Barcelona, por intermédio de Ferran Torres, aproveitou um erro clamoroso de Romário Baró, a juntar à hesitação de Fábio Cardoso, para marcar o golo que lhe garantiu a vitória.

Assistimos a uma primeira parte equilibrada com os jogadores portistas com uma boa pressão coletiva a condicionar o famoso tiki-taka que é a imagem do Barça desde os tempos de Cruijff e que não conseguiu impor, por mérito do Porto e porque, por exemplo, Oriol Romeu não é Sérgio Busquets, que era determinante para aquela forma de jogar, para não falar em Xavi, Iniesta ou Messi.

Em posse o Porto foi rápido nas transições, provocou alguns amarelos, bem mostrados, porque foi a solução que os jogadores espanhóis encontraram para parar algumas jogadas rápidas de perigo. Faltou uma melhor tomada de decisão no último passe para poder criar mais oportunidades para marcar. Defensivamente controlou bem algumas iniciativas de João Félix, na esquerda e Yamal na direita, que normalmente fizeram movimentos para espaço interior à procura do remate com o seu melhor pé e bloqueou bem a criatividade de Gabi e Gundongan, com os 3 médios, Alan Varela, Eustáquio e Romário em excelente plano. O Barça perde a sua referência ofensiva, Lewandowski que foi substituído por o herói do jogo Ferran Torres que aproveitou o erro de Romário Baró para marcar o único golo do jogo.

Na segunda parte o Porto intensificou a sua dinâmica ofensiva foi muito forte até zonas próximas da grande área, mas revelou as habituais dificuldades na finalização, relembro que é só o 8º melhor ataque na nossa Liga, Gil Vicente, Boavista Farense e Estoril para além dos 3 outros grandes tem mais golos marcados do que o FC Porto o que é preocupante para Sérgio Conceição. Não tem um grande marcador de golos como historicamente teve em Fernando Gomes, Domingos, Jardel, Falcão, Jackson Martinez e também revelou problemas no último passe, falta um médio que faça a diferença, que marque golos e forte na marcação das bolas paradas, outra lacuna evidente do plantel portista, eventualmente Ivan Jaime, depois de adaptado à dimensão do clube, pode ser a solução. Algum mérito para a forma como coletivamente o Barcelona se organizou defensivamente e algumas ações individuais, nomeadamente de Ronald Araújo e Koundé que fizeram cortes decisivos.

Sérgio Conceição demorou a alterar a equipa e compreende-se porque o Porto estava a jogar bem, a dominar e ainda demonstrava frescura física e quando se reúnem esse conjunto de fatores o treinador tem tendência a não correr o risco de alterar com receio de que quem entra não consiga acompanhar o ritmo do jogo. No tudo por tudo ainda colocou velocidade e criatividade nas alas, com Francisco Conceição e Ivan Jaime, agressividade e dinâmica no meio-campo com Nico Gonzalez e presença na área com Evanilson e Namaso mas não foi suficiente para no mínimo chegar ao empate que seria um resultado mais de acordo com o que as 2 equipas produziram.

No Porto os 3 jogadores do meio-campo conseguiram superiorizar-se e foram responsáveis pelo bom jogo do Porto até à entrada da grande área e pelo jogo menos conseguido de Oiriol Romeu e Gabi, foi pena o erro de Romário Baró. Galeno e Pêpê estiveram em muito bom nível, os melhores do Porto com Wendell e David Carmo, mais confiantes a fazerem também um bom jogo

No Barça, Koundé e Ronald Araújo foram os melhores, bom jogo de Cancelo que geriu bem o amarelo que viu no início do jogo, Gundogan foi o melhor médio, alguns bons apontamentos de João Félix e Ferran Torres fica na história do jogo por ter marcado o golo da importante vitória do Barça.

Anthony Taylor cometeu um erro no puxão da camisola de Taremi por Koundé. É um erro importante com responsabilidade do VAR. Retificou a má decisão de assinalar penalti na bola no braço de Cancelo com recurso ao visionamento das imagens, Eustáquio domina a bola com o braço e anulou bem, por fora de jogo, aquele que provavelmente seria o golo da jornada europeia naquela fantástica “bicicleta” de Taremi após assistência primorosa de Pêpê.

Fica a sensação de que o Porto pode igualar o nível de jogo do Barcelona e que são as 2 melhores equipas do grupo. Terá o FC Porto de materializar com vitórias essa superioridade, que passará por melhorar a tomada de decisão no último passe, a eficácia na finalização e claro não cometer erros como o do jogo de hoje.


José Augusto Santos, Comentador Desportivo e Treinador de Futebol Nível IV UEFA Pro.

Publicidade

HELPO, EU CONSIGNO EU CONSIGO, IRS 2024
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

DESPORTO

ANDRÉ VILLAS-BOAS: “O FC PORTO ESTÁ LIVRE DE NOVO”

André Villas-Boas afirmou hoje que “o FC Porto está livre de novo”, assumindo a vitória nas eleições de sábado para os órgãos sociais do clube portista, cujos resultados oficiais ainda não foram anunciados pela Mesa da Assembleia-Geral.

Online há

em

André Villas-Boas afirmou hoje que “o FC Porto está livre de novo”, assumindo a vitória nas eleições de sábado para os órgãos sociais do clube portista, cujos resultados oficiais ainda não foram anunciados pela Mesa da Assembleia-Geral.

“Graças a vocês, hoje o FC Porto está livre de novo. Este é o FC Porto dos sócios e para os sócios, que vai ser competitivo, que lidera pelo exemplo, um FC Porto vencedor”, disse, no discurso na sede de candidatura, prometendo “fazer história”.

Villas-Boas, que subiu ao palanque ao som do hino do FC Porto e dos “filhos do Dragão”, cantados em êxtase pela sala, falou de “uma noite histórica e um orgulho enorme”.

“O nosso clube está vivo e demonstrou toda a vossa força hoje. Fazendo fé nas notícias das últimas horas, esta poderá ser uma estrondosa vitória. Dedico esta vitória a todos os portistas, esta é a vitória dos associados do FC Porto”, referiu, apesar de os resultados da votação ainda não serem oficialmente conhecidos.

Ex-treinador do FC Porto, André Villas-Boas está prestes a tornar-se o 34.º presidente da história do clube, quebrando um ‘reinado’ de mais de quatro décadas de Pinto da Costa, na sequência do ato eleitoral mais participado de sempre, com mais de 26.000 votantes.

A inédita eleição de André Villas-Boas, de 46 anos, implica o fim do ‘reinado’ presidencial de Pinto da Costa, de 86 anos, que já comandava o FC Porto há 42 anos, desde 17 de abril de 1982, tornando-se, desde então, o dirigente com mais títulos e longevidade do futebol mundial.

De resto, o antigo treinador da equipa de futebol dos ‘dragões’ deixou uma palavra de reconhecimento a Pinto da Costa, garantindo que o emblema portista “sempre será a sua casa”.

“Neste momento histórico para o FC Porto e para o futebol português, quero deixar uma palavra às restantes candidaturas, em especial à de Jorge Nuno Pinto da Costa. O meu agradecimento por tudo que ele deu, pela vida que deu, e a garantia de que esta é e sempre será a sua casa”, salientou, numa referência sublinhada por fortes aplausos dos seus apoiantes.

Para Villas-Boas, será necessário manter a coragem “para recuperar de novo lugar que é do FC Porto por destino”, precisando: “Somos o bastião da região norte, somos o FC Porto, o melhor clube de Portugal”.

Ao encabeçar um projeto que rotulou de “salvamento”, Villas-Boas deu conta de “um trabalho árduo” pela frente “numa casa que tem de ser arrumada e estruturada”.

O jovem dirigente terminou um discurso assumidamente de vitória repetindo a ideia tantas vezes reforçada ao longo da campanha.

“O FC Porto é nosso e há-de-ser, é dos seus sócios, de todos nós. Só há um FC Porto. Viva o FC Porto!”, concluiu.

As eleições dos órgãos sociais do FC Porto para o quadriénio 2024-2028 foram disputadas por três candidaturas, lideradas por Pinto da Costa (lista A), André Villas-Boas (B) e Nuno Lobo (C), empresário e professor, incluindo ainda uma lista independente ao Conselho Superior comandada por Miguel Brás da Cunha (D).

LER MAIS

DESPORTO

FC PORTO: HÁ FESTA DE VITÓRIA NA SEDE DE VILLAS-BOAS

“Villas-Boas olé” foi a reação de uma sala cheia e em euforia perante a provável vitória do candidato da Lista B, conforme os números avançados pelas televisões à contagem dos votos nas mais concorridas eleições do FC Porto.

Online há

em

“Villas-Boas olé” foi a reação de uma sala cheia e em euforia perante a provável vitória do candidato da Lista B, conforme os números avançados pelas televisões à contagem dos votos nas mais concorridas eleições do FC Porto.

Passavam poucos minutos das 22:30 quando os presentes começaram a entoar os primeiros cânticos de vitória: “Villas-Boas olé”, “Porto” e “o Porto é nosso” foram as palavras mais ouvidas numa sala repleta e em êxtase.

Ninguém tira os olhos dos ecrãs de televisão que fazem o acompanhamento da contagem dos 26.741 votantes, batendo por larga margem o anterior recorde, de 10.731, nas eleições de 1988, mas já ninguém acredita noutro desfecho.

Na sala, muitos deixam escapar um suado “já está”, mas também se ouviram desabafos de quem não esqueceu o trabalho de Pinto da Costa no clube.

As eleições para os órgãos sociais do FC Porto para o quadriénio 2024-2028 são disputadas por três candidaturas, lideradas pelo atual presidente Pinto da Costa (lista A), André Villas-Boas (B), antigo treinador da equipa de futebol, e Nuno Lobo (C), empresário e professor, incluindo ainda uma lista independente ao Conselho Superior comandada por Miguel Brás da Cunha (D).

Pinto da Costa soma 42 anos seguidos de presidência, detendo o estatuto de dirigente com mais títulos e longevidade do futebol mundial.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
LINHA CANCRO

DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% INSPIRATION


WEBRADIO 100% DANCE

KEYWORDS

ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL

MAIS LIDAS