JORNALONLINE
NACIONAL

MONTENEGRO PEDE RESPONSABILIDADE À OPOSIÇÃO NA APROVAÇÃO DO ORÇAMENTO

O primeiro-ministro Luís Montenegro apelou à responsabilidade dos partidos da oposição na discussão do Orçamento do Estado, sublinhando a necessidade de garantir a estabilidade política no país. Na abertura do Conselho Nacional do PSD, garantiu que a proposta será rigorosa e enxuta, aberta a contributos que não a venham a descaracterizar.


O primeiro-ministro, Luís Montenegro, apelou esta terça-feira à noite à responsabilidade dos partidos da oposição parlamentar na apreciação da próxima proposta de Orçamento do Estado, vincando que Portugal precisa de estabilidade institucional e de condições políticas para cumprir a atual legislatura. Na intervenção de abertura da reunião do Conselho Nacional do Partido Social Democrata, o governante afirmou que o executivo levará ao parlamento um documento desenhado à imagem dos compromissos da coligação governamental, caracterizando-o como um orçamento rigoroso e enxuto.

O chefe do Governo declarou que o debate na Assembleia da República deve constituir uma oportunidade para acolher contributos construtivos e propostas de aperfeiçoamento. No entanto, deixou o aviso inequívoco de que a discussão na especialidade não pode servir para desvirtuar ou alterar a matriz estrutural das opções orçamentais da governação. Montenegro sublinhou que os tempos atuais exigem sentido de responsabilidade e ponderação, repudiando cedências a aventuras financeiras que prejudiquem a execução prevista.

No domínio económico e social, o primeiro-ministro não afastou a hipótese de desenhar apoios públicos complementares caso o encarecimento do custo de vida continue a pressionar os agregados familiares. Contudo, ressalvou que qualquer intervenção estatal futura terá de ter um desenho financeiro estritamente sustentável para não onerar o país.


Redação

Subscreva Gratuitamente o JornalOnline no Google News.

VEJA AINDA:

GOVERNO NÃO EXCLUI MEDIDAS ADICIONAIS FACE AO CUSTO DE VIDA

Jornal Online

PARCEIROS SOCIAIS CRITICAM AMBIÇÃO DO ORÇAMENTO DO ESTADO DE 2027

Jornal Online

GOVERNO ENFRENTA OPOSIÇÃO AO NOVO REGIME DE ARRENDAMENTO

Jornal Online

GOVERNO GARANTE AVANÇO DA POLÍTICA DE HABITAÇÃO SEM CEDER A PRESSÕES

Jornal Online

GOVERNO APOIA TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE MERCADORIAS

Jornal Online

VILA REAL: ASSEMBLEIA APROVA LOUVOR AO CURSO DE MEDICINA DA UTAD

Jornal Online

Deixe um comentário