JORNALONLINE
NACIONAL

ABANDONO ESCOLAR PRECOCE CAI PARA 5,2% NO TERCEIRO TRIMESTRE 2021

A taxa de abandono escolar precoce fixou-se nos 5,2% no 3.º trimestre de 2021, segundo um balanço divulgado hoje pelo Ministério da Educação, que sublinha que o número está abaixo do mínimo histórico alcançado no ano passado.

Em 2020, Portugal tinha superado a meta europeia de 10% para esse ano, ao registar uma taxa de abandono escolar precoce de 8,9%, na altura um mínimo histórico.

Esse ‘recorde’ já tinha sido quebrado no 1.º trimestre deste ano, quando se registou uma taxa de 6,5% e voltou agora a cair, desta vez para os 5,2%, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística, divulgados pelo Ministério.

“Portugal situa-se, assim, claramente como o país europeu com a melhor evolução deste indicador, nas últimas duas décadas”, sublinha o Ministério da Educação em comunicado, sublinhando a diferença entre o número registado em 2015 e 2020.

Nesse período, a taxa de abandono escolar precoce apresentou um decréscimo de 35% em Portugal, enquanto a média europeia foi de 8%.

“Os dados destes primeiros nove meses apontam também para um valor anual de 2021 na ordem dos 6%, sendo que apenas seis países da UE registaram taxas de abandono abaixo desse valor, em 2020”, acrescenta a tutela.

No mesmo comunicado, o Ministério da Educação saúda as comunidades educativas pelo resultado e reitera a necessidade de manter a tendência decrescente, aprofundando para isso as iniciativas que contribuíram para o combate ao abandono.

“Estes são resultados que traduzem a eficácia de programas e medidas que convergem num esforço continuado para garantir sucesso educativo e melhores aprendizagens”, sublinha, referindo como exemplo o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, o Apoio Tutorial Específico, o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares.

A abordagem integrada à Educação Inclusiva, a aposta na diversificação de ofertas com destaque para o Ensino Profissional e a Autonomia e Flexibilidade Curricular são outras das medidas destacadas.

“O esforço conjunto das escolas e do Ministério da Educação para que nenhum aluno ficasse para trás, em particular no contexto pandémico, têm expressão significativa neste compromisso com a educação de qualidade para todos”, conclui a tutela.

Subscreva Gratuitamente o JornalOnline no Google News.

VEJA AINDA:

VILA REAL: ASSEMBLEIA APROVA LOUVOR AO CURSO DE MEDICINA DA UTAD

Jornal Online

MINISTRO DA EDUCAÇÃO ANUNCIA SEIS MIL BAIXAS DE DOCENTES NO PARLAMENTO

Jornal Online

ESTRUTURA DE MISSÃO APRESENTA PLANO DECENAL PARA A LÍNGUA MIRANDESA

Jornal Online

LÍNGUA MIRANDESA: CELEBRAÇÃO COM MANUAL ESCOLAR E CONSTITUIÇÃO TRADUZIDA

Jornal Online

ÁLVARO SANTOS: O NORTE “LIDERA SUCESSO ESCOLAR NO ARRANQUE DO ANO LETIVO”

Jornal Online

VILA REAL: NOVO CURSO DE MEDICINA DA UTAD EM PARCERIA COM A ULSTMAD

Jornal Online

Deixe um comentário