Ligue-se a nós

DESPORTO

PORTO X PORTIMONENSE: ANÁLISE DE JOSÉ AUGUSTO SANTOS

FC Porto faz uma exibição melhor do que o resultado apesar da conquista dos tês pontos. O mote foi dado nos primeiros 10 minutos com o Porto a entrar dinâmico, com qualidade no passe e na movimentação e com Evanilson em destaque ao conseguir marcar na sua terceira oportunidade depois de atirar por cima e ao lado.

Online há

em

FC Porto faz uma exibição melhor do que o resultado apesar da conquista dos tês pontos. O mote foi dado nos primeiros 10 minutos com o Porto a entrar dinâmico, com qualidade no passe e na movimentação e com Evanilson em destaque ao conseguir marcar na sua terceira oportunidade depois de atirar por cima e ao lado.

As dificuldades de eficácia do FC Porto manifestadas em todos os jogos desta época voltaram a ser bem evidenciadas neste jogo e só beneficiando de um ressalto em Filipe Relvas que enganou o guarda-redes Vinícius o FC Porto conseguiu marcar.

Uma excelente entrada no jogo com uma boa movimentação dos jogadores mais adiantados e com a largura a ser dada por Wendell e João Mário foi criando oportunidades até conseguir marcar, mas não deu sequência depois de estar em vantagem. Baixou o ritmo e a intensidade na reação à perda da bola, controlou e geriu o 1-0 até ao intervalo, com um Portimonense bem organizado na sua estrutura de 5 defesas, mas sem argumentos nas transições ou ataques rápidos não conseguindo criar qualquer oportunidade na primeira parte.

A segunda parte foi uma repetição da primeira com o Porto a tentar marcar o segundo golo, mas a revelar os mesmos problemas no último passe e na finalização deixando sempre em aberto a possibilidade de o Portimonense poder empatar.

Paulo Sérgio foi trocando jogadores com o objetivo de a melhorar a qualidade ofensiva da equipa, mas em ataques rápidos ou contra-ataques só por uma vez a equipa algarvia poderia ter marcado num lance em que Hélio Varela revelou algum egoísmo, tinha Carrillo completamente solto e optou pelo remate proporcionando a Diogo Costa uma excelente defesa.

Nem depois da justa expulsão de David Carmo por duplo amarelo o Portimonense teve argumentos para ultrapassar um quarteto defensivo completamente remendado com Jorge Sánchez como defesa direito, Zé Pedro e Wendell como centrais e João Mário como lateral esquerdo e um meio-campo fragilizado com o recuo de Ivan Jaime, “obrigado” a jogar ao lado de Eustáquio no corredor central do meio-campo, revelando pouca criatividade e qualidade na circulação da bola e na procura de espaços. Nunca conseguiu testar o quarteto defensivo portista e nas bolas paradas também não soube explorar a diferença de estatura com vantagem para os seus jogadores. Arriscou até a sofrer o segundo golo, não fosse o ligeiro adiantamento, de Toni Martinez quando finalizou bem um excelente contra-ataque, confirmando que é, juntamente com Musa, o jogador mais eficaz, a partir do banco, a atuar no nosso campeonato, apesar do golo ter sido anulado.

O Portimonense não esteve bem em termos ofensivos e mesmo na sua organização defensiva revelou dificuldades que um FC Porto perdulário não conseguiu aproveitar. Os 3 centrais, Carlinhos e em especial o guarda-redes Vinícius foram os melhores na equipa algarvia, que no ataque teve o seu maior problema.

O FC Porto deu sinais de melhoria na qualidade do seu jogo ofensivo. Excelente a forte dinâmica na entrada da primeira e da segunda parte, com a criação de oportunidades e equilibrado na sua transição defensiva, só consentiu uma oportunidade para o Portimonense, Terá, Sérgio Conceição de resolver as dificuldades da equipa no último passe e eficácia na finalização que são evidentes desde o primeiro jogo da época.

Bom jogo de Zé Pedro, sempre bem posicionado na sua articulação coletiva com os colegas, ganhou praticamente todos os duelos e em posse de bola teve muita qualidade na saída a jogar. Wendell também esteve bem, a subir de jogo para jogo e Pêpê, apesar de ter de melhorar o remate e as assistências. A longa passagem pela posição de defesa direito retirou-lhe confiança na finalização e definição no último passe, que terá de recuperar para tirar partido da forma desconcertante e rápida como se desembaraça dos seus marcadores diretos. O melhor foi Evanilson que com a sua boa movimentação e qualidade técnica e decisivo ao marcar o golo que deu a vitória ao FC Porto.

Nuno Almeida esteve bem apesar dos protestos e contestação dos elementos dos 2 bancos.


José Augusto Santos, Comentador Desportivo e Treinador de Futebol Nível IV UEFA Pro.

Publicidade

HELPO, EU CONSIGNO EU CONSIGO, IRS 2024
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

DESPORTO

PRIMEIRA LIGA: PORTIMONENSE PROMETE “COMPLICAR” FESTA LEONINA – ANTEVISÃO

O treinador do Portimonense disse hoje que a sua equipa quer “complicar a vida” no sábado ao “sobejamente superior” Sporting e deve alhear-se do facto de os ‘leões’ estarem perto de conquistar o título nacional de futebol.

Online há

em

O treinador do Portimonense disse hoje que a sua equipa quer “complicar a vida” no sábado ao “sobejamente superior” Sporting e deve alhear-se do facto de os ‘leões’ estarem perto de conquistar o título nacional de futebol.

“Sabemos que a tarefa será difícil, mas o nosso intuito, a nossa mentalidade é sempre a mesma. É tentar armar as coisas de forma a conseguir complicar a vida a um adversário que, reconhecemos obviamente, é sobejamente superior. Temos de arranjar uma estratégia, uma atitude, uma forma de competir que permita disputar o jogo com um adversário desta valia”, afirmou Paulo Sérgio, na conferência de imprensa de antevisão à partida da 32.ª jornada da I Liga.

O Sporting está a cinco pontos do seu 20.º título nacional e pode sagrar-se campeão português de futebol no fim de semana, se vencer na receção ao Portimonense, no sábado, e o Benfica não ganhar em casa do Famalicão, no domingo.

“Isso é a realidade do Sporting, um clube grande num momento como este. A nossa realidade é outra, temos de olhar para nós e temos de dar sequência àquilo que temos feito de competente nas últimas jornadas. E melhorar, se possível”, frisou.

Destacando o “campeonato fantástico” que o Sporting tem feito, “com uma qualidade monstra”, Paulo Sérgio reforçou que o momento dos ‘leões’ “não interfere nada na forma” como os algarvios devem preparar a partida.

“É um teste à nossa capacidade e nós, sempre a pensar positivo, trabalhámos de forma a poder ir a Alvalade e ser competitivos. Temos de nos alhear de tudo o que está à volta, porque isso não pode interferir naquilo que nós temos de fazer dentro do campo”, sublinhou o treinador do Portimonense.

Questionado sobre a importância de não sofrer golos nos primeiros 20 minutos, Paulo Sérgio declarou que “sofrer cedo é mau contra qualquer adversário” e que “foi tudo preparado ao pormenor” para estimular a concentração, competência e coragem dos seus jogadores.

O treinador dos algarvios recordou que a sua equipa “é muito jovem” e, olhando mais “para o copo meio cheio do que para o copo meio vazio”, registou com agrado “a grande evolução que eles têm tido”.

“O ano passado disputavam os sub-23, disputavam séries C no Brasil e eu, que trabalho com eles todos os dias, tenho de lhes tirar o chapéu por tudo o que eles têm crescido e evoluído até este momento”, apontou, acrescentando que, “com uma equipa mais experiente, mais madura”, era “menos complicado” atingir o objetivo da manutenção.

Com a sua equipa no 16.º lugar, em posição de play-off de manutenção, e com cinco jogadores em risco de exclusão para a partida da 33.ª jornada com o Rio Ave, Paulo Sérgio não divulgou se vai ou não fazer poupanças na partida de Alvalade.

“Não vou dar trunfos ao adversário e dar-lhe o ‘onze’. Amanhã (sábado) decidiremos se faremos alguma gestão nesse sentido. (…) Também temos outros jovens de fora que merecem a oportunidade de jogar e, portanto, tomarei a decisão sobre isso. Ou melhor, a minha decisão está tomada, vocês sabê-la-ão amanhã”, referiu.

Sporting, líder do campeonato, com 81 pontos, e Portimonense, 16.º classificado, com 28, defrontam-se no sábado, às 18:00, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, com arbitragem de Iancu Vasilica, da associação de Vila Real.

LER MAIS

DESPORTO

BENFICA VENCE SPORTING E CONQUISTA TAÇA DA LIGA FEMININA PELA QUARTA VEZ

O Benfica conquistou hoje a Taça da Liga feminina de futebol pela quarta vez, depois de vencer na final o Sporting por 1-0, num jogo decidido com um golo de Chandra Davidson.

Online há

em

O Benfica conquistou hoje a Taça da Liga feminina de futebol pela quarta vez, depois de vencer na final o Sporting por 1-0, num jogo decidido com um golo de Chandra Davidson.

No Estádio do Restelo, a avançada canadiana marcou o único golo da partida aos 83 minutos, um minuto depois de ter entrado em campo, garantindo a conquista do troféu para as ‘encarnadas’.

O Benfica venceu quatro das cinco edições da Taça da Liga feminina, juntando o título hoje conseguido aos obtidos em 2019/20, 2020/21 e 2022/23, enquanto em 2021/22 foi o Sporting de Braga que triunfou, numa final frente às ‘encarnadas’.

Já as ‘leoas’ disputaram a final da Taça da Liga pela segunda vez, mas continuam sem nenhuma vitória na competição.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
LINHA CANCRO

DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL

MAIS LIDAS