Ligue-se a nós

DESPORTO

TAÇA DE PORTUGAL: ESTATÍSTICA FAVORECE OS LEÕES NO CLÁSSICO FRENTE AO BENFICA

O Sporting tem um domínio avassalador sobre o Benfica nos jogos caseiros para a Taça de Portugal em futebol, com 13 triunfos, contra apenas três derrotas, a última há mais de 60 anos.

Online há

em

O Sporting tem um domínio avassalador sobre o Benfica nos jogos caseiros para a Taça de Portugal em futebol, com 13 triunfos, contra apenas três derrotas, a última há mais de 60 anos.

Em 16 receções aos ‘encarnados’, para a segunda prova mais importante do calendário luso, os ‘leões’ só falharam o triunfo em 1942/43 (2-3), 1944/45 (1-2) e 1962/63 (0-1), e, nestas ocasiões, só na primeira foram eliminados.

Em 1942/43, os ‘encarnados’ venceram no Lumiar por 3-2, com tentos de Canário, Teixeira e Cruz, este último de penálti, garantindo um lugar na final do Jamor, onde golearam o ‘secundário’ Vitória de Setúbal por 5-1.

Os outros triunfos, também em meias-finais, não deram apuramento, pois, em 1944/45, o Sporting ganhou por 3-2 no Campo Grande, na segunda mão, e depois venceu o desempate no Lumiar, e, em 1962/63, os ‘leões’ responderam com um 2-0.

A formação ‘leonina’ está, ainda assim, invicta em casa face às ‘águias’ para a Taça de Portugal há mais de seis décadas, tendo triunfado nos últimos sete jogos, entre 1975/76 e 2018/19.

Depois do 0-1 selado por José Águas em 1962/63, o Sporting só sabe ganhar em Alvalade e o primeiro triunfo aconteceu em 1975/76, na quinta ronda, que os ‘leões’ ultrapassaram no prolongamento, graças a um tento de Libânio (115 minutos).

Na época seguinte, as duas equipas voltaram a encontrar-se em reduto ‘leonino’ e o ‘herói’ dos locais foi Manoel, que conseguiu um ‘hat-trick’ (10, 52 e 57 minutos), escrevendo a solo o 3-0 que colocou o Sporting nos ‘quartos’.

Pela terceira vez consecutiva, em 1977/78, o sorteio ditou dérbi em Alvalade e os ‘leões’ venceram, rumo às meias-finais, com dois tentos de Manuel Fernandes e um de Keita, antes do golo de honra de Humberto Coelho (3-1).

Seis anos volvidos, o Sporting voltou a receber os ‘encarnados’, agora nos ‘oitavos’, e triunfou por 2-1, com golos de Jordão e Manuel Fernandes, ambos na segunda parte, após o golo madrugador de Carlos Manuel.

Depois, foi preciso esperar mais de duas décadas para novo encontro em Alvalade, que aconteceu nas meias-finais de 2007/08, num jogo com oito golos, que os ‘leões’ ganharam por 5-3, depois de estarem a perder por 2-0.

O atual presidente Rui Costa, aos 19 minutos, e Nuno Gomes, aos 31, materializaram o 0-2, Yannick Djaló (67), Liedson (76) e Derlei (79) viraram para 3-2, Cristian Rodríguez ainda empatou (82), mas Djaló (85) e Vukcevic (90+3) fizeram o 5-3 e colocaram o Sporting na final.

Em 2015/16, o embate foi logo à quarta eliminatória, e os ‘leões’ voltaram a começar a perder – Mitroglou marcou logo aos seis minutos -, mas prevaleceram após prolongamento, graças a um tento de Slimani, aos 112 minutos.

O derradeiro embate aconteceu na segunda mão das meias-finais de 2018/19 e o Sporting deu a volta ao desaire por 2-1 na Luz com um triunfo por 1-0, graças a um tento de Bruno Fernandes (75 minutos), que já marcara na Luz.

O Sporting vai, assim, em busca do oitavo triunfo consecutivo, e do 14.º em 17 jogos, pois, nos primórdios, também venceu em 1941/42 (4-0), 1944/45 (1-0), 1947/48 (3-0), 1953/54 (3-2), 1958/59 (2-1) e 1959/60 (3-0).

O encontro entre ‘leões’ e ‘águias’, da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, realiza-se na quinta-feira, a partir das 20:45, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Publicidade

HELPO, EU CONSIGNO EU CONSIGO, IRS 2024
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

DESPORTO

ANDRÉ VILLAS-BOAS: “O FC PORTO ESTÁ LIVRE DE NOVO”

André Villas-Boas afirmou hoje que “o FC Porto está livre de novo”, assumindo a vitória nas eleições de sábado para os órgãos sociais do clube portista, cujos resultados oficiais ainda não foram anunciados pela Mesa da Assembleia-Geral.

Online há

em

André Villas-Boas afirmou hoje que “o FC Porto está livre de novo”, assumindo a vitória nas eleições de sábado para os órgãos sociais do clube portista, cujos resultados oficiais ainda não foram anunciados pela Mesa da Assembleia-Geral.

“Graças a vocês, hoje o FC Porto está livre de novo. Este é o FC Porto dos sócios e para os sócios, que vai ser competitivo, que lidera pelo exemplo, um FC Porto vencedor”, disse, no discurso na sede de candidatura, prometendo “fazer história”.

Villas-Boas, que subiu ao palanque ao som do hino do FC Porto e dos “filhos do Dragão”, cantados em êxtase pela sala, falou de “uma noite histórica e um orgulho enorme”.

“O nosso clube está vivo e demonstrou toda a vossa força hoje. Fazendo fé nas notícias das últimas horas, esta poderá ser uma estrondosa vitória. Dedico esta vitória a todos os portistas, esta é a vitória dos associados do FC Porto”, referiu, apesar de os resultados da votação ainda não serem oficialmente conhecidos.

Ex-treinador do FC Porto, André Villas-Boas está prestes a tornar-se o 34.º presidente da história do clube, quebrando um ‘reinado’ de mais de quatro décadas de Pinto da Costa, na sequência do ato eleitoral mais participado de sempre, com mais de 26.000 votantes.

A inédita eleição de André Villas-Boas, de 46 anos, implica o fim do ‘reinado’ presidencial de Pinto da Costa, de 86 anos, que já comandava o FC Porto há 42 anos, desde 17 de abril de 1982, tornando-se, desde então, o dirigente com mais títulos e longevidade do futebol mundial.

De resto, o antigo treinador da equipa de futebol dos ‘dragões’ deixou uma palavra de reconhecimento a Pinto da Costa, garantindo que o emblema portista “sempre será a sua casa”.

“Neste momento histórico para o FC Porto e para o futebol português, quero deixar uma palavra às restantes candidaturas, em especial à de Jorge Nuno Pinto da Costa. O meu agradecimento por tudo que ele deu, pela vida que deu, e a garantia de que esta é e sempre será a sua casa”, salientou, numa referência sublinhada por fortes aplausos dos seus apoiantes.

Para Villas-Boas, será necessário manter a coragem “para recuperar de novo lugar que é do FC Porto por destino”, precisando: “Somos o bastião da região norte, somos o FC Porto, o melhor clube de Portugal”.

Ao encabeçar um projeto que rotulou de “salvamento”, Villas-Boas deu conta de “um trabalho árduo” pela frente “numa casa que tem de ser arrumada e estruturada”.

O jovem dirigente terminou um discurso assumidamente de vitória repetindo a ideia tantas vezes reforçada ao longo da campanha.

“O FC Porto é nosso e há-de-ser, é dos seus sócios, de todos nós. Só há um FC Porto. Viva o FC Porto!”, concluiu.

As eleições dos órgãos sociais do FC Porto para o quadriénio 2024-2028 foram disputadas por três candidaturas, lideradas por Pinto da Costa (lista A), André Villas-Boas (B) e Nuno Lobo (C), empresário e professor, incluindo ainda uma lista independente ao Conselho Superior comandada por Miguel Brás da Cunha (D).

LER MAIS

DESPORTO

FC PORTO: HÁ FESTA DE VITÓRIA NA SEDE DE VILLAS-BOAS

“Villas-Boas olé” foi a reação de uma sala cheia e em euforia perante a provável vitória do candidato da Lista B, conforme os números avançados pelas televisões à contagem dos votos nas mais concorridas eleições do FC Porto.

Online há

em

“Villas-Boas olé” foi a reação de uma sala cheia e em euforia perante a provável vitória do candidato da Lista B, conforme os números avançados pelas televisões à contagem dos votos nas mais concorridas eleições do FC Porto.

Passavam poucos minutos das 22:30 quando os presentes começaram a entoar os primeiros cânticos de vitória: “Villas-Boas olé”, “Porto” e “o Porto é nosso” foram as palavras mais ouvidas numa sala repleta e em êxtase.

Ninguém tira os olhos dos ecrãs de televisão que fazem o acompanhamento da contagem dos 26.741 votantes, batendo por larga margem o anterior recorde, de 10.731, nas eleições de 1988, mas já ninguém acredita noutro desfecho.

Na sala, muitos deixam escapar um suado “já está”, mas também se ouviram desabafos de quem não esqueceu o trabalho de Pinto da Costa no clube.

As eleições para os órgãos sociais do FC Porto para o quadriénio 2024-2028 são disputadas por três candidaturas, lideradas pelo atual presidente Pinto da Costa (lista A), André Villas-Boas (B), antigo treinador da equipa de futebol, e Nuno Lobo (C), empresário e professor, incluindo ainda uma lista independente ao Conselho Superior comandada por Miguel Brás da Cunha (D).

Pinto da Costa soma 42 anos seguidos de presidência, detendo o estatuto de dirigente com mais títulos e longevidade do futebol mundial.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
LINHA CANCRO

DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% INSPIRATION


WEBRADIO 100% DANCE

KEYWORDS

ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL

MAIS LIDAS