Ligue-se a nós

ECONOMIA & FINANÇAS

CONSUMO DE COMBUSTÍVEIS INVERTE TRAJETÓRIA E RECUA 4% DE AGOSTO PARA SETEMBRO – ERSE

O consumo de combustíveis em Portugal aumentou 8,9% em setembro, face ao mesmo mês de 2020, mas recuou 4,1% face a agosto, invertendo a trajetória ascendente iniciada em fevereiro, divulgou hoje ERSE.

Online há

em

O consumo de combustíveis em Portugal aumentou 8,9% em setembro, face ao mesmo mês de 2020, mas recuou 4,1% face a agosto, invertendo a trajetória ascendente iniciada em fevereiro, divulgou hoje ERSE.

“O consumo de combustíveis derivados do petróleo, considerando a gasolina, o gasóleo, o ‘jet’ [combustível para aviões] e o GPL [gás de petróleo liquefeito], diminuiu face a agosto, invertendo a trajetória iniciada em fevereiro”, indica a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) no boletim do Mercado dos Combustíveis e GPL referente a setembro de 2021.

No mês em análise, os consumos globais diminuíram 27,19 quilotoneladas (kton) face a agosto, o que representa uma redução de 4,1%.

De acordo com a ERSE, a diminuição do consumo de combustíveis derivados de petróleo em setembro ocorreu na gasolina, no ‘jet’ e no gasóleo, que registaram reduções de 11,91 kton, de 5,01 kton e 10,67 kton, respetivamente, face a agosto de 2021, o equivalente a variações de 11,6%, 5,0% e 2,5%.

“Em contraciclo, o consumo de GPL aumentou 0,41 kton em setembro, representando uma variação de 1,3% em relação ao mês anterior”, nota o regulador.

Comparando o consumo em setembro de 2021 com o mês homólogo de 2020, verifica-se que foi 8,9% superior (51,2 kton), com aumentos no consumo de ‘jet’ (67,1%), de gasolina (5,8%), de GPL (2,2%) e de gasóleo (1,8%).

“Ainda assim, o consumo verificado em setembro foi 6,2% (41,9 kton) inferior ao período homólogo de 2019 [pré-pandemia], essencialmente devido ao menor consumo de ‘jet’ (65,14 kton)”, acrescenta.

A ERSE aponta ainda que, em setembro, o Preço de Venda ao Público (PVP) médio do gasóleo “acompanhou a cotação do mercado internacional, registando uma subida de 1,1% face ao mês anterior”, para 1,514 euros por litro.

Por outro lado, o PVP médio da gasolina manteve-se inalterado face ao mês anterior, nos 1,717 euros por litro.

Na gasolina, “a componente do PVP de maior expressão corresponde a impostos, que representou em setembro aproximadamente 57,6% do total da fatura, seguido da cotação e frete (27,6%)”.

Já os custos de operação e margem de comercialização, a incorporação de biocombustíveis, a logística e a constituição de reservas estratégicas “representam, em conjunto, cerca de 14,8% do PVP médio da gasolina simples 95”.

Também no gasóleo, refere a ERSE, “a maior fatia do PVP paga pelo consumidor corresponde à componente de impostos (52,6%), seguida do valor da cotação internacional e frete (30,2%)”.

Quanto aos custos de operação e margem de comercialização, incorporação de biocombustíveis, logística e constituição de reservas estratégicas, “representam, em conjunto, cerca de 17,2% do PVP médio do gasóleo simples”.

Segundo o regulador, os hipermercados mantêm as ofertas mais competitivas nos combustíveis rodoviários, seguidos pelos operadores do segmento ‘low cost’.

Braga, Castelo Branco e Santarém registaram os preços de gasóleo e gasolina mais baixos, enquanto Bragança, Faro e Lisboa apresentaram os preços mais altos.

Publicidade

HELPO, EU CONSIGNO EU CONSIGO, IRS 2024
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ECONOMIA & FINANÇAS

TESLA: LUCROS RECUARAM 55% ATÉ MARÇO PARA 1.058 MILHÕES

A Tesla registou 1.130 milhões de dólares (cerca de 1.058 milhões de euros) de lucro no primeiro trimestre, um recuo de 55% face ao mesmo período de 2023, foi anunciado.

Online há

em

A Tesla registou 1.130 milhões de dólares (cerca de 1.058 milhões de euros) de lucro no primeiro trimestre, um recuo de 55% face ao mesmo período de 2023, foi anunciado.

Por sua vez, as receitas da fabricante automobilística ficaram em 21.300 milhões de dólares (19.946 milhões de euros), uma queda homóloga de 9%.

As vendas mundiais também apresentaram, no período em análise, uma quebra de 9%, justificada com o aumento da concorrência e a diminuição da procura por veículos elétricos.

Já as receitas exclusivamente provenientes da venda de automóveis cederam 13%, passando de 19.963 dólares para 17.378 dólares (16.273 euros), uma evolução justificada pela empresa com a baixa nos preços dos seus veículos nos Estados Unidos.

Num comunicado enviado aos investidores, a Tesla disse ainda que sofreu “numerosos problemas” devido ao conflito no Mar Vermelho e a um incêndio em uma das suas fábricas, em Berlim.

A fabricante defendeu ainda que a venda mundial de veículos elétricos está “sob pressão”, uma vez que está a ser dada prioridade aos veículos híbridos.

Apesar de não avançar datas, a empresa anunciou que vai acelerar o lançamento de novos modelos, que, inicialmente, estavam previstos para o segundo semestre de 2025.

A Tesla acredita ainda que o crescimento das vendas de veículos poderá ser “notavelmente menor” no corrente ano.

Os analistas consultados pena Associated Press (AP) acreditam que esta perda esperada levanta questões sobre a procura de Teslas e outros veículos elétricos.

Na semana passada, a Tesla anunciou uma diminuição de 10% entre os seus 140.000 funcionários.

LER MAIS

ECONOMIA & FINANÇAS

BENEFICIÁRIOS DE PRESTAÇÕES DE DESEMPREGO SOBEM 9% EM MARÇO

O número de beneficiários de prestações de desemprego em março aumentou 9,1% em termos homólogos, mas caiu 1,1% face a fevereiro, totalizando 195.359, segundo as estatísticas mensais publicadas pela Segurança Social.

Online há

em

O número de beneficiários de prestações de desemprego em março aumentou 9,1% em termos homólogos, mas caiu 1,1% face a fevereiro, totalizando 195.359, segundo as estatísticas mensais publicadas pela Segurança Social.

Em relação ao mês anterior, registou-se em março uma redução de 2.237 beneficiários, mas, face ao mesmo mês do ano anterior, verificou-se uma subida em 16.252 beneficiários, de acordo com a síntese do Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

As prestações de desemprego são maioritariamente requeridas por mulheres, correspondendo a 110.657 beneficiárias (56,6% do total).

Tendo em conta apenas o subsídio de desemprego, o número de beneficiários totalizou 153.208, uma redução de 1% em cadeia, mas um aumento de 12,4% em comparação com o mês homólogo.

O valor médio mensal do subsídio de desemprego em março foi de 641 euros, correspondendo a uma subida homóloga de 4,2%.

No caso do subsídio social de desemprego inicial, esta prestação foi processada a 11.294 beneficiários, menos 6,1% do que em fevereiro e mais 13,5% face a março de 2023.

Já o subsídio social de desemprego subsequente abrangeu 22.197 beneficiários, uma diminuição de 0,8% em termos mensais e de 10,7% na comparação homóloga.

De acordo com os dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), publicados na sexta-feira, o número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
LINHA CANCRO

DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% INSPIRATION


WEBRADIO 100% DANCE

KEYWORDS

ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL

MAIS LIDAS