Ligue-se a nós

DESPORTO

SPORTING CP X FC PORTO: ANÁLISE DE JOSÉ AUGUSTO SANTOS

Um Sporting mais rápido e agressivo a ganhar de forma clara e fácil, influenciado pelo melhor jogador a atuar no campeonato português Viktor Gyokeres que marcou e deu a marcar a Pedro Gonçalves, e pela justa expulsão de Pepe no início da segunda parte, num jogo onde globalmente o F C Porto demonstrou fragilidade pouco habitual nos clássicos.

Online há

em

Um Sporting mais rápido e agressivo a ganhar de forma clara e fácil, influenciado pelo melhor jogador a atuar no campeonato português Viktor Gyokeres que marcou e deu a marcar a Pedro Gonçalves, e pela justa expulsão de Pepe no início da segunda parte, num jogo onde globalmente o F C Porto demonstrou fragilidade pouco habitual nos clássicos.

Ruben Amorim privado de Coates, por lesão, deu uma oportunidade a Eduardo Quaresma que se viria a revelar decisiva na forma como, muito rápido e sempre bem posicionado controlou todas as arrancadas de Galeno e em posse de bola esteve muito personalizado. Poderia ter coroado a sua magnifica exibição com a arrancada que viria a dar o segundo golo do Sporting, anulado e bem pelo VAR, por falta sobre João Mário.

Sérgio Conceição também surpreendeu ao deixar Fábio Cardoso no banco de suplentes e David Carmo na bancada para dar a titularidade a Zé Pedro, alteração que não surtiu efeito porque o central portista esteve muito receoso em posse de bola e teve dificuldades nos duelos individuais com os avançados leoninos.

Na fase denominada de estudo, em que o equilíbrio era evidente com as organizões defensivas a s o talento e capacidade física de Gyokeres, num movimento característico a ganhar em profundidade e com alguma facilidade a libertar-se de Pepe e depois com um remate para o canto mais inesperado, surpreendeu Diogo Costa e abriu o marcador.

O FC Porto acusou o golo e os minutos seguintes foram de domínio dos leões que em transição criaram algumas dificuldades à instável organização defensiva portista. Na parte final da primeira parte o Porto conseguiu ter mais bola e melhorar, e até poderia ter empatado no golpe de cabeça de Galeno que Adán contrariou com uma excelente defesa com o seu pé esquerdo.

A segunda parte fica marcada pela justa expulsão de Pepe, com o Sporting a controlar o jogo e com os jogadores do FC Porto a tentar reagir, mas a desvantagem numérica fez toda a diferença. O Sporting marca o segundo golo em mais uma arrancada de Gyokeres que assistiu Pedro Gonçalves de forma perfeita e resolveu o jogo, ainda teve algumas oportunidades para dilatar e o Porto também poderia ter reduzido.

As equipas chegaram a marcar por Evanilson e Paulinho, ambos bem invalidados. Rúben Amorim e Sérgio Conceição promoveram várias substituições na segunda parte, todas sem impacto no desenrolar do jogo que foi sempre controlado pela formação da casa.

Vitória justa da melhor equipa, naquela que foi a vitória mais fácil do Sporting sobre o Porto na era Amorim/Conceição.

O melhor do jogo foi Viktor Gyokeres, fundamental na diferença de qualidade de jogo e de dinâmica ofensiva entre as duas equipas, Eduardo Quaresma também faz um fantástico jogo a demonstrar qualidades ainda não vistas desde que é sénior. Muito rápido e decidido nas abordagens e duelos defensivos, sempre bem posicionado e com excelente critério na posse de bola fez um jogo para mais tarde recordar e pode funcionar como ponto de partida para uma carreira que se chegou a projetar de enorme sucesso. Hjulmand defensivamente esteve irrepreensível e Geny Catamo afirma-se cada vez mais como um dos melhores do Sporting.

No Porto não houve nenhuma figura de destaque, os menos maus terão sido Eustáquio e Evanilson. Pepê e Galeno tentaram sem sucesso carregar a equipa para o ataque e Taremi está longe do rendimento das épocas anteriores. Pepe a grande figura do conjunto portista esteve desastrado, pouco agressivo no golo do Sporting e imprudente no lance que lhe valeu a expulsão e que praticamente retirou a sua equipa da possibilidade de discutir o resultado.

Nuno Almeida não teve tarefa fácil, mas com a ajuda do VAR acabou por tomar decisões acertadas.


José Augusto Santos, Comentador Desportivo e Treinador de Futebol Nível IV UEFA Pro.

Publicidade

HELPO, EU CONSIGNO EU CONSIGO, IRS 2024
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

DESPORTO

PRIMEIRA LIGA: PORTIMONENSE PROMETE “COMPLICAR” FESTA LEONINA – ANTEVISÃO

O treinador do Portimonense disse hoje que a sua equipa quer “complicar a vida” no sábado ao “sobejamente superior” Sporting e deve alhear-se do facto de os ‘leões’ estarem perto de conquistar o título nacional de futebol.

Online há

em

O treinador do Portimonense disse hoje que a sua equipa quer “complicar a vida” no sábado ao “sobejamente superior” Sporting e deve alhear-se do facto de os ‘leões’ estarem perto de conquistar o título nacional de futebol.

“Sabemos que a tarefa será difícil, mas o nosso intuito, a nossa mentalidade é sempre a mesma. É tentar armar as coisas de forma a conseguir complicar a vida a um adversário que, reconhecemos obviamente, é sobejamente superior. Temos de arranjar uma estratégia, uma atitude, uma forma de competir que permita disputar o jogo com um adversário desta valia”, afirmou Paulo Sérgio, na conferência de imprensa de antevisão à partida da 32.ª jornada da I Liga.

O Sporting está a cinco pontos do seu 20.º título nacional e pode sagrar-se campeão português de futebol no fim de semana, se vencer na receção ao Portimonense, no sábado, e o Benfica não ganhar em casa do Famalicão, no domingo.

“Isso é a realidade do Sporting, um clube grande num momento como este. A nossa realidade é outra, temos de olhar para nós e temos de dar sequência àquilo que temos feito de competente nas últimas jornadas. E melhorar, se possível”, frisou.

Destacando o “campeonato fantástico” que o Sporting tem feito, “com uma qualidade monstra”, Paulo Sérgio reforçou que o momento dos ‘leões’ “não interfere nada na forma” como os algarvios devem preparar a partida.

“É um teste à nossa capacidade e nós, sempre a pensar positivo, trabalhámos de forma a poder ir a Alvalade e ser competitivos. Temos de nos alhear de tudo o que está à volta, porque isso não pode interferir naquilo que nós temos de fazer dentro do campo”, sublinhou o treinador do Portimonense.

Questionado sobre a importância de não sofrer golos nos primeiros 20 minutos, Paulo Sérgio declarou que “sofrer cedo é mau contra qualquer adversário” e que “foi tudo preparado ao pormenor” para estimular a concentração, competência e coragem dos seus jogadores.

O treinador dos algarvios recordou que a sua equipa “é muito jovem” e, olhando mais “para o copo meio cheio do que para o copo meio vazio”, registou com agrado “a grande evolução que eles têm tido”.

“O ano passado disputavam os sub-23, disputavam séries C no Brasil e eu, que trabalho com eles todos os dias, tenho de lhes tirar o chapéu por tudo o que eles têm crescido e evoluído até este momento”, apontou, acrescentando que, “com uma equipa mais experiente, mais madura”, era “menos complicado” atingir o objetivo da manutenção.

Com a sua equipa no 16.º lugar, em posição de play-off de manutenção, e com cinco jogadores em risco de exclusão para a partida da 33.ª jornada com o Rio Ave, Paulo Sérgio não divulgou se vai ou não fazer poupanças na partida de Alvalade.

“Não vou dar trunfos ao adversário e dar-lhe o ‘onze’. Amanhã (sábado) decidiremos se faremos alguma gestão nesse sentido. (…) Também temos outros jovens de fora que merecem a oportunidade de jogar e, portanto, tomarei a decisão sobre isso. Ou melhor, a minha decisão está tomada, vocês sabê-la-ão amanhã”, referiu.

Sporting, líder do campeonato, com 81 pontos, e Portimonense, 16.º classificado, com 28, defrontam-se no sábado, às 18:00, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, com arbitragem de Iancu Vasilica, da associação de Vila Real.

LER MAIS

DESPORTO

BENFICA VENCE SPORTING E CONQUISTA TAÇA DA LIGA FEMININA PELA QUARTA VEZ

O Benfica conquistou hoje a Taça da Liga feminina de futebol pela quarta vez, depois de vencer na final o Sporting por 1-0, num jogo decidido com um golo de Chandra Davidson.

Online há

em

O Benfica conquistou hoje a Taça da Liga feminina de futebol pela quarta vez, depois de vencer na final o Sporting por 1-0, num jogo decidido com um golo de Chandra Davidson.

No Estádio do Restelo, a avançada canadiana marcou o único golo da partida aos 83 minutos, um minuto depois de ter entrado em campo, garantindo a conquista do troféu para as ‘encarnadas’.

O Benfica venceu quatro das cinco edições da Taça da Liga feminina, juntando o título hoje conseguido aos obtidos em 2019/20, 2020/21 e 2022/23, enquanto em 2021/22 foi o Sporting de Braga que triunfou, numa final frente às ‘encarnadas’.

Já as ‘leoas’ disputaram a final da Taça da Liga pela segunda vez, mas continuam sem nenhuma vitória na competição.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
LINHA CANCRO

DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL

MAIS LIDAS